/

Encontrada uma máquina de criptografia Enigma nazi. Estava perdida no fundo do mar Báltico

Uma máquina Enigma, o dispositivo alemão de criptografia de mensagens usado pelas forças nazis para enviar mensagens secretas durante a II Guerra Mundial, foi encontrada e recuperada no fundo do Mar Báltico.

De acordo com a agência Reuters, ao remover redes de pesca descartadas que ameaçam a vida marinha, uma equipa de mergulhadores alemães encontrou o dispositivo preso numa rede perto da costa norte da Alemanha. Inicialmente, a equipa pensou ter encontrado uma máquina de escrever.

“Fiz muitas descobertas emocionantes e bizarras nos últimos 20 anos. Mas nunca sonhei que um dia encontraríamos uma das lendárias máquinas Enigma”, disse o arqueólogo subaquático Florian Huber.

A descoberta notável foi inesperada para Gabriele Dederer do World Wide Fund for Nature (WWF). “O WWF tem trabalhado durante muitos anos para livrar o Mar Báltico de perigosas redes fantasmas”, disse Dederer, citada pelo jornal britânico Daily Mail. “Regularmente encontramos objetos maiores nos quais as redes se enredam debaixo de água. Os chamados pontos de gancho são frequentemente troncos de árvores ou pedras. O Enigma é de longe o achado histórico mais emocionante”.

Embora a máquina Enigma tenha sido usada durante a II Guerra Mundial, foi projetada pelo engenheiro Arthur Scherbius após a I Guerra Mundial. Projetada como um produto comercial, a máquina foi rapidamente absorvida por vários governos nacionais e militares, pois era considerada uma ferramenta de criptografia de última geração para a época.

O dispositivo portátil, conhecido pelo seu uso para codificar mensagens militares transmitidas por rádio, é, na verdade, uma máquina de escrever com um sistema de rotores dentro que, juntos, formavam um circuito elétrico que codificava repetidamente cada caractere inserido e reconfigurava cada letra.

Os nazistas tinham livros de código detalhados que continham instruções para os operadores da Enigma sobre como configurar as rodas de código e os plugues da máquina. Esses padrões mudavam diariamente e, sem eles, as máquinas eram inúteis.

No entanto, uma equipa de matemáticos britânicos do centro de Bletchley Park liderada por Alan Turing conseguiu decodificá-los. Acredita-se que a descoberta de Turing encurtou a guerra e ajudou a salvar milhões de vidas.

Pouco antes da rendição da Alemanha em 1945, as tripulações de cerca de 50 submarinos obedeceram a uma ordem do almirante Karl Dönitz para afundar os seus navios na Baía de Gelting e destruir os dispositivos de criptografia.

O artefacto foi entregue ao Museu de Arqueologia de Schleswig, na Alemanha, para preservação.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.