Encontrada uma máquina de criptografia Enigma nazi. Estava perdida no fundo do mar Báltico

Uma máquina Enigma, o dispositivo alemão de criptografia de mensagens usado pelas forças nazis para enviar mensagens secretas durante a II Guerra Mundial, foi encontrada e recuperada no fundo do Mar Báltico.

De acordo com a agência Reuters, ao remover redes de pesca descartadas que ameaçam a vida marinha, uma equipa de mergulhadores alemães encontrou o dispositivo preso numa rede perto da costa norte da Alemanha. Inicialmente, a equipa pensou ter encontrado uma máquina de escrever.

“Fiz muitas descobertas emocionantes e bizarras nos últimos 20 anos. Mas nunca sonhei que um dia encontraríamos uma das lendárias máquinas Enigma”, disse o arqueólogo subaquático Florian Huber.

A descoberta notável foi inesperada para Gabriele Dederer do World Wide Fund for Nature (WWF). “O WWF tem trabalhado durante muitos anos para livrar o Mar Báltico de perigosas redes fantasmas”, disse Dederer, citada pelo jornal britânico Daily Mail. “Regularmente encontramos objetos maiores nos quais as redes se enredam debaixo de água. Os chamados pontos de gancho são frequentemente troncos de árvores ou pedras. O Enigma é de longe o achado histórico mais emocionante”.

Embora a máquina Enigma tenha sido usada durante a II Guerra Mundial, foi projetada pelo engenheiro Arthur Scherbius após a I Guerra Mundial. Projetada como um produto comercial, a máquina foi rapidamente absorvida por vários governos nacionais e militares, pois era considerada uma ferramenta de criptografia de última geração para a época.

O dispositivo portátil, conhecido pelo seu uso para codificar mensagens militares transmitidas por rádio, é, na verdade, uma máquina de escrever com um sistema de rotores dentro que, juntos, formavam um circuito elétrico que codificava repetidamente cada caractere inserido e reconfigurava cada letra.

Os nazistas tinham livros de código detalhados que continham instruções para os operadores da Enigma sobre como configurar as rodas de código e os plugues da máquina. Esses padrões mudavam diariamente e, sem eles, as máquinas eram inúteis.

No entanto, uma equipa de matemáticos britânicos do centro de Bletchley Park liderada por Alan Turing conseguiu decodificá-los. Acredita-se que a descoberta de Turing encurtou a guerra e ajudou a salvar milhões de vidas.

Pouco antes da rendição da Alemanha em 1945, as tripulações de cerca de 50 submarinos obedeceram a uma ordem do almirante Karl Dönitz para afundar os seus navios na Baía de Gelting e destruir os dispositivos de criptografia.

O artefacto foi entregue ao Museu de Arqueologia de Schleswig, na Alemanha, para preservação.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Estados Unidos querem rever o acordo com rebeldes talibãs no Afeganistão

Os Estados Unidos indicaram hoje às autoridades afegãs o seu desejo de rever o acordo entre o Governo norte-americano e os talibãs, assinado em fevereiro de 2020, particularmente para "avaliar" o respeito dos rebeldes pelos …

"Excedeu todas as expetativas". Implante de córnea artificial devolve visão a homem cego

Um homem de 78 anos que estava cego dos dois olhos há 10 anos recuperou a visão após receber o primeiro implante de uma córnea artificial desenvolvida pela startup israelita CorNeat Vision. O implante CorNeat KPro …

Tenista João Sousa falha Open da Austrália após ter estado infetado

João Sousa vai falhar o Open da Austrália depois de ter estado infetado com o novo coronavírus, por determinação das autoridades australianas, anunciou hoje o tenista português. "É com muita tristeza que vos dou a conhecer …

Cientistas criam nova forma de produzir carne em laboratório (e prometem manter o sabor e a textura)

Uma equipa da McMaster desenvolveu uma nova forma de carne cultivada, através do uso de um método que promete manter o sabor e a textura mais naturais do que as outras alternativas à carne tradicional. Os …

Papa pede "jornalismo corajoso" e controlo de notícias falsas na Internet

O papa Francisco pediu hoje um "jornalismo corajoso" que venha ao encontro das pessoas e histórias, propondo ainda o controlo das notícias falsas na Internet, especialmente neste período de pandemia da covid-19. “Opiniões atentas lamentam, há …

A cidade mais antiga das Américas está sob ameaça de invasão (e a culpa é da pandemia)

Tendo sobrevivido durante cinco mil anos, o sítio arqueológico mais antigo das Américas está sob a ameaça de invasores que afirmam que a pandemia de covid-19 os deixou sem outra opção a não ser ocupar …

Suspeito do homicídio de Bruno Candé nega ter agido impulsionado por racismo

Evaristo Marinho disparou vários insultos racistas contra Bruno Candé: “Vai para a tua terra, preto, tens a família toda na sanzala e também devias lá estar”, foi um deles. Três dias depois acabou por matá-lo, …

Macaulay Culkin, o Kevin de "Sozinho em Casa", apela para que participação de Trump no filme seja retirada

A estrela do filme "Sozinho em Casa", Macaulay Culkin, fez comentários nas redes sociais onde apelou a que a participação especial de Donald Trump no filme seja removida digitalmente e substituída por uma versão mais …

Governo dos Açores defende clarificação de competências em situação de pandemia

O presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, alertou para a necessidade de ser criada legislação que clarifique as competências da região no combate a uma pandemia. “É importante a aprovação de uma lei …

"Da terra à mesa". Contentores com quintas verticais produzem vegetais para restaurantes e supermercados

A agricultura tradicional envolve o uso de muitos recursos, quer durante o processo de cultivo, quer depois, durante o processo de distribuição. O conceito das quintas verticais tem vindo a difundir-se pelo mundo, e agora …