/

Portugal em destaque na Reuters. “Enfermeiros querem salários, não aplausos”

1

Hugo Delgado / Lusa

“Exaustos na luta contra a covid-19, enfermeiros portugueses querem salário, não aplausos.” Este é o título da peça da Reuters, publicada esta quarta-feira.

Correspondentes da agência Reuters traçaram o cenário vivido atualmente pelos enfermeiros portugueses, que têm em mãos a difícil tarefa de enfrentar, na linha da frente, a pandemia de covid-19.

“Os políticos, as celebridades e as pessoas em Portugal passaram grande parte do seu tempo a elogiar os trabalhadores essenciais, tendo surgido, por vezes, às janelas das suas casas para aplaudir o trabalho dos profissionais de saúde”,conta à agência Inês Lopes, uma das enfermeiras do Hospital São José, em Lisboa.

De acordo com o relato da enfermeira, “isso tem fomentado frustrações entre os profissionais de saúde que lutam para sobreviver devido aos baixos salários e à falta de oportunidades de subir na carreira”.

“Eles [os políticos] dizem que nós somos os melhores do mundo mas não temos aumentos salariais”, denunciou Inês Lopes à Reuters. “Bater palmas e agradecer-nos não vai resolver nada”, acrescentou, lembrando que vários colegas têm de ter dois trabalhos para conseguirem ter rendimento suficiente para alimentar as suas famílias.

Atualmente, existem cerca de 45.500 enfermeiros no Sistema Nacional de Saúde (SNS) que auferem, mensalmente, cerca de 980 euros de salário, de acordo com os cálculos da Ordem dos Enfermeiros.

“Apenas 315 euros acima do salário mínimo”, sublinha a agência na reportagem.

Liliana Malainho, ZAP //

1 Comment

  1. É verdade, em portugal a vergonha é sempre a mesma, uma palmadinha nas costas para agradecer o trabalho e assim os gordos continuam a engordar!
    Qual é a dificuldade em viver com o dinheiro dos outros, nenhuma!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.