“Uns recebem, outros não.” Sindicato dos Enfermeiros fala de prémios de desempenho discriminatórios

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses acusa o Ministério da Saúde de estar a promover uma atribuição de prémios de desempenho discriminatória.

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) denunciou, esta quarta-feira, na Guarda, que a atribuição de prémios de desempenho aos profissionais pela resposta à pandemia de covid-19 é discriminatória e exige outras medidas ao Governo.

O SEP realizou durante a manhã, uma concentração de enfermeiros, junto da urgência do Hospital Sousa Martins, na Guarda, para denunciar publicamente a situação que se verifica em todo o país.

Segundo Honorato Robalo, dirigente sindical do SEP, a ação de luta, com o mote “Fortalecer o Serviço nacional de Saúde (SNS), dignificar os enfermeiros”, foi realizada “tendo em conta a proposta discriminatória e provocatória do Governo, no que concerne ao prémio covid”, que foi criado para atribuição aos enfermeiros que estiveram, e continuam, na linha da frente do combate à pandemia.

O sindicalista referiu que no caso da Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda, “os enfermeiros foram discriminados e nem todos receberam” o prémio.

O SEP, que sempre se manifestou contra a atribuição do prémio, considera a situação injusta e apela ao Governo para que, em relação à avaliação dos profissionais, proceda à “atribuição de relevante a todos os enfermeiros, independentemente do serviço, tendo em conta a compensação do risco e a perigosidade no exercício da função” e promova a progressão na carreira.

Honorato Robalo, em declarações aos jornalistas, defendeu ainda, no caso da ULS da Guarda, que a tutela efetive os cerca de 80 enfermeiros que têm vínculo precário, alegando que “são necessários e fundamentais para o bom funcionamento do serviço”.

O dirigente nacional do SEP, Alfredo Gomes, referiu que a situação registada na Guarda acontece em todas as unidades do SNS. Segundo o responsável, o prémio covid “é discriminatório porque é nitidamente uma medida populista para a opinião pública perceber que os profissionais de saúde estão a ser compensados, quando, na realidade, isso não acontece”.

Pelos critérios definidos pelo Governo, referiu que profissionais que trabalham no mesmo serviço “uns recebem e outros não” e “as pessoas sentem-se injustiçadas”.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

44 jogos seguidos sem ganhar. Mas o presidente não está preocupado

O Atlético Mogi não vence qualquer jogo oficial há mais de quatro anos. Perdeu em 42 desses 44 duelos. 17 de Junho de 2017 foi o último dia em que o Atlético Mogi venceu um jogo …

Autárquicas: António Costa promete que os municípios terão mais mil milhões de euros

O secretário-geral do PS, António Costa, indicou hoje, em Celorico de Basto, no distrito de Braga, que os municípios “vão passar a ter, a partir de abril, mais mil milhões de euros que acompanham a …

Mais de trinta anos após ter sido lançada ao mar no Japão, mensagem em garrafa é encontrada no Hawaii

Durante uma viagem ao Hawaii, uma jovem de apenas 9 anos encontrou uma garrafa que foi lançada ao mar há mais de trinta anos. Esta continha uma mensagem que, posteriormente, acabou por revelar uma experiência …

Mais 939 infeções, sete mortes e nova redução nos internamentos

Portugal registou nas últimas 24 horas mais 939 casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, sete mortes atribuídas à covid-19 e nova redução nos internamentos em enfermaria e cuidados intensivos. De acordo com o boletim epidemiológico da …

Milionário norte-americano Robert Durst condenado por matar melhor amiga

O milionário norte-americano Robert Durst, tornado famoso por um documentário do canal HBO, foi condenado na sexta-feira num tribunal de Los Angeles, nos Estados Unidos, por matar a melhor amiga, um crime que remonta a …

Em Inglaterra, há crianças de 16 anos que vão passar a viver em alojamentos não regulamentados

A 9 de setembro, foi aprovada uma nova lei em Inglaterra, segundo a qual as crianças com 16 e 17 anos podem ser colocadas em alojamentos não regulamentados. O sistema de acolhimento de crianças inglês está …

Suspeitos numa mota sem matrícula dispararam na direcção de candidata do CDS

A candidata do CDS à Junta de Freguesia de Palmela, em Setúbal, foi surpreendida, na noite de sexta-feira, por disparos de caçadeira, protagonizados por "duas pessoas sem capacete", numa mota sem luzes, nem matrícula. O incidente …

Jerónimo diz que conquista de Guimarães só é possível "milho a milho"

O secretário-geral do PCP defendeu, esta sexta-feira, que a presença da CDU na autarquia de Guimarães só pode ser reconquistada “milho a milho”, na noite em que a dirigente do PEV Heloísa Apolónia integrou a …

Parlamento aprovou Constitucional em Coimbra (mas PS ainda pode chumbar a saída de Lisboa)

O Parlamento aprovou, na generalidade, a proposta do PSD para transferir o Tribunal Constitucional (TC) e o Supremo Tribunal Administrativo (STA) de Lisboa para Coimbra. Mas a mudança só poderá ser concretizada depois da votação …

Concluídas obras de segurança e consolidação da catedral de Notre-Dame em Paris

A fase de segurança e consolidação da catedral de Notre-Dame, em Paris, quase destruída num incêndio há mais de dois anos, terminou, dando lugar à etapa de restauro, anunciaram este sábado as autoridades. Em 15 de …