Encontrados corpos do avião da AirAsia. 3 estavam de mãos dadas

Pelo menos sete corpos de passageiros do voo QZ8501 da Air Asia foram recuperados do mar, avança a Euronews. Três dos corpos estavam de mãos dadas.

Um navio de guerra da Indonésia recuperou esta terça-feira os corpos de pelo menos sete passageiros do avião da Air Asia que desapareceu no domingo com 162 passageiros a bordo.

Os corpos foram encontrados junto a destroços que flutuavam no Mar de Java, numa das zonas de buscas pelo avião desaparecido.

O tenente-aviador Tri Wobowo, piloto do Hercules C130 que descobriu os destroços do Airbus A320-200, relata que três dos corpos recuperados estavam de mãos dadas.

“Era um grupo de sete pessoas, três tinham dado as mãos e ainda estavam assim quando os encontrámos”, contou Wobowo ao jornal local Kompas.

Todos os meios de busca disponíveis foram agora encaminhados para a zona onde os destroços foram encontrados.

O presidente indonésio, Joko Widodo, anunciou que as buscas continuariam durante a noite, e que a prioridade é “encontrar os corpos dos passageiros e tripulação”.

Familiares “desiludidos” após descoberta de corpos

Os familiares dos passageiros do voo QZ8501 ficaram “muito tristes” e “desapontados” após a descoberta de corpos dos passageiros nas operações busca, disse à Lusa a presidente da câmara municipal de Surabaia, Tri Rismaharini.

“Eles estão muito tristes. Têm o coração desiludido. Há cerca de 82 pessoas de Surabaia entre as vítimas“, contou a autarca da cidade de onde partiu o avião da AirAsia desaparecido no domingo quando viajava para Singapura.

Tri Rismaharini acrescentou que muitas famílias vieram de outros lugares para o Aeroporto Internacional de Juanda, em Surabaia, para obterem informações em primeira mão sobre o andamento das buscas.

A autarca referiu também que aconselhou os familiares a não voarem para a zona das buscas, como tinham solicitado antes da descoberta dos corpos, considerando que será melhor aguardar por notícias em Surabaia.

A responsável pela autarquia da segunda maior cidade indonésia adiantou que deverá passar a noite no departamento central da polícia provincial à espera de novidades.

Também Yulia Joice, que aguarda por notícias de um amigo malaio, com quem participa num grupo de culinária, está preparada para aguardar durante o tempo que for necessário.

“Eu espero que ainda seja possível encontrá-lo com vida. Eu tenho esperança, porque ele é um homem muito bondoso”, disse a indonésia à Lusa.

Após a confirmação de que mais de 40 corpos foram encontrados no âmbito das buscas pelo avião da AirAsia que desapareceu no domingo, as janelas e as portas de vidro do centro de apoio psicológico implementado no aeroporto Internacional de Juanda, em Surabaia, que davam acesso visual aos jornalistas, foram vedadas com papel.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Mais 71 mortes e 5290 casos de covid-19. 517 doentes nos cuidados intensivos

Portugal regista, esta quarta-feira, mais 71 mortes e 5290 novos casos de infeção por covid-19, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 5290 novos casos, …

Um quarto dos italianos acredita em teorias da conspiração sobre a covid-19

Um quarto dos italianos acredita em teorias da conspiração sobre a covid-19, incluindo que o vírus foi criado em laboratório para alterar equilíbrios mundiais ou que não existe, segundo uma nova sondagem. Um em cada cinco …

Carros importados poderão reaver ISV pago em excesso desde 2017

A Autoridade Tributária foi condenada a devolver parte do Imposto Sobre Veículos (ISV) cobrado sobre dois carros usados importados em 2017. Segundo o jornal Público, esta é a primeira vez que a sentença envolve um imposto …

Juventude Popular suspende congresso do próximo fim de semana

O XXIV Congresso da Juventude Popular, agendado para sábado e domingo, em Braga, foi suspenso e será reagendado 15 dias depois do levantamento do estado de emergência, decidiram esta terça-feira os órgãos da estrutura que …

Novo líder do Aliança reúne-se com Rui Rio (com autárquicas em cima da mesa)

Paulo Bento, recém-eleito presidente do Aliança, e Rui Rio, líder do PSD, vão encontrar-se esta quarta-feira. Em cima da mesa vão estar as eleições autárquicas do próximo ano. De acordo com o Público, o encontro destina-se …

Mais de 60% dos portugueses deixaram de ir a restaurantes. Só 33% considera que o Estado prioriza a saúde

A nível nacional, 63% dos portugueses que continuaram a ir a espaços de restauração indicaram o convívio familiar com principal motivo da deslocação. A nível dos cuidados de saúde apenas 33% dos portugueses consideram que …

Santa Casa contratou Paulo Pedroso como consultor por 3700 euros

O ex-ministro socialista Paulo Pedroso, actual director da campanha presidencial de Ana Gomes, foi contratado pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) em Setembro passado, com um ordenado de 3700 euros e efeitos retroactivos …

Covid-19. Médicos devem dar prioridade a quem pode recuperar vida normal e não à idade

Os doentes que podem recuperar para uma vida normal devem ter prioridade face aos que têm baixa probabilidade de recuperação e a idade não pode por si só ser critério, recomenda um parecer do Colégio …

"Há doentes a ficar para trás". Ex-ministro da Saúde diz que mortes por falta de cuidados são inaceitáveis

O ex-ministro da Saúde Adalberto Campos Fernandes afirmou esta terça-feira que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) está a ser exposto a um teste de stresse devido à pandemia e que não é aceitável que …

Ordem dos Médicos abre processo disciplinar a médica que divulgou receita para enganar testes à covid-19

Depois de médica divulgar receita para os possíveis infetados testarem negativo à covid-19, a Ordem dos Médicos abriu o terceiro processo contra membros do movimento que contesta o uso de máscaras - os "Médicos pela …