Encontrados dois míticos porta-aviões japoneses afundados na batalha de Midway

Cientistas e exploradores descobriram dois navios japoneses naufragados durante a histórica batalha de Midway, durante a II Guerra Mundial, no Oceano o Pacífico, noticia esta semana a agência noticiosa AP.

A equipa, que conta também com historiadores, encontrou há alguns dias a centenas de quilómetros das Ilhas Midway, a nordeste do Havai, nos Estados Unidos, os restos de um navio japonês naufragado durante a II Guerra Mundial durante a histórica batalha de Midway, travada no Pacífico entre as forças norte-americanas e japoneses.

Tratava-se de Kaga, um porta aviões que participou no ataque de Pearl Harbor e foi afundando por norte-americanos a 4 de junho de 1942.

Poucos dias depois, a mesma equipa de exploradores anunciou ter encontrado a 2.000 quilómetros a noroeste de Pearl Harbor, no Havai, um segundo porta-aviões japonês da II Guerra que participou também na batalha de Midaway.

No que toca ao segundo achado, os exploradores não conseguem ainda identificá-lo com certeza: sabem que pode ser Akagi ou Soryu, ambas embarcações japonesas. Para identificar com certeza a segunda embarcação encontrada, os cientistas estão a planear enviar uma segunda missão na qual vão recolher imagens de alta resolução.

“Lemos sobre as batalhas, sabemos o que aconteceu. Mas só quando vemos estes restos no fundo do oceano é que temos uma ideia real do custo da guerra”, disse Frank Thompson, um dos historiadores a bordo do navio Petrel, que explora águas profundas à procura naufrágios, citado pela agência AP.

“Vemos o dano causado [pelas batalhas] e é humilhante ver alguns dos vídeos destes navios porque são sepulturas de guerra“, sustentou.

Equipa quer encontrar todos os navios de Midway

Até agora, apenas um dos sete navios naufragados durante a batalha aérea e marítima de junho de 1942 – cinco japoneses e dois norte-americanos – foram encontrados. A tripulação do navio de pesquisa quer encontrar e estudar todos os navios perdidos da Batalha de Midway, que os historiadores consideraram ser uma luta crucial da II Guerra Mundial.

A batalha em causa foi travada entre porta-aviões e aviões de guerra norte-americanos e japoneses a cerca de 320 quilómetros de Atol Midway, uma antiga instalação militar que os japoneses queriam resgatar num ataque surpresa, recorda a agência noticiosa.

Os Estados Unidos, no entanto, intercetaram as comunicações japoneses sobre o ataque e, quando os Japão se preparava para a atacar, as forças norte-americanas estavam à sua espera. Durante a batalha morreram mais de 2.000 japoneses e 300 norte-americanos.

A expedição que explora o fundo do mar é fruto de uma iniciativa do já falecido Paulo Allen, o bilionário co-fundador da Microsoft. Durante anos, a tripulação do Petrel trabalho em parceria com a Marinha dos Estados Unidos e com outras autoridades de todo o mundo para localizar e documentar navios afundados.

Até ao momento, foram encontradas mais de 30 embarcações.

ZAP //

 

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Número diário de óbitos desce em Espanha. Mais um campo de refugiados grego em quarentena

Em Espanha, o número diário de óbitos por infeção de covid-19 tem mantido uma tendência de subida. Já na Alemanha, há menos casos, mas mais mortes. Espanha continua a manter a tendência de descida do número …

Trump diz que o pior está para vir (mas admite aliviar restrições para ir à missa na Páscoa)

Este sábado, o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, admitiu que o pior ainda está para vir e que ainda “vai haver muitas mortes". Depois, disse que está a pensar aliviar as restrições para permitir …

Covid-19. Mais 754 casos de infeção e 29 mortes em Portugal

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Deral da Saúde (DGS) este domingo, há 11.278 infetados por covid-19 em Portugal e 295 óbitos. O número de infetados por covid-19 subiu, este domingo, para um total …

Inspetores do SEF suspeitos de assassinar ucraniano foram identificados em carta anónima

Os três inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) suspeitos de assassinar um ucraniano no aeroporto de Lisboa foram identificados numa carta anónima enviada à Polícia Judiciária (PJ). De acordo com o semanário Expresso, a …

Avião fretado pelo Estado aterra em Lisboa com 20 toneladas de equipamento médico

Um avião fretado pelo Estado português chegou este sábado a Lisboa com equipamento médico proveniente de Pequim, incluindo 144 ventiladores e máscaras de proteção respiratória, destinados ao Sistema Nacional de Saúde (SNS), informou a embaixada …

Marinha venezuelana divulga vídeo editado sobre colisão com cruzeiro português

A Marinha venezuelana divulgou, este sábado, um vídeo editado sobre a colisão entre o cruzeiro de bandeira portuguesa "Resolute" e uma embarcação da Marina da Venezuela, "Naiguatá GC-23", ocorrido a 30 de março. O vídeo, de …

PCP quer alargar apoio para recibos verdes aos sócios-gerentes e fundo de apoio às pequenas empresas

O PCP considerou este sábado insuficientes as medidas do Governo de resposta económica à pandemia de covid-19 e defende que o apoio previsto para recibos verdes deveria ser alargado aos sócios-gerentes, um fundo público de …

Governo admite aumentar apoios às empresas (e injetar mais dez mil milhões na economia)

O Ministério da Economia, ouvido pela TSF, admitiu, este sábado, aumentar o apoio às empresas e à economia, de 3 para 13 milhões de euros. De acordo com a TSF, o Ministério da Economia pediu autorização …

Estado de Emergência. Oito detidos e 63 estabelecimentos encerrados

Oito pessoas foram detidas por violarem a obrigação de confinamento e outros crimes de desobediência pelas forças de segurança, até às 17h de sábado, no âmbito do estado de emergência, anunciou este sábado o Ministério …

Justiça impede Isabel dos Santos de receber dividendo da NOS. Mas não é a única afetada

A Sonaecom anunciou este sábado que o tribunal decidiu proceder ao arresto preventivo de 26,075% do capital social da NOS, na sequência da publicação de notícias sobre esquemas alegadamente fraudulentos que envolvem a empresária angolana …