Enfermeiros entregam provas ao DIAP que confirmam que Governo “violou” lei da greve

Rodrigo Antunes / Lusa

Vários documentos que, alegadamente, provam a intervenção do Ministério da Saúde para travar as greves cirúrgicas dos enfermeiros vão ser entregues ao Ministério Público (MP).

Lúcia Leite, presidente da Associação Sindical Portuguesa dos Enfermeiros (ASPE), avançou ao Expresso esta informação, que será concretizada já esta quarta-feira. Entre as provas estão instruções dadas pelo Governo de António Costa por videoconferência ou marcações excessivas de cirurgias para os dias da greve.

A dirigente sindical será ouvida no Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa no âmbito de uma queixa apresentada pelo sindicato contra a atuação do Governo, nomeadamente na segunda greve cirúrgica, que teve lugar de 14 de janeiro a 28 de fevereiro.

A ação foi entregue à Procuradoria-Geral da República (PGR), pela “conduta do Ministério da Saúde” com o objetivo de “violar crassamente” a Lei da Greve e as decisões do Tribunal Arbitral sobre os serviços mínimos, e remetida depois, no início de março, para o Ministério Público (MP).

Além da audição, enquanto testemunha, a presidente da ASPE vai ainda entregar novos elementos de prova, entre eles cópias de atas de reuniões nas quais presidentes de alguns dos hospitais visados pela greve reconheceram que não seria possível chegar a um consenso para definir serviços mínimos, como havia decidido o Tribunal Arbitral e acontecera na greve anterior.

De acordo com a responsável, o motivo para não se conseguirem definir serviços mínimos reside no facto de ter havido instruções do Ministério da Saúde, transmitidas por teleconferência, para não haver acordo com os sindicatos. “O presidente do Centro Hospitalar e Universitário de São João, à data, foi um dos responsáveis que o disse frontalmente, confessando discordar da decisão”, revelou.

Além disso, Lúcia Leite entregará ainda ao MP elementos sobre outra vertente, neste caso, a marcação de cirurgias durante a greve. “É preciso que o MP investigue como é que foram feitas as marcações. Sabemos que os hospitais marcaram mais doentes do que aqueles que podiam operar dentro dos tempos máximos de resposta, para poderem afirmar que os enfermeiros não estavam a cumprir os serviços mínimos”, disse ao matutino.

A ASPE considera que a conduta do Ministério da Saúde configura um crime de denegação de justiça e fraude à lei. Em causa está “uma interpretação distorcida, abusiva, falsa e enganosa” da sentença do Tribunal Arbitral sobre o número de enfermeiros que deviam estar ao serviço durante a greve.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"A melhor seleção do mundo é a Bélgica"

Elogios do selecionador da Dinamarca ao adversário, mas ainda mais elogios aos seus jogadores, apesar de nova derrota dinamarquesa. Dois jogos em casa, duas derrotas. Apesar de realizar os seus encontros em Copenhaga, a Dinamarca está …

Se extraterrestres visitassem a Terra "não estariam vivos", diz astrónomo do SETI

Especialistas do Search for Extraterrestrial Intelligence (SETI), entidade que tem por objetivo a busca de vida no espaço, estão a afastar-se cada vez mais da ideia de encontrar inteligência extraterrestre igual à humana. Num artigo de …

Cientistas ajudam enxames de drones a evitar obstáculos (copiando o instinto dos pássaros)

Uma equipa de engenheiros da EPFL, na Suíça, desenvolveu um modelo de controlo preditivo que permite que enxames de drones voem em ambientes confusos com rapidez e segurança. Usar enxames de drones tem imensas vantagens, mas …

Países Baixos 2-0 Áustria | Laranja embala e carimba oitavos

Os Países Baixos venceram hoje a Áustria por 2-0, em jogo da segunda jornada do Grupo C do Euro2020 de futebol, e são a terceira seleção a garantir o apuramento para os oitavos de final …

Espanhol condenado a 15 anos por matar a mãe e alimentar-se dos seus restos mortais

Um espanhol de 28 anos foi condenado a 15 anos de prisão por matar a mãe e alimentar-se dos seus restos mortais, que partilhou com o cão. Em maio deste ano, um júri do tribunal da …

Mistério do "Tremor de Céu" em San Diego desvendado. Foram os Marines

Há fortes indícios de que o misterioso estrondo ouvido a semana passada na região de San Diego foi causado por uma aeronave supersónica em missão de treino ao largo da costa californiana. Os US Marines …

Federação arquivou caso Diakhaby

Valência não gostou da decisão e vai tentar prolongar o processo à volta do alegado insulto racista no jogo com o Cádiz. O Comité de Competição da Real Federação Espanhola de Futebol arquivou a denúncia de …

Um orangotango ameaçado de extinção vagueou por uma aldeia remota da Indonésia

Um orangotango de Bornéu vagueou por uma aldeia remota da Indonésia e foi ajudado pelos residentes locais durante vários dias. Apesar de ligeiramente alarmados, os habitantes foram acolhedoras naquele que foi um encontro improvável entre …

França inicia vacinação contra a covid-19 em jovens com 12 anos

Perceval Gete, um adolescente francês de 12 anos, foi uma das pessoas mais jovens na Europa a receber a vacina contra a covid-19, na terça-feira. O adolescente deslocou-se a um centro de vacinação perto de Paris, …

Cidade na Florida vendeu (por engano) o seu depósito de água

O empresário Bobby Read comprou um prédio municipal numa pequena cidade da Florida, Brooksville. Mas não estava à espera de receber um "bónus": a torre do depósito de água. Em abril, Bobby Read, um personal trainer …