Asteróide do tamanho de um campo de futebol passa muito perto da Terra este domingo

P.Carril / ESA

Conhecido como ‘2017 BS5’, o asteróide foi descoberto em janeiro passado pelo Observatório Haleakala, no Hawaii, e viaja a uma velocidade de 5,8 quilómetros por segundo.

Este domingo, um asteróide, com um tamanho de 40 a 90 metros de diâmetro, passa muito perto da Terra, segundo revela o programa de vigilância de Near Earth Objects, objectos próximos da Terra, do Jet Propulsion Laboratory, da agência espacial norte-americana NASA.

Conhecido como 2017 BS5, o asteróide foi descoberto em janeiro pelo Observatório Haleakala, no Hawaii, viaja a uma velocidade de 5,8 quilómetros por segundo e vai passar à distância de 1,9 milhões de quilómetros da Terra – o equivalente a 3,2 distâncias lunares.

O 2017 BS5 não representa risco de colisão e é um dos cinco asteróides que se aproximam da Terra, e que segundo o principal astrónomo da NASA, Ron Baalke, vão passar muito próximo da Terra nos próximos meses – a menos de cinco luas de distância.

Entre estes, destaca-se o ‘2012 TC4’, que é bastante mais pequeno, com um diâmetro de 12 a 17 metros e uma massa de cerca de 11 mil toneladas, mas mais preocupante. A 12 de outubro, irá passar junto à Terra, a uma distância calculada de 57.659 quilómetros – apenas 15% da distância à Lua.

No início de julho, a NASA revelou um plano para desviar asteróides para a defesa planetária chamada ‘Teste Duplo Asteroid redirecionamento’, DART. Este projecto é único na sua classe e vai buscar e usar “técnica de impacto cinético” para, pela primeira vez, alterar a trajectória de um asteróide.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Federação Portuguesa de Futebol condena jogadores por viciação de resultados

O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol condenou dois futebolistas e dois treinadores por manipulação de resultados no âmbito do caso "Jogo Duplo". O Público chama-lhe "uma decisão histórica". No âmbito do caso "Jogo …

Diferendo entre Galp/REN e ERSE pode custar 179 milhões de euros aos consumidores

As empresas de gás da Galp e da REN Portgás voltaram a impugnar as tarifas reguladas publicadas pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) e avançaram com o décimo processo judicial. Caso vençam, os clientes …

Salário mínimo de 700 euros "é perfeitamente razoável", diz líder da CIP

O presidente da Confederação Empresarial de Portugal (CIP), António Saraiva, considerou que é "perfeitamente razoável" que o salário mínimo nacional (SMN) alcance os 700 euros durante a próxima legislatura. “Parece-me tão razoável como pode parecer outro …

Descoberto caminho de peregrinos mandado construir por Pôncio Pilatos em Jerusalém

Um caminho em pedra que terá sido usado há cerca de 2000 anos por peregrinos e mandado construir por Pôncio Pilatos foi descoberto perto do Monte do Templo, em Jerusalém, com uma centena de moedas …

Canadá. Trudeau luta por segundo mandato depois de meses de casos polémicos

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, corre o risco de perder a maioria nas legislativas de segunda-feira, tornando-se o primeiro chefe de governo canadiano apoiado por uma maioria parlamentar a falhar a reeleição desde 1935. Para …

Exumação de Francisco Franco já tem data marcada

Os restos mortais do ditador espanhol serão trasladados, esta quinta-feira, da Basílica do Vale dos Caídos, em Madrid, para o cemitério Pardo, nos subúrbios da capital espanhola. Em comunicado, o Governo espanhol adianta que, esta quinta-feira, …

"Sabe a muito pouco." Costa não tem "um Governo de combate"

No habitual espaço de comentário na SIC, Luís Marques Mendes disse que o novo Governo de António Costa não é novo, mas antes um "remodelação do anterior". "O primeiro erro político de António Costa" é, para …

A terceira eliminatória da Taça de Portugal deixou a sua "elite" ainda mais reduzida

Sete equipas da I Liga de futebol tombaram na terceira eliminatória da Taça de Portugal. A próxima ronda vai ter mais equipas do Campeonato de Portugal do que da "elite". A terceira eliminatória da Taça de …

Brexit volta a jogar-se no Parlamento. Presidente dos Comuns poderá travar nova votação

O Governo britânico, liderado pelo primeiro-ministro Boris Johnson, vai tentar aprovar o acordo alcançado para o Brexit no Parlamento esta segunda-feira, mas o Presidente da Câmara dos Comuns pode bloquear a nova votação. O sábado passado …

Ministério Público sabia quem era o informador do caso de Tancos (mas não disse a Ivo Rosa)

O Ministério Público pediu ao juiz de instrução Ivo Rosa que autorizasse escutas telefónicas a dois suspeitos de um assalto que ainda não tinha acontecido, mas omitiu um facto. O MP, de acordo com o semanário …