Encontrados dois míticos porta-aviões japoneses afundados na batalha de Midway

Cientistas e exploradores descobriram dois navios japoneses naufragados durante a histórica batalha de Midway, durante a II Guerra Mundial, no Oceano o Pacífico, noticia esta semana a agência noticiosa AP.

A equipa, que conta também com historiadores, encontrou há alguns dias a centenas de quilómetros das Ilhas Midway, a nordeste do Havai, nos Estados Unidos, os restos de um navio japonês naufragado durante a II Guerra Mundial durante a histórica batalha de Midway, travada no Pacífico entre as forças norte-americanas e japoneses.

Tratava-se de Kaga, um porta aviões que participou no ataque de Pearl Harbor e foi afundando por norte-americanos a 4 de junho de 1942.

Poucos dias depois, a mesma equipa de exploradores anunciou ter encontrado a 2.000 quilómetros a noroeste de Pearl Harbor, no Havai, um segundo porta-aviões japonês da II Guerra que participou também na batalha de Midaway.

No que toca ao segundo achado, os exploradores não conseguem ainda identificá-lo com certeza: sabem que pode ser Akagi ou Soryu, ambas embarcações japonesas. Para identificar com certeza a segunda embarcação encontrada, os cientistas estão a planear enviar uma segunda missão na qual vão recolher imagens de alta resolução.

“Lemos sobre as batalhas, sabemos o que aconteceu. Mas só quando vemos estes restos no fundo do oceano é que temos uma ideia real do custo da guerra”, disse Frank Thompson, um dos historiadores a bordo do navio Petrel, que explora águas profundas à procura naufrágios, citado pela agência AP.

“Vemos o dano causado [pelas batalhas] e é humilhante ver alguns dos vídeos destes navios porque são sepulturas de guerra“, sustentou.

Equipa quer encontrar todos os navios de Midway

Até agora, apenas um dos sete navios naufragados durante a batalha aérea e marítima de junho de 1942 – cinco japoneses e dois norte-americanos – foram encontrados. A tripulação do navio de pesquisa quer encontrar e estudar todos os navios perdidos da Batalha de Midway, que os historiadores consideraram ser uma luta crucial da II Guerra Mundial.

A batalha em causa foi travada entre porta-aviões e aviões de guerra norte-americanos e japoneses a cerca de 320 quilómetros de Atol Midway, uma antiga instalação militar que os japoneses queriam resgatar num ataque surpresa, recorda a agência noticiosa.

Os Estados Unidos, no entanto, intercetaram as comunicações japoneses sobre o ataque e, quando os Japão se preparava para a atacar, as forças norte-americanas estavam à sua espera. Durante a batalha morreram mais de 2.000 japoneses e 300 norte-americanos.

A expedição que explora o fundo do mar é fruto de uma iniciativa do já falecido Paulo Allen, o bilionário co-fundador da Microsoft. Durante anos, a tripulação do Petrel trabalho em parceria com a Marinha dos Estados Unidos e com outras autoridades de todo o mundo para localizar e documentar navios afundados.

Até ao momento, foram encontradas mais de 30 embarcações.

ZAP //

 

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Há uma nova maneira de medir a gravidade da Terra

Uma equipa de cientistas descobriu uma nova forma única de medir a gravidade da Terra. O método anterior envolvia medir a influência da gravidade nos átomos, rastreando a rapidez com que os átomos caíam. O problema …

Detetado pela primeira vez vapor de água na Europa, a lua de Júpiter

Uma equipa internacional de cientistas confirmou a presença de vapor de água na superfície de Europa, um dos quatro satélites naturais de Júpiter, revelou a agência espacial norte-americana (NASA). "Os elementos químicos essenciais (carbono, hidrogénio, …

Pela primeira vez, uma astronauta corrige página da Wikipédia a partir do Espaço

Pela primeira vez na história da Humanidade, a astronauta norte-americana Christina H. Koch fez a edição de uma página da Wikipedia na Internet a partir da Estação Espacial Internacional (EEI), enquanto orbitava o planeta Terra. A …

Rover Mars 2020 vai procurar fósseis microscópicos

Cientistas do rover Mars 2020 da NASA descobriram o que poderá ser um dos melhores locais para procurar sinais de vida antiga na Cratera Jezero, onde o veículo vai pousar no dia 18 de fevereiro …

MP quer passar a ouvir todas as crianças expostas a violência doméstica

A procuradora-geral da República quer que os magistrados do Ministério Público peçam sempre ao juiz de instrução criminal que as crianças expostas a violência doméstica sejam ouvidas em tribunal para memória futura. A procuradora-geral da República, …

Greta Thunberg no Parlamento entre final do mês e início de dezembro

A ativista sueca aceitou participar numa sessão na Assembleia da República, em Lisboa, promovida pela comissão parlamentar de Ambiente, Energia e Ordenamento do Território, que se realizará entre o final deste mês e início de …

Phineas Fisher. O "hacker fantoche" que está a pagar para piratearem bancos e petrolíferas

Phineas Fisher é um hackers mais infames do mundo e procura agora renovar esse estatuto ao oferecer 100 mil dólares a quem piratear instituições capitalistas, como bancos e empresas petrolíferas. O hacker ficou conhecido após ter …

Conselho Superior da Magistratura arquiva processo disciplinar a Carlos Alexandre

O Conselho Superior da Magistratura decidiu arquivar o processo disciplinar relativo ao juiz do Tribunal de Instrução Criminal por declarações sobre o sorteio da fase de instrução do processo Operação Marquês. "O plenário de hoje do …

Jardins e complexo de estufas descobertos num dos bunker de Hitler

Um grupo de especialistas descobriu jardins e um complexo de estufas, que serviu para cultivar legumes e frutas, num dos maiores quartéis generais de Adolf Hitler durante a II Guerra Mundial, o bunker conhecido como …

Ataque a Alcochete. Advogados pedem impugnação do auto de notícia da GNR

Uma discrepância nas datas de elaboração e de assinatura do auto de notícia que relata a invasão à academia do Sporting motivou, esta terça-feira, a apresentação de um requerimento de impugnação subscrito por vários advogados. No …