Encontrados destroços do avião da AirAsia desaparecido

Os destroços detetados hoje no mar de Java durante buscas aéreas pertencem ao avião da AirAsia, que desapareceu no domingo, com 162 pessoas a bordo, revelou o director geral da aviação civil da Indonésia à agência AFP.

Um avião da Força Aérea indonésia detetou uma “sombra” no leito marinho correspondente à forma do aparelho da AirAsia, que desapareceu no domingo, disse o chefe da Agência Nacional de Busca e Resgate da Indonésia, Bambang Soelistyo.

“Deus abençoou-nos hoje”, disse Bambang Soelistyo, em conferência de imprensa.

“Às 12:50, um Hercules da Força Aérea descobriu um objeto descrito como uma sombra na forma de um avião no fundo do mar”, afirmou.

“De momento, podemos confirmar que se trata do avião da AirAsia”, afirmou o director geral da aviação civil da Indonésia, Djoko Murjatmodjo, indicando que o ministro dos Transportes vai partir em breve para Pangkalan Bun, na zona de buscas onde foram localizados os destroços.

“Com base na observação feita pelo pessoal de busca e resgate, foram encontrados objectos significativos, como uma porta de passageiros e uma de carga. Estão no mar, a  160 quilómetros a sudoeste de Pangkalan Bun”, no centro de Kalimantan, na ilha do Bornéu, explicou o mesmo responsável.

Coração cheio de tristeza

O diretor executivo da AirAsia, Tony Fernandes, expressou hoje o seu pesar para com os familiares das 162 pessoas que seguiam a bordo do avião, depois de terem sido encontrados destroços e corpos no mar.

“O meu coração está cheio de tristeza por todas as famílias envolvidas no voo QZ 8501. Em nome da AirAsia, as minhas condolências a todos. As palavras não podem exprimir o quão triste estou”, escreveu Tony Fernandes na rede social Twitter.

lastsham / Wikimedia

O luso-descendente Tony Fernandes, CEO da Air Asia

O luso-descendente Tony Fernandes, CEO da Air Asia

O proprietário da companhia aérea de baixo custo malaia indicou estar de partida para a cidade indonésia de Surabaia, donde descolou o Airbus A320-200 com destino a Singapura, uma vez que ali se encontram reunidos os familiares dos passageiros.

Tony Fernandes é um conceituado empresário na Malásia. Com ascendência portuguesa, de pai nascido em Goa, Fernandes é formado em Londres, na London School of Economics.

Segundo os media, “sonhar o impossível” é o seu lema de vida. Sonhou criar a primeira companhia aérea low-cost do continente asiático, e concretizou o seu sonho.

Em 2001, comprou a preço simbólico a Air Asia, então uma pequena companhia com apenas 2 aviões de carreira. Actualmente a empresa transporta por ano 30 milhões de passageiros, em 86 aeronaves.

Este domingo, Tony Fernandes confessava que o desaparecimento do voo QZ8501 era o seu “pior pesadelo”.

 Controladores aéreos negaram altitude pedida por piloto

Os controladores aéreos negaram o pedido do piloto do avião da AirAsia, desaparecido desde domingo, de elevar o Airbus de 32.000 para 38.000 pés de altitude, uma vez que um outro aparelho voava a essa altitude, informam hoje os ‘media’ locais.

Contudo, segundo a última conversa entre o comandante da aeronave e os controladores aéreos, divulgada por ‘media’ locais citados pela agência Efe, a torre de controlo aceitou ainda assim uma subida até aos 34.000 pés, mas já não viria a ter resposta do avião.

Dois minutos antes, às 06:12 locais, o comandante Iriyanto pediu autorização para desviar o avião para a esquerda com o objectivo de evitar uma tempestade, um pedido aprovado de imediato.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

João Ferreira desafia Marcelo a assumir candidatura "o quanto antes"

  João Ferreira, candidato comunista às presidenciais, acredita, como os "todos" os portugueses, que Marcelo Rebelo de Sousa será recandidato, mas desafiou-o esta segunda-feira a dizê-lo "quanto antes", por "uma questão de transparência". “Já todos perceberam o …

Irão. Líder Supremo pede punição pela morte de cientista que liderou programa nuclear

O líder supremo do Irão, o Ayatollah Ali Khamenei, exigiu no sábado punição pela morte do cientista Mohsen Fakhrizadeh, que liderou o programa nuclear de Teerão, enquanto a República Islâmica culpa Israel pelo assassinato. Israel, há muito …

Portugal é o país da UE mais próximo de atingir metas climáticas para 2030

Portugal é o país da União Europeia (UE) mais perto de atingir as suas metas climáticas de redução de emissões até 2030, relativamente aos níveis de 2005, segundo um relatório esta segunda-feira publicado pela Comissão …

Novos casos aumentam mais de 50% em oito concelhos do Norte

O número de novos casos de infeção no Norte aumentou mais de 50% em oito concelhos da região, seis dos quais no distrito de Vila Real e dois em Bragança, segundo o relatório da Administração …

União Europeia convida Joe Biden para cimeira presencial durante presidência portuguesa em 2021

O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, convidou o Presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, para uma cimeira presencial no primeiro semestre de 2021, durante a presidência portuguesa da União Europeia. Fontes europeias informaram que …

Maior controlo nas fronteiras não foi eficaz para conter o vírus, diz Cabrita

O ministro da Administração Interna considerou esta segunda-feira que o maior controlo nas fronteiras internas do espaço Schengen, durante os primeiros meses da pandemia, não foi eficaz para conter o novo coronavírus. “Ao nível das fronteiras …

Hospitais de Coimbra estão "muito próximos" do limite de capacidade

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) está "muito próximo do limite de capacidade" de resposta à covid-19, devido à falta de recursos humanos, disse esta segunda-feira o presidente do conselho de administração da …

Médico de Maradona apresenta-se voluntariamente às autoridades judiciais

O médico Leopoldo Luque apresentou-se esta segunda-feira voluntariamente às autoridades judiciais para explicar as circunstâncias em que ocorreu a morte do ex-futebolista Diego Maradona, depois de a sua casa e o seu consultório terem sido …

Itália mantém recolher obrigatório no Natal e Ano Novo

O ministro dos Assuntos Regionais italiano anunciou esta segunda-feira que o recolher obrigatório se vai manter durante o Natal e Ano Novo, no mesmo dia em que o Governo aprovou um novo plano de apoio …

Papa Francisco defende distanciamento social e é criticado por radicais de direita

Num artigo no New York Times sobre o Dia de Ação de Graças, o Papa Francisco defendeu as restrições levantadas para combater a pandemia covid-19, acabando por ser criticado por alguns radicais de direita, que …