Energia em Lisboa é a mais cara da Europa

Os preços da electricidade e do gás em Portugal são dos mais elevados da Europa. Lisboa tem mesmo a electricidade mais cara a nível europeu e fica em segundo lugar no capítulo dos preços de gás mais elevados, se excluirmos as taxas praticadas por cada país.

Estes dados são evidenciados depois de um estudo levado a cabo a nível europeu ter colocado Lisboa como a cidade mais cara, em termos de preços da electricidade. Praga (República Checa) e Berlim (Alemanha) só ficam à frente da capital portuguesa com o acrescento das taxas.

Relativamente ao gás, Lisboa fica em segundo lugar, atrás de Estocolmo (Suécia), possuindo também um dos preços mais caros da Europa. Se acrescentarmos as taxas praticadas, a capital portuguesa cai para terceiro lugar, atrás de Estocolmo e Copenhaga (Dinamarca).

Este estudo relativamente ao preço da energia foi feito em 23 capitais da Europa e concluiu que pode haver variações da ordem dos 142% entre os diferentes países envolvidos.

Helsínquia (Finlândia), Estocolmo e Belgrado (Sérvia) são as cidades com preços de electricidade mais barata, enquanto Luxemburgo (Luxemburgo), Bruxelas (Bélgica) e Londres (Reino Unido) têm os preços de gás mais baratos, excluindo taxas.

O mesmo estudo nota ainda o facto de os preços reflectirem apenas em cerca de metade a concorrência de mercado, enquanto as autoridades fiscais e as entidades reguladoras em cada país determinam a restante metade praticada, mediante a aplicação de tarifas e taxas.

Excluindo as taxas internas praticadas por cada Estado, eis os valores cobrados pela electricidade e o gás.

Mapa1 Mapa2

SV, ZAP

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Poderiam ter acrescentado que temos o ordenado mínimo e médio mais elevado da europa para não ficarmos ofendidos. Há quanto tempo se sabe que temos ordenados do terceiro mundo (exceto políticos, administradores, médicos e outros semelhantes) e pagamos tanto mais que os restantes europeus?

  2. Também é uma das cidades da Europa onde os políticos mais se abotoam (vam) à vontadex!…..

    …queinhe, queinhe, queinhe, queinhe……

  3. Sr. jornalista porque não enviar estes gráficos para assembleia da república para que possam ser analisados pelos “experts” (os nossos políticos)?
    Os nossos políticos é que gostam muito de gráficos!
    Se isto é democracia, que venha a ditadura…Somos roubados todos os dias e de qualquer forma.
    Isto é uma vergonha, nada que não se saiba, mas infelizmente existe todos os dias e em escalas sempre superiores.

  4. Muito interessante. Aparentemente o que torna o custo da electricidade tam caro é o custo da distribuição que responde pelo 50% do custo total, muito acima da media..

  5. Eu mudei para o mercado liberalizado há pouco, escolhi a empresa ‘LuzBoa’ e estou muito satisfeito, tanto com o preço como o atendimento e apoio ao cliente. Se quiserem ver os preços deixo aqui o site deles: http://www.luzboa.pt
    Façam as contas, porque vale a pena, ao fim de um ano a poupança é significativa!

RESPONDER

Cientistas explicam porque trabalhar à noite faz mal aos intestinos

As pessoas que trabalham à noite têm mais probabilidades de desenvolver inflamações intestinais, porque há células que contribuem para a saúde intestinal que deixam de receber informações vitais do cérebro, indica um estudo divulgado esta …

Marinha dos EUA admite que vídeos de OVNI's são verdadeiros (e não era suposto ninguém saber)

A Marinha dos EUA confirmou que imagens de OVNIs que surgiram nos últimos anos são reais e que nunca pretenderam que o vídeo fosse visto pelo público. As imagens que apareceram pela primeira vez online em …

O Pólo Norte vai ter um hotel de luxo (iluminado pelas auroras boreais)

https://vimeo.com/360873720 O hotel "mais a norte do mundo" só existirá durante um mês e o glamping de luxo será para muito poucos: o custo é de 95 mil euros por pessoa por três dias. Em 2020, o …

Whitney Houston vai regressar aos palcos (em holograma)

Whitney Houston vai "regressar" aos palcos, em formato holograma. Foi anunciada uma digressão da cantora por várias salas do Reino Unido, em 2020. Os planos para uma digressão de holograma de Whitney Houston têm sido discutidos …

Victor Vescovo diz que chegou ao ponto mais profundo dos oceanos. James Cameron não concorda

James Cameron levantou dúvidas sobre as recentes declarações de Victor Vescovo sobre ter quebrado o recorde do mergulho mais profundo no oceano, dizendo que o empresário não pode ter descido mais, uma vez que não …

Par de patinadores no gelo mais medalhado de sempre anuncia fim da carreira

Os canadianos Tessa Virtue e Scott Moir, o par de patinadores no gelo mais medalhado da história do olimpismo, anunciaram esta quarta-feira o fim da carreira. “Olá a todos. Temos novidades para todos os que nos …

Elon Musk é o líder mais inspirador da tecnologia da atualidade

Elon Musk foi nomeado o líder mais inspirador no setor da tecnologia, de acordo com um estudo publicado pela Hired, uma plataforma para contratação de pessoal em 14 cidades em todo o mundo. O estudo, chamado …

De portas abertas para quem precisa. Frigoríficos solidários crescem em Paris

A Cantina do 18.º bairro parisiense foi o primeiro espaço deste projeto solidário, inaugurado há dois anos. Atualmente existem 38 restaurantes em França que acolhem os frigoríficos solidários. Em dois anos, o projeto dos frigoríficos solidários …

Imigrante do Bangladesh em Itália encontra e devolve carteira com 2 mil euros

Mossan Rasal, um bangladeshiano de 23 anos que vive em Roma, encontrou na rua uma carteira com dois mil euros, documentos de identificação, cartões de crédito, carta de condução. Em vez de retirar o dinheiro e …

Austrália conclui que China foi responsável por ciberataque ao parlamento

A agência de inteligência cibernética da Austrália (ASD) concluiu que a China foi a responsável por um ataque informático, no início deste ano, contra o parlamento nacional. Os serviços de inteligência australianos (Australian Signals Directorate) concluíram …