Engenheiro reconstrói máquina que decifrou os códigos alemães Enigma na II Guerra Mundial

Hal Evans / University of Cambridge

Hal Evans construiu a primeira réplica funcional de um ciclómetro: uma máquina construída no início da década de 1930 (e usada na II Guerra Mundial) por matemáticos polacos para ajudar a decifrar as mensagens secretas enviadas pelos alemães através de códigos nas máquinas Enigma.

Hal Evans, um antigo aluno de engenharia da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, construiu a versão do século XXI do dispositivo criptográfico eletromecânico de Marian Rejewski, que tem o mesmo tamanho de um grande computador, mas muito mais pesado.

Segundo o Interesting Engineering, o ciclómetro de Evans é capaz de determinar todas as formas possíveis de tradução de um determinado texto simples para um texto cifrado Enigma. A máquina semi-automatiza o processo de identificação e catalogação dos resultados de cada parte possível do código Enigma, produzido nos primeiros dias do protocolo alemão.

“Devido ao custo e à complexidade mecânica de reproduzir a máquina original, foram feitos outros esforços para criar uma réplica”, explicou Evans, em comunicado.

Tim Flack, professor de Evans, explicou que este instrumento foi um exemplo criptográfico precoce que desempenhou um papel muito importante no desenvolvimento da Bombe de Alan Turing, usada para decifrar o código alemão Enigma durante a II Guerra Mundial.

O protocolo Enigma baseou-se num mecanismo que baralhava as 26 letras do alfabeto, que transformava o texto simples num texto cifrado, definido por um sistema complexo.

Uma máquina Enigma era equipada com um conjunto de três rotores, sendo que cada um podia ser configurado para uma das 26 letras do alfabeto. A posição e a ordem dos rotores definia como criar o texto cifrado.

No fundo, havia centenas de milhares de formas diferentes de configurar a máquina antes de enviar uma mensagem. A configuração constituiu a chave da mensagem e foi compartilhada pelo remetente e pelo destinatário para descriptografar as comunicações.

Para dificultar o processo, os alemães mudavam regularmente a chave, tornando as comunicações da Enigma quase indecifráveis.

Os refletores e rotores da máquina de Evans, compostos por milhares de peças, foram criados por um mecânico alemão, mas o antigo estudante de mestrado da universidade britânica fabricou o resto dos componentes a partir do zero. A réplica do ciclómetro polaco vive, atualmente, no King’s College, em Cambridge.

A réplica foi construída, em pouco mais de um ano, para ser o mais autêntica possível, mas a verdade é que o ex-aluno da Universidade de Cambridge teve que confiar em informações históricas muito limitadas. Apesar de não servir para o mesmo objetivo final da máquina original, a réplica de Evans pode ajudar a decifrar a história do ciclómetro.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A Família Real inglesa vai ter um novo membro (e será já no início de 2021)

A Rainha Isabel II vai ter mais um bisneto. A princesa Eugénia anunciou hoje, através das redes sociais, que está à espera do seu primeiro filho. Também a Casa real já se pronunciou sobre a …

Google Maps vai localizar e mapear áreas de contágio de covid-19

O Google Maps, 'website' e aplicação de cartografia da gigante norte-americana Google, vai poder revelar nos mapas, consultados por utilizadores, as áreas de infeção da covid-19. “Ao abrir o Google Maps, clique na guia à direita …

Cabra com mais de 400 anos encontrada mumificada numa montanha de gelo

Uma cabra morta há mais de 400 anos foi descoberta por um esquiador, em Val Aurina, em Itália. Hermann Oberlechner, alpinista e campeão de esqui, estava a caminhar quando encontrou algo invulgar e inesperado no …

Norte-americano morre após overdose de guloseimas

Um homem de 54 anos morreu na sequência de uma paragem cardíaca causada por hipocaliemia severa. A ingestão de alcaçuz preto em altas quantidades é apontada como a causa da morte. Um norte-americano de 54 anos, …

Cidade brasileira de Manaus pode já ter atingido a imunidade de grupo

Um estudo liderado pela Universidade de São Paulo, no Brasil, sugere que a cidade brasileira de Manaus, a capital do estado do Amazonas, pode já ter atingido a imunidade de grupo para o novo coronavírus …

Segunda vaga da covid-19 aumenta fosso entre ricos e os pobres em Madrid

A capital de Espanha foi a mais atingida da Europa ao nível de contágios e mortes por covid-19, situação que levou a presidente da Comunidade de Madrid, Isabel Díaz Ayuso, a decretar o bloqueio parcial …

Sobrinho de Pablo Escobar terá encontrado 18 milhões escondidos na parede do apartamento do traficante

Um sobrinho do traficante colombiano Pablo Escobar disse que encontrou 18 milhões de dólares em dinheiro escondidos dentro de uma parede de um dos apartamento do seu tio. De acordo com o jornal britânico The Independent, …

Bebé nasce durante voo (e companhia aérea oferece-lhe "passagem vitalícia")

Foi durante uma viagem de avião que uma menina resolveu vir ao mundo A mãe da bebé viajava num voo da Egyptair quando entrou em trabalho de parto e teve direito a um presente inesperado. …

Pelo menos 22 mortos em queda de avião militar na Ucrânia

Pelo menos 22 pessoas morreram, esta sexta-feira, na queda de um avião militar no este da Ucrânia, entre as quais estudantes de uma escola militar, havendo ainda registo de dois feridos graves. "Vinte mortos e dois …

Empresas espanholas terão de pagar despesas dos funcionários em teletrabalho

A lei não se aplicará se o teletrabalho tiver sido forçado pela pandemia de covid-19, mas a empresa terá de assumir, porém, as despesas dos funcionários que estejam a trabalhar à distância. De acordo com o …