Engenharia e Arquitetura lideram cursos com mais desempregados

Eneas / Flickr

-

Segundo as estatísticas do Ministério da Educação e Ciência (MEC), existem 81 cursos que garantem total empregabilidade aos diplomados, com Medicina no topo.

Os dados da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência mostram que o curso de Engenharia Civil do Instituto Superior Técnico (IST) é o que tem maior número de licenciados inscritos nos centros de emprego, seguido de Economia na FEP e Arquitetura na Lusíada de Lisboa.

A dificuldade em conseguir emprego na área está ligada à “crise na construção civil, a dificuldade que muitos engenheiros têm em se deslocar para o estrangeiro e a crise em Angola, que afetou as empresas” do setor, explica o bastonário da Ordem dos Engenheiros em declarações ao Diário de Notícias.

Medicina continua a liderar os cursos com mais empregabilidade, com seis universidades a garantir que 100% dos diplomados conseguiram trabalho no final dos estudos.

No extremo oposto, o curso, que contabiliza 4.076 diplomados entre 1983-84 e 2013-14, é o que tem maior número de licenciados inscritos nos centros de emprego: Em junho de 2014, 282 diplomados em Engenharia Civil do IST estavam à procura de trabalho.

Na lista dos 50 cursos com mais desempregados surgem, ainda, outras três licenciaturas em Engenharia Civil e quatro em Arquitetura.

ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Sem excluir a culpa da grave conjuntura do Sector da Construção Civil e Obras Públicas, é à Ordem dos Engenheiros (O.E.) que cabe uma não pequena parte da responsabilidade na actual situação dos referidos profissionais.
    Foi um proliferar cursos de engenharia civil, uns licenciaturas outros bacharelatos, muitos de qualidade académica bastante duvidosa em politécnicos e universidades sem tradição na área. Alguns começaram a funcionar numa época em que o pico da procura por profissionais da área já ia longe. A O.E. nunca procurou cercear esta desajustada oferta de cursos já na época e que se agravou ao longo dos anos. Quanto ao acesso à prática profissional, o grau de dificuldade dos exames, tanto quanto me foi dado saber por colegas no ensino, permitiu que alunos medianos do Instituto Politécnico de Beja, passagem no referido exame sem qualquer dificuldade.
    Agora, numa época em que, em Angola e no Brazil a procura cessou, na Europa, só na Grã-Bretanha existe procura para engenheiros de obra de: edifícios, auto-estradas, caminhos de ferro, e por projectistas de estruturas, caminhos de ferro e de auto-estradas (com muita experiência), resta a poucos afortunados essa remota possibilidade ou arrastarem-se por vários anos pelo desemprego.
    O IEFP, lamentávelmente, também não oferece qualquer hipótese de formação consistente, credível e válida que permita alternativas de emprego mesmo precárias ou de requalificação credível para estes e outros profissionais. É o país que temos com poucos empresários e muitos patrões e poucos políticos preocupados com o Povo.

RESPONDER

Tesouro viking que poderia reescrever a História foi roubado

Dois homens encontraram um tesouro viking avaliado em três milhões de libras (cerca de 3,5 milhões de euros) que podia fornecer novas informações sobre a criação de Inglaterra como um único reino. George Powell e Layton …

Menos uma estrela Michelin. Restaurante São Gabriel vai fechar

O restaurante São Gabriel, em Almancil, com uma estrela Michelin, vai encerrar, depois de ter sido vendido, anunciou através das redes sociais o seu chefe executivo, Leonel Pereira. Numa publicação na sua página do Facebook, o …

Há um mapa que revela os "labirintos" de Titã, a maior lua de Saturno

O primeiro mapa que mostra a geologia global da maior lua de Saturno, Titã, foi concluído e revela completamente um mundo dinâmico de dunas, lagos, planícies, cratera e outros terrenos. Titã é o único corpo planetário …

Cabify deixa de operar em Portugal a partir de 30 de novembro

A Cabify, que estava no mercado português desde 2016, vai deixar de operar em Portugal a partir do próximo dia 30 de novembro. "Queremos partilhar consigo que o próximo dia 30 de novembro será o nosso …

Presidente da federação russa de atletismo suspenso por obstruir investigação

O presidente da federação de atletismo da Rússia e outros seis elementos da federação foram, esta quinta-feira, suspensos, devido a irregularidades relacionadas com uma investigação antidoping. O presidente da federação de atletismo da Rússia, Dmitri Shliajtin, foi …

Avó e tios do bebé deixado no lixo estão a tentar a guarda da criança

O embaixador de Cabo Verde em Portugal explicou, esta sexta-feira, que a mãe e os irmãos da cabo-verdiana suspeita de abandonar o filho num ecoponto estão a tentar obter a guarda da criança por acreditarem …

Esta tecnologia de edição de genoma pode mudar o mundo (mas o seu criador tem receio disso)

A inovação de Kevin Esvelt tem potencial para ser usada tanto para o bem como para o mal. Os perigos que pode advir dela, deixam o biólogo reticente em relação a esta tecnologia, que também …

Governo quer "conciliação" entre tribunais criminais e de família em casos de violência doméstica

O Governo quer que os juízes de instrução possam determinar simultaneamente as medidas de coação a um agressor em contexto de violência doméstica e as medidas provisórias relativas às crianças, seja de promoção e proteção …

Sp. Braga critica autarquia por transmitir jogo do Flamengo em ecrã gigante

O Sporting de Braga acusou a Câmara Municipal de Braga de desrespeitar o clube e os seus adeptos por colaborar na organização da transmissão da final da Taça dos Libertadores de futebol, entre Flamengo e …

Hermínio Loureiro pede suspensão de mandatos na FPF e COP

Hermínio Loureiro pediu a suspensão dos mandatos de vice-presidente da FPF e do COP, esta sexta-feira, na sequência da acusação do Ministério Público na operação Ajuste Secreto. Numa carta enviada à FPF, a que a agência …