Encontrados dois míticos porta-aviões japoneses afundados na batalha de Midway

Cientistas e exploradores descobriram dois navios japoneses naufragados durante a histórica batalha de Midway, durante a II Guerra Mundial, no Oceano o Pacífico, noticia esta semana a agência noticiosa AP.

A equipa, que conta também com historiadores, encontrou há alguns dias a centenas de quilómetros das Ilhas Midway, a nordeste do Havai, nos Estados Unidos, os restos de um navio japonês naufragado durante a II Guerra Mundial durante a histórica batalha de Midway, travada no Pacífico entre as forças norte-americanas e japoneses.

Tratava-se de Kaga, um porta aviões que participou no ataque de Pearl Harbor e foi afundando por norte-americanos a 4 de junho de 1942.

Poucos dias depois, a mesma equipa de exploradores anunciou ter encontrado a 2.000 quilómetros a noroeste de Pearl Harbor, no Havai, um segundo porta-aviões japonês da II Guerra que participou também na batalha de Midaway.

No que toca ao segundo achado, os exploradores não conseguem ainda identificá-lo com certeza: sabem que pode ser Akagi ou Soryu, ambas embarcações japonesas. Para identificar com certeza a segunda embarcação encontrada, os cientistas estão a planear enviar uma segunda missão na qual vão recolher imagens de alta resolução.

“Lemos sobre as batalhas, sabemos o que aconteceu. Mas só quando vemos estes restos no fundo do oceano é que temos uma ideia real do custo da guerra”, disse Frank Thompson, um dos historiadores a bordo do navio Petrel, que explora águas profundas à procura naufrágios, citado pela agência AP.

“Vemos o dano causado [pelas batalhas] e é humilhante ver alguns dos vídeos destes navios porque são sepulturas de guerra“, sustentou.

Equipa quer encontrar todos os navios de Midway

Até agora, apenas um dos sete navios naufragados durante a batalha aérea e marítima de junho de 1942 – cinco japoneses e dois norte-americanos – foram encontrados. A tripulação do navio de pesquisa quer encontrar e estudar todos os navios perdidos da Batalha de Midway, que os historiadores consideraram ser uma luta crucial da II Guerra Mundial.

A batalha em causa foi travada entre porta-aviões e aviões de guerra norte-americanos e japoneses a cerca de 320 quilómetros de Atol Midway, uma antiga instalação militar que os japoneses queriam resgatar num ataque surpresa, recorda a agência noticiosa.

Os Estados Unidos, no entanto, intercetaram as comunicações japoneses sobre o ataque e, quando os Japão se preparava para a atacar, as forças norte-americanas estavam à sua espera. Durante a batalha morreram mais de 2.000 japoneses e 300 norte-americanos.

A expedição que explora o fundo do mar é fruto de uma iniciativa do já falecido Paulo Allen, o bilionário co-fundador da Microsoft. Durante anos, a tripulação do Petrel trabalho em parceria com a Marinha dos Estados Unidos e com outras autoridades de todo o mundo para localizar e documentar navios afundados.

Até ao momento, foram encontradas mais de 30 embarcações.

ZAP //

 

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

"Parasitas" vai ter uma série na HBO. E já são conhecidos dois nomes do elenco

A produção sul-coreana de Bong Joon Ho, especialmente condecorada pela Academia, merece agora uma adaptação para a televisão pelas mãos da HBO. A série televisiva de "Parasitas" foi anunciada em janeiro e a produção está encarregue …

O carregador do seu smartphone é mais potente do que o computador da Apollo 11

Não restam dúvidas de que a informática deu um passo gigante em termos de evolução nos últimos 50 anos. Agora, um engenheiro de software descobriu que até mesmo o carregador do seu smartphone é mais …

Tribunal suspende construção da Gigafactory na Alemanha

Um tribunal alemão ordenou à Tesla, este domingo, a suspensão das obras da sua fábrica "Gigafactory" por questões ambientais. Em novembro do ano passado, Elon Musk, presidente executivo da Tesla, anunciou que a Alemanha tinha sido …

Novos semáforos da Índia ficam vermelhos quando os condutores buzinam

A Polícia de Mumbai, na Índia, instalou detetores de ruído em vários semáforos de cruzamentos importantes da cidade, visando reduzir a poluição sonora. Agora, quanto mais os condutores buzinam, mais tempo a luz se mantém …

Polícia de Hong Kong procura autores de roubo de papel higiénico

Um camião que transportava papel higiénico foi, esta segunda-feira, alvo de um assalto à mão armada em Hong Kong, onde a escassez do produto motivou uma corrida ao comércio local. As autoridades informaram que um motorista …

Centeno considera gravações de Varoufakis "politicamente lamentáveis"

O presidente do Eurogrupo considerou, esta segunda-feira, a atitude do antigo ministro das Finanças grego, que gravou reuniões do fórum de ministros das Finanças da zona euro, "politicamente lamentável". "Honestamente, não tenho comentários a fazer sobre …

Elton John obrigado a interromper concerto devido a crise de pneumonia

O cantor britânico foi obrigado a interromper um concerto, na Nova Zelândia, devido a um diagnóstico de pneumonia atípica. No último domingo, o cantor britânico Elton John interrompeu um concerto no Auckland’s Mount Stadium, na Nova …

Tancos. Coronel da GNR nega pacto de silêncio

O ex-diretor de investigação criminal da GNR disse, esta segunda-feira, desconhecer qualquer pacto de silêncio com a Polícia Judiciária Militar que envolvesse a colaboração na investigação do furto das armas de Tancos. Na sessão desta segunda-feira …

Anel de curso perdido nos EUA encontrado 47 anos depois na Finlândia

Um anel de curso de um liceu nos Estados Unidos, perdido em 1973, foi agora descoberto numa floresta da Finlândia. De acordo com o The Guardian, Debra McKenna perdeu o anel de curso do marido em …

Apresentadas mais de 50 queixas contra post de André Ventura sobre Joacine Katar Moreira

A Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial (CICDR) já recebeu mais de 50 queixas devido à publicação na qual o deputado do Chega sugeria devolver Joacine Katar Moreira ao seu país de origem. Em …