Energia em Lisboa é a mais cara da Europa

Os preços da electricidade e do gás em Portugal são dos mais elevados da Europa. Lisboa tem mesmo a electricidade mais cara a nível europeu e fica em segundo lugar no capítulo dos preços de gás mais elevados, se excluirmos as taxas praticadas por cada país.

Estes dados são evidenciados depois de um estudo levado a cabo a nível europeu ter colocado Lisboa como a cidade mais cara, em termos de preços da electricidade. Praga (República Checa) e Berlim (Alemanha) só ficam à frente da capital portuguesa com o acrescento das taxas.

Relativamente ao gás, Lisboa fica em segundo lugar, atrás de Estocolmo (Suécia), possuindo também um dos preços mais caros da Europa. Se acrescentarmos as taxas praticadas, a capital portuguesa cai para terceiro lugar, atrás de Estocolmo e Copenhaga (Dinamarca).

Este estudo relativamente ao preço da energia foi feito em 23 capitais da Europa e concluiu que pode haver variações da ordem dos 142% entre os diferentes países envolvidos.

Helsínquia (Finlândia), Estocolmo e Belgrado (Sérvia) são as cidades com preços de electricidade mais barata, enquanto Luxemburgo (Luxemburgo), Bruxelas (Bélgica) e Londres (Reino Unido) têm os preços de gás mais baratos, excluindo taxas.

O mesmo estudo nota ainda o facto de os preços reflectirem apenas em cerca de metade a concorrência de mercado, enquanto as autoridades fiscais e as entidades reguladoras em cada país determinam a restante metade praticada, mediante a aplicação de tarifas e taxas.

Excluindo as taxas internas praticadas por cada Estado, eis os valores cobrados pela electricidade e o gás.

Mapa1 Mapa2

SV, ZAP

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Poderiam ter acrescentado que temos o ordenado mínimo e médio mais elevado da europa para não ficarmos ofendidos. Há quanto tempo se sabe que temos ordenados do terceiro mundo (exceto políticos, administradores, médicos e outros semelhantes) e pagamos tanto mais que os restantes europeus?

  2. Também é uma das cidades da Europa onde os políticos mais se abotoam (vam) à vontadex!…..

    …queinhe, queinhe, queinhe, queinhe……

  3. Sr. jornalista porque não enviar estes gráficos para assembleia da república para que possam ser analisados pelos “experts” (os nossos políticos)?
    Os nossos políticos é que gostam muito de gráficos!
    Se isto é democracia, que venha a ditadura…Somos roubados todos os dias e de qualquer forma.
    Isto é uma vergonha, nada que não se saiba, mas infelizmente existe todos os dias e em escalas sempre superiores.

  4. Muito interessante. Aparentemente o que torna o custo da electricidade tam caro é o custo da distribuição que responde pelo 50% do custo total, muito acima da media..

  5. Eu mudei para o mercado liberalizado há pouco, escolhi a empresa ‘LuzBoa’ e estou muito satisfeito, tanto com o preço como o atendimento e apoio ao cliente. Se quiserem ver os preços deixo aqui o site deles: http://www.luzboa.pt
    Façam as contas, porque vale a pena, ao fim de um ano a poupança é significativa!

RESPONDER

Militares portugueses já salvaram mais de 14 mil migrantes no Mediterrâneo

Marinha, Polícia Marítima e Unidade de Controlo de Costa da GNR, ao serviço da agência Frontex, no sul de Espanha e de Itália, já resgataram 14.151 migrantes no Mediterrâneo desde 2014. As equipas militares portuguesas, a …

Estudantes de Medicina dizem adeus ao "terrível" Harrison

Mais de 2.700 recém-licenciados de Medicina realizaram, esta segunda-feira, a Prova Nacional de Acesso (PNA), que substitui o "terrível" Harrison. Esta segunda-feira, mais de 2.700 candidatos responderam pela primeira vez a 150 questões da Prova Nacional …

Vítimas de legionella de Vila Franca de Xira reclamam 2,6 milhões ao Estado

A Associação de Apoio às Vítimas do Surto de Legionella de Vila Franca de Xira reclama uma indemnização de 2,6 milhões de euros por falhas e omissões de entidades públicas em relação às vítimas que ficaram …

Pelo menos três mortos em tiroteio em supermercado no Oklahoma

Pelo menos três pessoas morreram, esta segunda-feira, num tiroteio num supermercado da cadeia Walmart em Duncan, cidade do Estado norte-americano Oklahoma. O responsável da polícia de Duncan, Danny Ford, citado pela televisão local TNN-ABC, indicou que …

Benfica tem 125 jogadores com contrato profissional. Sporting tem 123 e o FC Porto só 80

O Benfica tem assinado contratos profissionais com cada vez mais jogadores, ao longo dos últimos anos. Actualmente, o clube da Luz tem contrato com 125 atletas. O Sporting está lá perto, com vínculos profissionais com …

Rússia está a negociar a troca de espiões ao estilo do que acontecia na Guerra Fria

A Rússia, a Noruega e a Lituânia realizaram recentemente uma troca de espiões, garantindo o retorno de vários agentes capturados aos seus países de origem. De acordo com chefe da contrainteligência lituana, citado pelo Moscow Times, …

"Totalmente depauperado". Bruno de Carvalho pede dispensa das sessões de julgamento

O ex-presidente do Sporting, que disse ser comentador desportivo, pediu dispensa das sessões, alegando não ter meio de transporte e estar completamente "depauperado". Arrancou, esta segunda-feira, no Tribunal de Monsanto, em Lisboa, o julgamento de 44 …

Nike deixa de vender produtos através da Amazon

A marca desportiva Nike vai deixar de vender as suas peças de roupa e calçado diretamente através da Amazon, acabando com um contrato firmado em 2017, no qual concordava em vender uma variedade limitada de produtos …

Marco António Costa apoia Pinto Luz. Cavaco também era “improvável e desconhecido”

O antigo vice-presidente do PSD declarou, esta segunda-feira, o seu apoio ao candidato Miguel Pinto Luz, afirmando que, em 1985, Cavaco Silva também foi um vencedor "improvável e desconhecido". "Em maio de 1985, o Governo de …

Veneza com "centenas de milhões" de euros de prejuízo por causa das cheias

A cidade de Veneza, com inundações nos últimos dias, voltou este domingo a registar uma maré alta, mas de menor magnitude, tendo as chuvas intensas que afetam Itália levado a alertas para as cidades de …