//

Encontrados corpos do avião da AirAsia. 3 estavam de mãos dadas

Pelo menos sete corpos de passageiros do voo QZ8501 da Air Asia foram recuperados do mar, avança a Euronews. Três dos corpos estavam de mãos dadas.

Um navio de guerra da Indonésia recuperou esta terça-feira os corpos de pelo menos sete passageiros do avião da Air Asia que desapareceu no domingo com 162 passageiros a bordo.

Os corpos foram encontrados junto a destroços que flutuavam no Mar de Java, numa das zonas de buscas pelo avião desaparecido.

O tenente-aviador Tri Wobowo, piloto do Hercules C130 que descobriu os destroços do Airbus A320-200, relata que três dos corpos recuperados estavam de mãos dadas.

“Era um grupo de sete pessoas, três tinham dado as mãos e ainda estavam assim quando os encontrámos”, contou Wobowo ao jornal local Kompas.

Todos os meios de busca disponíveis foram agora encaminhados para a zona onde os destroços foram encontrados.

O presidente indonésio, Joko Widodo, anunciou que as buscas continuariam durante a noite, e que a prioridade é “encontrar os corpos dos passageiros e tripulação”.

Familiares “desiludidos” após descoberta de corpos

Os familiares dos passageiros do voo QZ8501 ficaram “muito tristes” e “desapontados” após a descoberta de corpos dos passageiros nas operações busca, disse à Lusa a presidente da câmara municipal de Surabaia, Tri Rismaharini.

“Eles estão muito tristes. Têm o coração desiludido. Há cerca de 82 pessoas de Surabaia entre as vítimas“, contou a autarca da cidade de onde partiu o avião da AirAsia desaparecido no domingo quando viajava para Singapura.

Tri Rismaharini acrescentou que muitas famílias vieram de outros lugares para o Aeroporto Internacional de Juanda, em Surabaia, para obterem informações em primeira mão sobre o andamento das buscas.

A autarca referiu também que aconselhou os familiares a não voarem para a zona das buscas, como tinham solicitado antes da descoberta dos corpos, considerando que será melhor aguardar por notícias em Surabaia.

A responsável pela autarquia da segunda maior cidade indonésia adiantou que deverá passar a noite no departamento central da polícia provincial à espera de novidades.

Também Yulia Joice, que aguarda por notícias de um amigo malaio, com quem participa num grupo de culinária, está preparada para aguardar durante o tempo que for necessário.

“Eu espero que ainda seja possível encontrá-lo com vida. Eu tenho esperança, porque ele é um homem muito bondoso”, disse a indonésia à Lusa.

Após a confirmação de que mais de 40 corpos foram encontrados no âmbito das buscas pelo avião da AirAsia que desapareceu no domingo, as janelas e as portas de vidro do centro de apoio psicológico implementado no aeroporto Internacional de Juanda, em Surabaia, que davam acesso visual aos jornalistas, foram vedadas com papel.

ZAP / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.