“Eu confio na Ciência.” Enfermeira de Nova Iorque foi a primeira a receber a vacina nos Estados Unidos

Mark Lennihan / EPA

Sandra Lindsay, uma enfermeira de Nova Iorque, foi a primeira a receber a vacina nos EUA

Quando funcionários do Centro Médico Judaico de Long Island, nos Estados Unidos, pediram que voluntários da equipa estivessem entre os primeiros a receber a vacina contra a covid-19, Sandra Lindsay levantou a mão e disse “sim” ao desafio. Em mente, a enfermeira tinha o combate ao ceticismo e entendeu que seria a pessoa indicada para dar o exemplo.

Esta segunda-feira, a enfermeira Sandra Lindsay foi a primeira pessoa a ser vacinada contra a covid-19 nos Estados Unidos, o país mais afetado pela pandemia.

Quando aceitou o desafio de ser uma das primeiras a receber a vacina, a diretora de enfermagem dos cuidados intensivos do Centro Médico Judaico de Long Island disse que queria dar o exemplo – especialmente como uma mulher negra que entende o legado do tratamento médico desigual e racista em pessoas de cor.

“Essa era a meta de hoje. Não para ser a primeira a tomar a vacina, mas para inspirar pessoas que se parecem comigo, que são céticas em relação à vacinação”, disse a enfermeira em entrevista telefónica ao The New York Times.

Nos Estados Unidos, os profissionais de saúde e os residentes em lares de idosos serão os primeiros a receber as vacinas contra a covid-19. De acordo com a agência Lusa, as primeiras de quase três milhões de doses enviadas em lotes fizeram o seu trajeto em camiões a partir da fábrica da Pfizer em Kalamazoo, no Michigan, em direção aos centros de distribuição, onde as autoridades de cada estado determinam o destino de cada dose.

Este processo vai repetir-se semanalmente, quando a entidade reguladora de medicamentos, a Food and Drug Administration (FDA), decidir se dará luz verde à segunda vacina contra a covid-19, produzida pela farmacêutica Moderna.

Um dos obstáculos para as autoridades é vacinar rapidamente milhões de pessoas, começando pelos médicos e enfermeiras, mas também por idosos e trabalhadores em lares. Além disso, as reações da vacina configuram uma preocupação para os responsáveis: entre os efeitos adversos, estão a febre temporária, fadiga e dores.

A FDA disse que a vacina da Pfizer/BioNTech parece segura e muito eficaz, mas os especialistas preferem esperar pelos resultados da sua aplicação em massa para ter uma melhor perceção das características do produto.

Espanha prevê vacinação a partir de 4 ou 5 de janeiro

Salvador Illa, ministro da Saúde espanhol, disse esta segunda-feira que a vacinação contra a covid-19 deverá começar a “4 ou 5 de janeiro“, depois de a Agência Europeia do Medicamento aprovar a vacina no dia 29 de dezembro. O governante tranquilizou ainda as comunidades autónomas espanholas dizendo que “haverá vacinas para todos”.

“A chegada das vacinas será progressiva e suficiente. Espanha vai receber 140 milhões de doses” e o país está preparado para que, assim que o medicamento chegue, a população possa ser imunizada “com todas as garantias necessárias”, declarou, numa intervenção num fórum informativo.

A vacinação deverá começar entre o pessoal de saúde, as pessoas que vivem em lares e também as pessoas com deficiências, de acordo com o plano de vacinação aprovado pela União Europeia (UE).

Esta terça-feira, em comunicado, o chefe da UNICEF pediu para que os professores estejam entre os que têm acesso prioritário às vacinas contra a covid-19. “A pandemia de covid-19 causou estragos na educação em todo o mundo. Vacinar professores é um passo crucial para recolocá-la no seu caminho”, afirmou.

Estar entre os primeiros a receber a vacina “ajudaria a proteger os professores do vírus, permitiria que ensinassem presencialmente e, em última análise, manteria as escolas abertas”, lê-se no documento.

O texto refere ainda que “o encerramento de escolas atrapalhou a aprendizagem de quase 90% dos alunos em todo o mundo”. Devemos “fazer tudo o que está ao nosso alcance para salvaguardar o futuro da próxima geração. Isso começa por salvaguardar os responsáveis ​​pela abertura desse futuro”, frisou Fore.

Liliana Malainho Liliana Malainho, ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

FC Porto 1-0 Guimarães | Dragão já vê Sporting no horizonte

O Porto venceu no fecho da 28ª jornada da Liga NOS pela margem mínima, na recepção ao Vitória SC, e conseguiu o principal objectivo, que passava por somar os três pontos e reduzir para quatro …

Italiano faltou ao trabalho durante 15 anos, mas ganhou quase 600 mil euros

Um funcionário de um hospital no sul de Itália recebeu o salário durante 15 anos, apesar de nunca ter aparecido para trabalhar. De acordo com a polícia italiana, citada pela cadeia televisiva CNN, Salvatore Scumace está …

Google ficou sem o domínio na Argentina (e Nicolás achou que ia ser o novo dono)

Na última quarta-feira, um jovem argentino achou que ia ficar rico à custa da distração da Google no seu país. Acabou por não acontecer e tudo ficou resolvido. "Que pague a dívida externa", "que compre vacinas", …

Lola, a robô humanóide, dá "passos de bebé" (e equilibra-se com as mãos)

Uma equipa de cientistas está a ensinar a robô humanóide Lola a dar "passos de bebé", equilibrando-se com as suas mãos em vários pontos de contacto. Há muito tempo que os investigadores estudam a locomoção de …

Presidente da República veta decreto sobre inseminação post mortem

O Presidente da República vetou, esta quinta-feira, o decreto do Parlamento sobre inseminação post mortem, considerando que suscita dúvidas no plano do direito sucessório e questionando a sua aplicação retroativa. Na mensagem dirigida à Assembleia da …

Primeiro-ministro francês está a receber centenas de peças de lingerie no correio

O primeiro-ministro francês tem estado a receber roupa interior feminina na sua caixa de correio. Foi a forma encontrada pelas lojas de lingerie para protestarem contra as restrições da pandemia que as obrigam a estar …

Inteligência artificial "identifica" autores dos Manuscritos do Mar Morto

Investigadores da Universidade de Groningen, nos Países Baixos, recorreram à inteligência artificial para concluir que os Manuscritos do Mar Morto foram redigidos por vários escribas, o que abre uma "nova janela" para o estudo do …

Inteligência Artificial vai ajudar a identificar fontes de poluição no Bangladesh

A produção de tijolos é uma fonte de poluição que ameaça a saúde da população e do planeta, mas regular esta indústria pode ser uma tarefa difícil para as autoridades. Para resolver o problema, uma …

Portimonense 1-5 Benfica | "Águia" arrasa em solo algarvio

O Benfica regressou aos triunfos depois de ter vencido o Portimonense por 5-1, numa partida relativa à 28.ª jornada da Liga NOS, após o desaire registado na recepção ao Gil Vicente.  Porém, não foi um duelo …

Vigaristas burlaram mulher de 90 anos em 32 milhões de dólares

Uma mulher de Hong Kong, de 90 anos, foi defraudada em 32 milhões de dólares por burlões que se fizeram passar por agentes policiais chineses, via chamada telefónica. A Agence France-Presse (AFP) escreve que um jovem …