Encontrada uma máquina de criptografia Enigma nazi. Estava perdida no fundo do mar Báltico

Uma máquina Enigma, o dispositivo alemão de criptografia de mensagens usado pelas forças nazis para enviar mensagens secretas durante a II Guerra Mundial, foi encontrada e recuperada no fundo do Mar Báltico.

De acordo com a agência Reuters, ao remover redes de pesca descartadas que ameaçam a vida marinha, uma equipa de mergulhadores alemães encontrou o dispositivo preso numa rede perto da costa norte da Alemanha. Inicialmente, a equipa pensou ter encontrado uma máquina de escrever.

“Fiz muitas descobertas emocionantes e bizarras nos últimos 20 anos. Mas nunca sonhei que um dia encontraríamos uma das lendárias máquinas Enigma”, disse o arqueólogo subaquático Florian Huber.

A descoberta notável foi inesperada para Gabriele Dederer do World Wide Fund for Nature (WWF). “O WWF tem trabalhado durante muitos anos para livrar o Mar Báltico de perigosas redes fantasmas”, disse Dederer, citada pelo jornal britânico Daily Mail. “Regularmente encontramos objetos maiores nos quais as redes se enredam debaixo de água. Os chamados pontos de gancho são frequentemente troncos de árvores ou pedras. O Enigma é de longe o achado histórico mais emocionante”.

Embora a máquina Enigma tenha sido usada durante a II Guerra Mundial, foi projetada pelo engenheiro Arthur Scherbius após a I Guerra Mundial. Projetada como um produto comercial, a máquina foi rapidamente absorvida por vários governos nacionais e militares, pois era considerada uma ferramenta de criptografia de última geração para a época.

O dispositivo portátil, conhecido pelo seu uso para codificar mensagens militares transmitidas por rádio, é, na verdade, uma máquina de escrever com um sistema de rotores dentro que, juntos, formavam um circuito elétrico que codificava repetidamente cada caractere inserido e reconfigurava cada letra.

Os nazistas tinham livros de código detalhados que continham instruções para os operadores da Enigma sobre como configurar as rodas de código e os plugues da máquina. Esses padrões mudavam diariamente e, sem eles, as máquinas eram inúteis.

No entanto, uma equipa de matemáticos britânicos do centro de Bletchley Park liderada por Alan Turing conseguiu decodificá-los. Acredita-se que a descoberta de Turing encurtou a guerra e ajudou a salvar milhões de vidas.

Pouco antes da rendição da Alemanha em 1945, as tripulações de cerca de 50 submarinos obedeceram a uma ordem do almirante Karl Dönitz para afundar os seus navios na Baía de Gelting e destruir os dispositivos de criptografia.

O artefacto foi entregue ao Museu de Arqueologia de Schleswig, na Alemanha, para preservação.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Nunca chegou a vaguear no mar. Ford encontra mensagem centenária em garrafa numa estação de comboios nos EUA

Há muitas mensagens engarrafadas que começam e terminam a sua vida em barcos, na costa ou até mesmo no mar. Recentemente, a Ford Motor Company encontrou uma mensagem numa garrafa na antiga Estação Central de …

Há uma estranha petição a pedir que Jeff Bezos compre a Mona Lisa (e a coma)

Está a circular na Internet uma estranha petição que incentiva Jeff Bezos, fundador da Amazon, a comprar o quadro da Mona Lisa para o comer. A petição online "Queremos que Jeff Bezos compre e coma a …

Depois da reforma de Magawa, há uma nova recruta de ratos gigantes que detetam minas no Camboja

O Camboja recrutou uma nova equipa de ratos farejadores de minas para substituir os já "aposentados", num esforço para impulsionar as operações de desminagem no país. O país, atormentado durante décadas por munições não detonadas, recrutou …

Coca-Cola responde a Ronaldo: "Toda a gente tem direito às suas preferências"

Depois de Cristiano Ronaldo ter afastado duas garrafas de Coca-Cola durante uma conferência de imprensa, a marca respondeu ao jogador, dizendo que "toda a gente tem direito às suas preferências de bebidas". Numa conferência de imprensa …

Mochila voadora elétrica passa no primeiro teste em praia australiana

Qualquer um dava tudo para poder voar. Recentemente, uma startup australiana revelou o vídeo do primeiro voo de teste do seu dispositivo voador pessoal, com uma configuração totalmente elétrica que o torna mais amigo do …

"Lamento profundamente." Ex-diretor da BBC pede desculpas ao Príncipe William pela entrevista com Diana

Tony Hall, ex-diretor geral da BBC, lamentou "profundamente a dor" que a entrevista feita em 1995 a Diana de Gales causou ao príncipe William. O ex-diretor geral da rede BBC Tony Hall expressou, esta terça-feira, …

Fernando Santos: "O jogo esteve muito difícil"

Falta de eficácia durante a primeira parte poderia ter estragado os planos da campeã europeia, no jogo contra a Hungria. Portugal ganhou contra a Hungria por 3-0 mas, até aos 83 minutos, não houve golos em …

A partir de 2024, clientes vão pagar taxa pelas embalagens de take away

A partir de 2024, os clientes que comprarem comida através do take away vão passar a pagar uma taxa sobre as embalagens. A notícia é avançada esta terça-feira pelo Jornal de Notícias, que adianta que o …

Primeira-ministra da Nova Zelândia diz ter sido enganada por autora de biografia

A primeira-ministra da Nova Zelândia distanciou-se na segunda-feira do livro "Jacinda Ardern: Liderar com Empatia", a sua mais recente biografia, alegadamente baseado em entrevistas exclusivas. Esta é a terceira biografia sobre Jacinda Ardern. As duas primeiras, …

Hungria 0-3 Portugal | Entrada de Rafa e Renato arrasa magiares

A seleção portuguesa de futebol iniciou hoje a defesa do título com um triunfo por 3-0 sobre a Hungria, na Puskás Arenas, em Budapeste, em encontro da primeira jornada do Grupo F do Euro2020. Raphaël Guerreiro, …