Encontrados dois míticos porta-aviões japoneses afundados na batalha de Midway

Cientistas e exploradores descobriram dois navios japoneses naufragados durante a histórica batalha de Midway, durante a II Guerra Mundial, no Oceano o Pacífico, noticia esta semana a agência noticiosa AP.

A equipa, que conta também com historiadores, encontrou há alguns dias a centenas de quilómetros das Ilhas Midway, a nordeste do Havai, nos Estados Unidos, os restos de um navio japonês naufragado durante a II Guerra Mundial durante a histórica batalha de Midway, travada no Pacífico entre as forças norte-americanas e japoneses.

Tratava-se de Kaga, um porta aviões que participou no ataque de Pearl Harbor e foi afundando por norte-americanos a 4 de junho de 1942.

Poucos dias depois, a mesma equipa de exploradores anunciou ter encontrado a 2.000 quilómetros a noroeste de Pearl Harbor, no Havai, um segundo porta-aviões japonês da II Guerra que participou também na batalha de Midaway.

No que toca ao segundo achado, os exploradores não conseguem ainda identificá-lo com certeza: sabem que pode ser Akagi ou Soryu, ambas embarcações japonesas. Para identificar com certeza a segunda embarcação encontrada, os cientistas estão a planear enviar uma segunda missão na qual vão recolher imagens de alta resolução.

“Lemos sobre as batalhas, sabemos o que aconteceu. Mas só quando vemos estes restos no fundo do oceano é que temos uma ideia real do custo da guerra”, disse Frank Thompson, um dos historiadores a bordo do navio Petrel, que explora águas profundas à procura naufrágios, citado pela agência AP.

“Vemos o dano causado [pelas batalhas] e é humilhante ver alguns dos vídeos destes navios porque são sepulturas de guerra“, sustentou.

Equipa quer encontrar todos os navios de Midway

Até agora, apenas um dos sete navios naufragados durante a batalha aérea e marítima de junho de 1942 – cinco japoneses e dois norte-americanos – foram encontrados. A tripulação do navio de pesquisa quer encontrar e estudar todos os navios perdidos da Batalha de Midway, que os historiadores consideraram ser uma luta crucial da II Guerra Mundial.

A batalha em causa foi travada entre porta-aviões e aviões de guerra norte-americanos e japoneses a cerca de 320 quilómetros de Atol Midway, uma antiga instalação militar que os japoneses queriam resgatar num ataque surpresa, recorda a agência noticiosa.

Os Estados Unidos, no entanto, intercetaram as comunicações japoneses sobre o ataque e, quando os Japão se preparava para a atacar, as forças norte-americanas estavam à sua espera. Durante a batalha morreram mais de 2.000 japoneses e 300 norte-americanos.

A expedição que explora o fundo do mar é fruto de uma iniciativa do já falecido Paulo Allen, o bilionário co-fundador da Microsoft. Durante anos, a tripulação do Petrel trabalho em parceria com a Marinha dos Estados Unidos e com outras autoridades de todo o mundo para localizar e documentar navios afundados.

Até ao momento, foram encontradas mais de 30 embarcações.

ZAP //

 

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Bebé que foi encontrado no lixo já teve alta hospitalar

O bebé que foi encontrado num ecoponto, perto de Santa Apolónia, em Lisboa, já recebeu alta hospitalar e será agora entregue a uma família de acolhimento. O recém-nascido que foi encontrado num ecoponto, em Lisboa, recebeu …

Procurador-geral de Israel acusa Netanyahu em três casos de corrupção

O primeiro-ministro israelita em funções foi acusado, esta quinta-feira, de fraude, suborno e abuso de confiança em três casos de corrupção. O procurador-geral de Israel, Avichaï Mandelblit, acusou hoje o primeiro-ministro em funções, Benjamin Netanyahu, de …

Burros estão a ser dizimados a nível global (e a culpa é da medicina chinesa)

Cerca de 4,8 milhões de burros são abatidos anualmente por causa de um produto destinado à medicina chinesa: um gelatina com alegados efeitos curativos, feita a partir das peles dos animais. A denúncia é feita pela …

Governo vai apostar no aumento da agricultura biológica

A ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, disse na quarta-feira que o Governo vai apostar no aumento e valorização da área agrícola em modo biológico e na gestão mais eficiente de recursos. Falando em Aveiro …

Quinto debate dos candidatos democratas marcado por ataques a Trump

O quinto debate entre os candidatos democratas à Casa Branca ficou marcado, esta quarta-feira, pela unânime oposição ao Presidente norte-americano, atualmente alvo de um processo de destituição. "Não podemos ser consumidos por Donald Trump", advertiu o …

Paulo Rangel reeleito vice-presidente do Partido Popular Europeu

O eurodeputado do PSD foi reeleito, esta quinta-feira, vice-presidente do Partido Popular Europeu (PPE) no congresso desta formação política, que decorre desde quarta-feira em Zagreb, na Croácia. De acordo com uma nota à imprensa, Paulo Rangel …

Ex-eletricista de Picasso condenado por ter escondido 271 obras na garagem durante 40 anos

O último eletricista de Pablo Picasso, Pierre Le Guennec, e a sua mulher foram esta terça-feira condenados em última instância a dois anos de prisão, com pena suspensa. Em causa estava, de acordo com a AFP, …

Álvaro Costa apresenta projeto inédito de streaming

  Um canal inédito de streaming totalmente português é uma das ideias que Álvaro Costa pretende ver avançar já no próximo ano. O projeto será apresentado este sábado, às 21h30, no Mar Shopping. Álvaro Costa já chegou …

Um terço das empresas ainda não revelou o seu dono

As cerca de 600 mil empresas e outras entidades sujeitas a registo comercial que operam em Portugal eram obrigadas pelo Instituto dos Registos e do Notariado a fazer o Registo Central do Beneficiário Efectivo (RCBE) …

Benfica e Porto estarão interessados na contratação de Pepê

FC Porto e SL Benfica, juntamente com outros emblemas, estarão interessados na contratação do jovem brasileiro do Grêmio, Pepê. O clube pede entre 15 e 20 milhões de euros. Aos 22 anos de idade, Pepê tem …