Engenheiro reconstrói máquina que decifrou os códigos alemães Enigma na II Guerra Mundial

Hal Evans / University of Cambridge

Hal Evans construiu a primeira réplica funcional de um ciclómetro: uma máquina construída no início da década de 1930 (e usada na II Guerra Mundial) por matemáticos polacos para ajudar a decifrar as mensagens secretas enviadas pelos alemães através de códigos nas máquinas Enigma.

Hal Evans, um antigo aluno de engenharia da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, construiu a versão do século XXI do dispositivo criptográfico eletromecânico de Marian Rejewski, que tem o mesmo tamanho de um grande computador, mas muito mais pesado.

Segundo o Interesting Engineering, o ciclómetro de Evans é capaz de determinar todas as formas possíveis de tradução de um determinado texto simples para um texto cifrado Enigma. A máquina semi-automatiza o processo de identificação e catalogação dos resultados de cada parte possível do código Enigma, produzido nos primeiros dias do protocolo alemão.

“Devido ao custo e à complexidade mecânica de reproduzir a máquina original, foram feitos outros esforços para criar uma réplica”, explicou Evans, em comunicado.

Tim Flack, professor de Evans, explicou que este instrumento foi um exemplo criptográfico precoce que desempenhou um papel muito importante no desenvolvimento da Bombe de Alan Turing, usada para decifrar o código alemão Enigma durante a II Guerra Mundial.

O protocolo Enigma baseou-se num mecanismo que baralhava as 26 letras do alfabeto, que transformava o texto simples num texto cifrado, definido por um sistema complexo.

Uma máquina Enigma era equipada com um conjunto de três rotores, sendo que cada um podia ser configurado para uma das 26 letras do alfabeto. A posição e a ordem dos rotores definia como criar o texto cifrado.

No fundo, havia centenas de milhares de formas diferentes de configurar a máquina antes de enviar uma mensagem. A configuração constituiu a chave da mensagem e foi compartilhada pelo remetente e pelo destinatário para descriptografar as comunicações.

Para dificultar o processo, os alemães mudavam regularmente a chave, tornando as comunicações da Enigma quase indecifráveis.

Os refletores e rotores da máquina de Evans, compostos por milhares de peças, foram criados por um mecânico alemão, mas o antigo estudante de mestrado da universidade britânica fabricou o resto dos componentes a partir do zero. A réplica do ciclómetro polaco vive, atualmente, no King’s College, em Cambridge.

A réplica foi construída, em pouco mais de um ano, para ser o mais autêntica possível, mas a verdade é que o ex-aluno da Universidade de Cambridge teve que confiar em informações históricas muito limitadas. Apesar de não servir para o mesmo objetivo final da máquina original, a réplica de Evans pode ajudar a decifrar a história do ciclómetro.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas criam massa que muda de formato assim que entra em contacto com a água

Da penne à fusilli: as pessoas adoram massas pelos seus formatos. Agora, uma equipa de cientistas liderada pelo Morphing Matter Lab da Carnegie Mellon University está a desenvolver massas planas que se transformam em formas …

Australiana fez uma cirurgia para remover as amígdalas (e acordou com um sotaque irlandês)

No dia 19 de abril, Angie Mcyen foi submetida a uma cirurgia para remover as amígdalas, um procedimento bastante simples que demorou apenas meia hora. Uns dias depois, acordou e apercebeu-se de que tinha um …

“Foi o crime do século“. Museu Britânico mostra o impacto do assassinato de Thomas Becket na Europa

Thomas Becket foi abatido dentro da Catedral de Cantuária por cavaleiros da comitiva do rei Henrique II. O assassinato, em 1170, causou ondas de choque em toda a Inglaterra. Agora, o religioso será recordado através …

Na Índia, ser-se rico ou pobre pode fazer a diferença no acesso à vacina

A Índia enfrenta uma grave escassez de vacinas contra a covid-19. Até ao momento, só 2,5% da população recebeu ambas as doses, enquanto 10% recebeu uma. Na Índia, as pessoas que vivem em cidades com fácil …

Ilha italiana torna-se "covid-free" e mostra-se pronta para receber turistas de todo o mundo

Numa altura em que vários países da Europa já começam a planear a abertura ao turismo de forma intensiva, há regiões que mostram já estar um passo à frente. É o caso da ilha de …

Política chinesa torna uigures reféns nas suas próprias casas

A China introduziu, em 2016, uma política de parentesco para promover a harmonia nacional e a unidade étnica, levando a que desde então mais de 1,1 milhões de funcionários do Estado ocupassem periodicamente as casas …

O palco de um dos maiores contos britânicos de sempre vai transformar-se num hostel

A Irlanda aprovou uma proposta para converter num hostel um dos pontos de referência de James Joyce mais icónicos de Dublin. O irlandês James Joyce é um dos maiores escritores da literatura britânica, sendo autor de …

Liz Cheney é a cara da oposição ao "trumpismo" no Partido Republicano

Esta quarta-feira, e depois de ter criticado o antigo Presidente dos Estados Unidos, a congressista Liz Cheney foi afastada de um cargo de liderança no Partido Republicano. Na noite desta terça-feira, e pouco antes de …

SC Braga punido com dois jogos à porta fechada por falta de habilitações de Custódio

O Sporting de Braga foi punido com dois jogos de interdição do seu estádio, após queixa da Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF), devido à falta de habilitações de Custódio, anunciou o Conselho de …

Marinha dos EUA faz apreensão de armas ilícitas no Mar da Arábia

A Marinha dos Estados Unidos apreendeu um carregamento ilícito de armas no Mar da Arábia, anunciou a Quinta Frota da Marinha americana. A apreensão do arsenal foi feita pelo navio USS Monterey na passada quinta-feira, dia …