Encontrados dois míticos porta-aviões japoneses afundados na batalha de Midway

Cientistas e exploradores descobriram dois navios japoneses naufragados durante a histórica batalha de Midway, durante a II Guerra Mundial, no Oceano o Pacífico, noticia esta semana a agência noticiosa AP.

A equipa, que conta também com historiadores, encontrou há alguns dias a centenas de quilómetros das Ilhas Midway, a nordeste do Havai, nos Estados Unidos, os restos de um navio japonês naufragado durante a II Guerra Mundial durante a histórica batalha de Midway, travada no Pacífico entre as forças norte-americanas e japoneses.

Tratava-se de Kaga, um porta aviões que participou no ataque de Pearl Harbor e foi afundando por norte-americanos a 4 de junho de 1942.

Poucos dias depois, a mesma equipa de exploradores anunciou ter encontrado a 2.000 quilómetros a noroeste de Pearl Harbor, no Havai, um segundo porta-aviões japonês da II Guerra que participou também na batalha de Midaway.

No que toca ao segundo achado, os exploradores não conseguem ainda identificá-lo com certeza: sabem que pode ser Akagi ou Soryu, ambas embarcações japonesas. Para identificar com certeza a segunda embarcação encontrada, os cientistas estão a planear enviar uma segunda missão na qual vão recolher imagens de alta resolução.

“Lemos sobre as batalhas, sabemos o que aconteceu. Mas só quando vemos estes restos no fundo do oceano é que temos uma ideia real do custo da guerra”, disse Frank Thompson, um dos historiadores a bordo do navio Petrel, que explora águas profundas à procura naufrágios, citado pela agência AP.

“Vemos o dano causado [pelas batalhas] e é humilhante ver alguns dos vídeos destes navios porque são sepulturas de guerra“, sustentou.

Equipa quer encontrar todos os navios de Midway

Até agora, apenas um dos sete navios naufragados durante a batalha aérea e marítima de junho de 1942 – cinco japoneses e dois norte-americanos – foram encontrados. A tripulação do navio de pesquisa quer encontrar e estudar todos os navios perdidos da Batalha de Midway, que os historiadores consideraram ser uma luta crucial da II Guerra Mundial.

A batalha em causa foi travada entre porta-aviões e aviões de guerra norte-americanos e japoneses a cerca de 320 quilómetros de Atol Midway, uma antiga instalação militar que os japoneses queriam resgatar num ataque surpresa, recorda a agência noticiosa.

Os Estados Unidos, no entanto, intercetaram as comunicações japoneses sobre o ataque e, quando os Japão se preparava para a atacar, as forças norte-americanas estavam à sua espera. Durante a batalha morreram mais de 2.000 japoneses e 300 norte-americanos.

A expedição que explora o fundo do mar é fruto de uma iniciativa do já falecido Paulo Allen, o bilionário co-fundador da Microsoft. Durante anos, a tripulação do Petrel trabalho em parceria com a Marinha dos Estados Unidos e com outras autoridades de todo o mundo para localizar e documentar navios afundados.

Até ao momento, foram encontradas mais de 30 embarcações.

ZAP //

 

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Patrões não podem recusar apoio nem faltas justificadas aos pais

Especialistas destacam que as entidades empregadoras não podem opor-se às faltas justificadas de pais que fiquem em casa para tomar conta dos filhos, nem recusar-se a prestar o apoio excecional à família. Com o encerramento das …

Voos e 2 mil libras. Reino Unido oferece incentivos a cidadãos da UE que queiram abandonar o país

O Governo britânico está a oferecer incentivos financeiros para os cidadãos da União Europeia (UE) deixarem o Reino Unido, meses antes do prazo para solicitar o estatuto de residente permanente De acordo com o jornal britânico …

Novo máximo diário de mortes por covid-19. Há mais 15.073 novos casos e 293 óbitos

Portugal registou esta quarta-feira 15.073 novos casos de infeção por covid-19 e mais 293 mortes, o maior número de óbitos em 24 horas desde o início da pandemia, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde …

Três sismos abalaram a cidade de Granada na passada noite. Pedro Sánchez pede "calma"

Mais de meio milhão de pessoas que vivem em Granada, sul de Espanha, despertaram hoje inquietas depois do sobressalto causado durante a noite por três sismos de magnitude superior a quatro graus seguidos de 30 …

Isabel dos Santos vai ter mesmo de pagar 339,4 milhões de dólares à Sonangol

O Tribunal de Recurso de Paris decidiu, esta terça-feira, a favor da PT Ventures (Sonangol), no âmbito do processo de anulação interposto pela Vidatel, da empresária angolana, que terá de pagar 339,4 milhões de dólares. Em …

Islândia começou a emitir "passaportes de vacinação"

A Islândia é um dos primeiros países a emitir os chamados "passaportes de vacinação" com o objetivo de facilitar as viagens de pessoas imunizadas contra a covid-19. A questão é polémica e divide os 27 …

Máscaras compradas no supermercado só são dedutíveis no IRS com fatura à parte

As máscaras de proteção social compradas em supermercados ou lojas precisam de uma fatura à parte para serem dedutíveis no IRS, avança o Jornal de Notícias. Se foram compradas em farmácia, a a fatura habitual …

Alemanha admite reduzir tráfego aéreo "a quase nada". Irlanda prolonga terceiro confinamento

A Alemanha admite reduzir “a quase nada” o tráfego internacional com destino ao seu território devido à pandemia de covid-19, anunciou esta terça-feira o ministro do Interior. “O perigo representado pelas diferentes mutações do vírus exige …

Marques Mendes considera que "juntar PSD e Chega é naufrágio anunciado"

Apesar de considerar que o Governo está "em queda imparável", Luís Marques Mendes vê um risco de "ingovernabilidade política" quer à esquerda, quer à direita. Num artigo de opinião publicado no Diário de Notícias, Luís Marques …

Um quarto das mortes por covid-19 foram de idosos em lares

Um quarto das mortes por covid-19 em Portugal, desde o início da pandemia, foram de idosos em lares. Em pouco mais de duas semanas, morreram 827 idosos que residiam em lares. Desde o início da pandemia, …