/

Asteróide do tamanho de um campo de futebol passa muito perto da Terra este domingo

P.Carril / ESA

Conhecido como ‘2017 BS5’, o asteróide foi descoberto em janeiro passado pelo Observatório Haleakala, no Hawaii, e viaja a uma velocidade de 5,8 quilómetros por segundo.

Este domingo, um asteróide, com um tamanho de 40 a 90 metros de diâmetro, passa muito perto da Terra, segundo revela o programa de vigilância de Near Earth Objects, objectos próximos da Terra, do Jet Propulsion Laboratory, da agência espacial norte-americana NASA.

Conhecido como 2017 BS5, o asteróide foi descoberto em janeiro pelo Observatório Haleakala, no Hawaii, viaja a uma velocidade de 5,8 quilómetros por segundo e vai passar à distância de 1,9 milhões de quilómetros da Terra – o equivalente a 3,2 distâncias lunares.

O 2017 BS5 não representa risco de colisão e é um dos cinco asteróides que se aproximam da Terra, e que segundo o principal astrónomo da NASA, Ron Baalke, vão passar muito próximo da Terra nos próximos meses – a menos de cinco luas de distância.

Entre estes, destaca-se o ‘2012 TC4’, que é bastante mais pequeno, com um diâmetro de 12 a 17 metros e uma massa de cerca de 11 mil toneladas, mas mais preocupante. A 12 de outubro, irá passar junto à Terra, a uma distância calculada de 57.659 quilómetros – apenas 15% da distância à Lua.

No início de julho, a NASA revelou um plano para desviar asteróides para a defesa planetária chamada ‘Teste Duplo Asteroid redirecionamento’, DART. Este projecto é único na sua classe e vai buscar e usar “técnica de impacto cinético” para, pela primeira vez, alterar a trajectória de um asteróide.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.