Engenheiro reconstrói máquina que decifrou os códigos alemães Enigma na II Guerra Mundial

Hal Evans / University of Cambridge

Hal Evans construiu a primeira réplica funcional de um ciclómetro: uma máquina construída no início da década de 1930 (e usada na II Guerra Mundial) por matemáticos polacos para ajudar a decifrar as mensagens secretas enviadas pelos alemães através de códigos nas máquinas Enigma.

Hal Evans, um antigo aluno de engenharia da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, construiu a versão do século XXI do dispositivo criptográfico eletromecânico de Marian Rejewski, que tem o mesmo tamanho de um grande computador, mas muito mais pesado.

Segundo o Interesting Engineering, o ciclómetro de Evans é capaz de determinar todas as formas possíveis de tradução de um determinado texto simples para um texto cifrado Enigma. A máquina semi-automatiza o processo de identificação e catalogação dos resultados de cada parte possível do código Enigma, produzido nos primeiros dias do protocolo alemão.

“Devido ao custo e à complexidade mecânica de reproduzir a máquina original, foram feitos outros esforços para criar uma réplica”, explicou Evans, em comunicado.

Tim Flack, professor de Evans, explicou que este instrumento foi um exemplo criptográfico precoce que desempenhou um papel muito importante no desenvolvimento da Bombe de Alan Turing, usada para decifrar o código alemão Enigma durante a II Guerra Mundial.

O protocolo Enigma baseou-se num mecanismo que baralhava as 26 letras do alfabeto, que transformava o texto simples num texto cifrado, definido por um sistema complexo.

Uma máquina Enigma era equipada com um conjunto de três rotores, sendo que cada um podia ser configurado para uma das 26 letras do alfabeto. A posição e a ordem dos rotores definia como criar o texto cifrado.

No fundo, havia centenas de milhares de formas diferentes de configurar a máquina antes de enviar uma mensagem. A configuração constituiu a chave da mensagem e foi compartilhada pelo remetente e pelo destinatário para descriptografar as comunicações.

Para dificultar o processo, os alemães mudavam regularmente a chave, tornando as comunicações da Enigma quase indecifráveis.

Os refletores e rotores da máquina de Evans, compostos por milhares de peças, foram criados por um mecânico alemão, mas o antigo estudante de mestrado da universidade britânica fabricou o resto dos componentes a partir do zero. A réplica do ciclómetro polaco vive, atualmente, no King’s College, em Cambridge.

A réplica foi construída, em pouco mais de um ano, para ser o mais autêntica possível, mas a verdade é que o ex-aluno da Universidade de Cambridge teve que confiar em informações históricas muito limitadas. Apesar de não servir para o mesmo objetivo final da máquina original, a réplica de Evans pode ajudar a decifrar a história do ciclómetro.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Encontrado o primeiro planeta que sobreviveu à morte da sua estrela

Uma equipa internacional de astrónomos relatou o que pode ser o primeiro planeta intacto encontrado a orbitar uma anã branca, as densas sobras de uma estrela semelhante ao Sol, apenas 40% maior do que Terra. O …

Os sinais de vida em Marte podem ter sido "apagados" por ácidos

Fluidos ácidos podem ter destruído há muito as evidências de vida biológica passada dentro da argila marciana - possivelmente explicando, assim, por que é tão difícil encontrar evidências de vida antiga no Planeta Vermelho. Em pouco …

Faca feita de fezes entre os vencedores deste ano dos prémios Ig Nobel

Uma faca feita com fezes congeladas e um jacaré a arrotar são alguns dos vencedores dos prémis Ig Nobel, que distinguem as invenções mais incomuns. Os prémios Ig Nobel – uma paródia dos prémios atribuídos pelas …

O hemisfério norte teve o verão mais quente de que há registo (e isso é um sinal de alerta para a Terra)

O hemisfério teve em 2020 o verão mais quente de que há registo. No geral, o Planeta Terra teve três dos meses mais quentes, e o mês de agosto foi o segundo mais quente que …

Há uma nova explicação para o naufrágio do Titanic: Uma fantástica Aurora Boreal

Todos conhecemos a história do Titanic. Também todos sabemos que o seu naufrágio aconteceu após o grande navio ter embatido num iceberg. Contudo, um investigador americano põe novas hipóteses em cima da mesa. E se …

Famalicão 1-5 Benfica | "Águia" faminta com nota artística

Após a desilusão de Salónica, que ditou um adeus precoce dos milhões da fase de grupos da Liga dos Campeões, o Benfica goleou na noite desta sexta-feira o Famalicão por 5-1, numa espécie de redenção. Neste …

O anonimato de Banksy teve um custo. Perdeu os direitos sobre uma das suas obras mais icónicas

O famoso artista de rua britânico Banksy perdeu uma longa batalha judicial pelos direitos autorais da obra "The Flower Thrower", contra a Full Colour Black, empresa que produz postais de felicitações. Banksy, o misterioso artista que, …

Reino Unido e Espanha aumentam restrições. Itália e Alemanha com quase dois mil casos

Madrid restringe movimentos de 850 mil pessoas, Itália regista um aumento dos casos de infeção nas últimas 24 horas, britânicos enfrentam novas restrições no país e Alemanha com dois mil novos casos de covid-19. A região …

Trump novamente acusado de assédio sexual. "Enfiou a língua na minha garganta", disse Amy Doris

O Presidente dos EUA, Donald Trump, foi acusado esta quinta-feira de agressão sexual por uma ex-modelo, num episódio que alegadamente terá ocorrido num torneio de ténis, em 1997. A ex-modelo Amy Dorris relatou ao jornal britânico …

Ventura pondera suspender mandato para se dedicar à campanha presidencial

O presidente do Chega afirmou hoje que o seu partido "está a analisar" no plano jurídico a questão da suspensão temporária do seu mandato de deputado para se dedicar às campanhas dos Açores e presidenciais. Em …