“Eu confio na Ciência.” Enfermeira de Nova Iorque foi a primeira a receber a vacina nos Estados Unidos

Mark Lennihan / EPA

Sandra Lindsay, uma enfermeira de Nova Iorque, foi a primeira a receber a vacina nos EUA

Quando funcionários do Centro Médico Judaico de Long Island, nos Estados Unidos, pediram que voluntários da equipa estivessem entre os primeiros a receber a vacina contra a covid-19, Sandra Lindsay levantou a mão e disse “sim” ao desafio. Em mente, a enfermeira tinha o combate ao ceticismo e entendeu que seria a pessoa indicada para dar o exemplo.

Esta segunda-feira, a enfermeira Sandra Lindsay foi a primeira pessoa a ser vacinada contra a covid-19 nos Estados Unidos, o país mais afetado pela pandemia.

Quando aceitou o desafio de ser uma das primeiras a receber a vacina, a diretora de enfermagem dos cuidados intensivos do Centro Médico Judaico de Long Island disse que queria dar o exemplo – especialmente como uma mulher negra que entende o legado do tratamento médico desigual e racista em pessoas de cor.

“Essa era a meta de hoje. Não para ser a primeira a tomar a vacina, mas para inspirar pessoas que se parecem comigo, que são céticas em relação à vacinação”, disse a enfermeira em entrevista telefónica ao The New York Times.

Nos Estados Unidos, os profissionais de saúde e os residentes em lares de idosos serão os primeiros a receber as vacinas contra a covid-19. De acordo com a agência Lusa, as primeiras de quase três milhões de doses enviadas em lotes fizeram o seu trajeto em camiões a partir da fábrica da Pfizer em Kalamazoo, no Michigan, em direção aos centros de distribuição, onde as autoridades de cada estado determinam o destino de cada dose.

Este processo vai repetir-se semanalmente, quando a entidade reguladora de medicamentos, a Food and Drug Administration (FDA), decidir se dará luz verde à segunda vacina contra a covid-19, produzida pela farmacêutica Moderna.

Um dos obstáculos para as autoridades é vacinar rapidamente milhões de pessoas, começando pelos médicos e enfermeiras, mas também por idosos e trabalhadores em lares. Além disso, as reações da vacina configuram uma preocupação para os responsáveis: entre os efeitos adversos, estão a febre temporária, fadiga e dores.

A FDA disse que a vacina da Pfizer/BioNTech parece segura e muito eficaz, mas os especialistas preferem esperar pelos resultados da sua aplicação em massa para ter uma melhor perceção das características do produto.

Espanha prevê vacinação a partir de 4 ou 5 de janeiro

Salvador Illa, ministro da Saúde espanhol, disse esta segunda-feira que a vacinação contra a covid-19 deverá começar a “4 ou 5 de janeiro“, depois de a Agência Europeia do Medicamento aprovar a vacina no dia 29 de dezembro. O governante tranquilizou ainda as comunidades autónomas espanholas dizendo que “haverá vacinas para todos”.

“A chegada das vacinas será progressiva e suficiente. Espanha vai receber 140 milhões de doses” e o país está preparado para que, assim que o medicamento chegue, a população possa ser imunizada “com todas as garantias necessárias”, declarou, numa intervenção num fórum informativo.

A vacinação deverá começar entre o pessoal de saúde, as pessoas que vivem em lares e também as pessoas com deficiências, de acordo com o plano de vacinação aprovado pela União Europeia (UE).

Esta terça-feira, em comunicado, o chefe da UNICEF pediu para que os professores estejam entre os que têm acesso prioritário às vacinas contra a covid-19. “A pandemia de covid-19 causou estragos na educação em todo o mundo. Vacinar professores é um passo crucial para recolocá-la no seu caminho”, afirmou.

Estar entre os primeiros a receber a vacina “ajudaria a proteger os professores do vírus, permitiria que ensinassem presencialmente e, em última análise, manteria as escolas abertas”, lê-se no documento.

O texto refere ainda que “o encerramento de escolas atrapalhou a aprendizagem de quase 90% dos alunos em todo o mundo”. Devemos “fazer tudo o que está ao nosso alcance para salvaguardar o futuro da próxima geração. Isso começa por salvaguardar os responsáveis ​​pela abertura desse futuro”, frisou Fore.

  Liliana Malainho, ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Homem budista a meditar

O tukdam - um estado mental "meio-morto" dos monges budistas - é o novo fascínio da ciência

Os monges budistas conseguem chegar a um estado de meditação tão profunda que não é detectada qualquer actividade cerebral. No Budismo no Tibete, há um conceito mítico conhecido como "thukdam" ou "tukdam". Acredita-se que este é …

Trofense 1-2 Benfica | Águias passam a rasar

O Benfica, da I Liga, venceu hoje o Trofense, da II Liga, por 2-1, no prolongamento, depois do 1-1 no tempo regulamentar, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, e segue …

Como nasceu o mito dos vampiros? Mais doenças e menos Drácula

Os vampiros são um mito com séculos de história e que podem estar associados a doenças como a raiva e a pelagra — e não ao Drácula. O vampiro é uma imagem comum na cultura pop …

Edifícios impressos em 3D pelo exército norte-americano

Exército dos EUA pode agora imprimir edifícios de cimento em 3D em zonas de desastre

O objectivo da tecnologia é facilitar a construção de casas e pontes quando são precisas com urgência em zonas afectadas por catástrofes. O Corpo de Engenheiros do exército norte-americano pode agora imprimir quartéis, bunkers e outras …

Monumento Pillar of Shame, na Universidade de Hong Kong

Pillar of Shame foi, em tempos, um testemunho da liberdade de Hong Kong. Agora, dizem-lhe adeus

Em tempos, a escultura Pillar of Shame, plantada na Universidade de Hong Kong, foi um testemunho das liberdades da cidade. Agora, está a ser removida. Exposta há mais de 20 anos na Universidade de Hong Kong, …

Arquitetura em nome do amor. Homem constrói casa giratória para que a esposa possa escolher a vista

Na Bósnia, um autodidata de 72 anos construiu uma casa invulgar: a habitação gira 360 graus para mudar de vista. Algumas das mais bonitas obras arquitetónicas do mundo nasceram em nome do amor. É o …

Novo SEF deverá chamar-se Agência para as Migrações e Asilo

Afinal, já não vai haver um Serviço de Estrangeiros e Asilo (SEA) para substituir o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), mas sim uma Agência Portuguesa para as Migrações e Asilo (APMA). De acordo com o …

Pinto da Costa, presidente do FC Porto, com o guarda-redes Diogo Costa

Diogo Costa renova com o FC Porto até 2026

O guarda-redes Diogo Costa renovou contrato com o FC Porto até 2026, anunciaram os dragões, na tarde deste sábado. Diogo Costa, de 22 anos, aproveitou a lesão de Marchesín no início da temporada e assumiu a …

O algoritmo das plataformas de streaming afeta o que vemos (e quem somos)

As plataformas de streaming usam um algoritmo que afeta aquilo que vemos e o que queremos ver, moldando a nossa personalidade. Squid Game, o drama coreano distópico da Netflix, tornou-se a série mais vista lançada pela …

BPN e Banif custam mais do que alívio de IRS e subida de pensões

A despesa prevista no OE2022 para os veículos financeiros dos antigos Banif e BPN supera o valor previsto para medidas como o alívio no IRS e o aumento extra das pensões. Tal como destaca o Dinheiro …