Encarregados de Educação acusam governo de ataque claro à escola pública

lanuiop / Flickr

foto: lanuiop / flickr

foto: lanuiop / flickr

A Confederação Nacional Independente de Pais e Encarregados de Educação (CNIPE) acusou hoje o Governo de perpetuar um “ataque claro” à escola pública, reduzindo o apoio dado aos estabelecimentos de ensino público e apoiando os privados.

Em comunicado, a CNIPE fala num “ataque claro deste governo à escola pública”.

“Quando estamos perante o ensino obrigatório até aos 18 anos, verificamos que os responsáveis pela educação em Portugal pretendem unicamente criar escolas de elite, apoiando iniciativas privadas e reduzindo drasticamente o apoio às escolas públicas”, refere a nota divulgada após uma reunião que juntou na Marinha Grande a direção daquela Confederação.

Tendo em conta “inúmeras preocupações manifestadas pelos pais e encarregados de educação”, a CNIPE “colocou mais uma vez a política educativa como ponto fulcral na sua agenda”.

A CNIPE alerta que “são cada vez mais as famílias que não conseguem fazer face às necessidades escolares, designadamente a compra de materiais escolares” e que há um “aumento significativo de alunos que chegam à escola sem terem comido em casa”.

Para a CNIPE, a proposta de Orçamento do Estado para o próximo ano “ainda será mais penalizadora para as famílias, como também provocará uma maior exclusão dos alunos na escola pública, que se quer promotora de igualdade de oportunidades”.

“A CNIPE entende que só com alterações significativas, durante a discussão do orçamento na especialidade, se conseguirá alcançar uma escola de sucesso. Se tal não se verificar mais uma vez estaremos a condenar ao insucesso os mais frágeis e que se encontram numa situação de emergência social”, pode ler-se no comunicado hoje divulgado.

Na nota, a CNIPE defende ainda que “as propostas das novas reformas dos programas são um claro retrocesso civilizacional, porque propõem conteúdos programáticos que não têm em conta o estado de desenvolvimento” dos alunos.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Pessoas que espalham ódio na Internet tendem a ser psicopatas

Os utilizadores da Internet que publicam comentários de ódio sobre outras pessoas tendem a ter traços psicopáticos. Por outro lado, os cientistas não encontraram uma correlação entre essa prática e narcisismo ou maquiavelismo. Estes utilizadores são …

Polícia britânica tingiu de negro uma lagoa azul para afastar visitantes

A Polícia britânica decidiu tingir de negro uma lagoa azul muito procurada na região de Derbyshire, visando assim afastar os visitantes e fazer com que estes cumpram o isolamento social exigido pelas autoridades para travar …

A maior cascata do Equador desapareceu repentinamente

A maior cascata do Equador, com cerca de 150 metros, desapareceu repentinamente por causa de uma dolina. Investigadores ainda não sabem se esta apareceu por causas naturais ou humanas. Em fevereiro, a cascata de San Rafael, …

Aprovada descida de 3% na eletricidade no mercado regulado

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) aprovou uma descida do preço da tarifa aplicada no mercado regulado de cinco euros por megawatt/hora (MWh). Contas feitas, trata-se de uma redução de aproximadamente 3% no total …

Turquemenistão proibiu o uso da palavra "coronavírus"

Enquanto o mundo luta para conter a propagação da pandemia de covid-19, no Turquemenistão os cidadãos podem ser presos só por dizerem a palavra "coronavírus". De acordo com a rádio NPR, que cita a organização não …

EDP oferece desconto de 20% a profissionais e organizações de saúde

Face à pandemia de covid-19, a EDP vai oferecer um desconto de 20% na fatura da eletricidade a profissionais e organizações de saúde, anunciou esta quarta-feira a empresa liderada por António Mexia em comunicado. “A …

Bill Gates deixa três recomendações para os Estados Unidos combaterem a pandemia

Num artigo publicado no jornal norte-americano Washington Post, o fundador da Microsoft, Bill Gates, deixa três recomendações para os Estados Unidos combaterem a pandemia de covid-19, que já fez 43 mil mortes em todo o …

Comissão de Trabalhadores da TAP pede nacionalização da companhia

A Comissão de Trabalhadores (CT) da TAP reforçou esta quarta-feira o apelo para que a transportadora “se torne 100% pública”, depois de a empresa ter anunciado o lay-off da maioria dos trabalhadores, segundo um comunicado. No …

"Posso ir?" Há uma app que lhe diz como estão as filas nos supermercados

A comunidade tecnológica tech4COVID19 criou uma aplicação móvel que permite aos seus utilizadores consultar as filas e as afluências aos supermercados. A app, sob o nome "Posso ir?", pretende orientar os utilizadores nas idas aos …

Conte pede à Alemanha mais solidariedade europeia. “Se somos uma União, está na hora de o provarmos”

O primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, fez esta quarta-feira um apelo solene à Alemanha para que haja mais solidariedade europeia no combate à pandemia da covid-19, que está a afetar severamente o seu país. “Se somos uma …