Empresas que recorreram ao lay-off podem fazer rescisões por mútuo acordo

Miguel A. Lopes / Lusa

Apesar de não poderem fazer despedimentos coletivos nem extinguir postos de trabalho, a Segurança Social autoriza as empresas que recorreram ao regime de lay-off simplificado a fazer rescisões por mútuo acordo.

O Jornal de Negócios avança esta terça-feira que as empresas que estiveram em regime de lay-off simplificado ou que receberam apoios do Estado na sequência da pandemia podem reduzir o número de trabalhadores desde que haja acordo entre ambas as partes.

Segundo o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, as empresas podem avançar para a opção do “acordo de revogação fundamentado em motivo que permita o despedimento coletivo ou extinção do posto de trabalho”, garantindo ao trabalhador o subsídio de desemprego, embora com os limites das chamadas “quotas”.

Segundo a TSF, em locais de trabalho com menos de 250 funcionários, apenas três trabalhadores podem ter acesso ao subsídio de desemprego. Já nas empresas com mais de 250 trabalhadores estão abrangidos até 62 funcionários.

As empresas que excedam a quota ficam responsáveis pelos custos do subsídio de desemprego dos funcionários com quem rescindam contrato.

Questionado sobre a evolução do número de rescisões que dão direito a subsídio de desemprego, o gabinete de Ana Mendes Godinho respondeu, em declarações ao Jornal de Negócios, que não é possível desagregar o número de pedidos neste momento.

Durante os 60 dias após o fim do regime de lay-off, as entidades que recorreram a este mecanismo nos últimos meses não podem avançar com um despedimento coletivo nem extinguir postos de trabalho, mas isso não as impede de fazer rescisões amigáveis.

“Os acordos pressupõem vontade de ambas as partes, pelo que não se trata de despedimentos”, disse fonte oficial do ministério de Ana Mendes Godinho ao Negócios.

Em julho, o Instituto Nacional de Estatística (INE) revelou que 30% das empresas em lay-off simplificado reduziram os postos de trabalho.

  ZAP //

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Isto é o cúmulo! Uma empresa pode fazer uma rescisão por acordo mútuo sempre que exista esse acordo, com ou sem a autorização da SS.

RESPONDER

Portugueses comem duas vezes mais do que o recomendando

Os portugueses consumiram, em média, duas vezes mais calorias do que o recomendando para um adulto entre 2016 e 2020, ano em que a pandemia provocou uma redução do consumo de alimentos diário, mas ainda …

Aos 95 anos, a rainha Isabel II terá de abdicar da sua bebida favorita

A monarca foi aconselhada pelos médicos a abdicar do seu habitual martini de fim de dia, em antecipação a uma fase de agenda especialmente preenchida. Com 95 anos, a rainha Isabel II tem tido uma semana …

Médicos vão avaliar estado mental do atacante da Noruega

A investigação ao ataque com arco e flecha que na quarta-feira fez cinco mortos na Noruega reforçou, até agora, a tese de um ato devido a doença, anunciou hoje a polícia norueguesa. “A hipótese que foi …

Há mais de 100 anos, o Hawai teve uma monarquia - mas a força da princesa Ka'iulani não chegou para a preservar

Antes de morrer, com apenas 23 anos, a princesa Victoria Ka'iulani foi a última herdeira da coroa havaiana. A jovem era uma das últimas esperanças em manter a monarquia viva, mas nem a sua determinação …

Preço da luz no mercado regulado deverá subir 0,2% em 2022

O preço da eletricidade para os consumidores do mercado regulado deverá subir 0,2% no próximo ano face à média do ano em curso, segundo a proposta da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) hoje anunciada. “Para …

Governo recua e anuncia redução de imposto sobre combustíveis. Gasolina desce dois cêntimos e gasóleo um

Com a subida abrupta do preço dos combustíveis, o Governo anunciou esta sexta-feira à tarde que irá reduzir o ISP. Na prática, ao consumidor isto significa que o preço da gasolina vai baixar dois cêntimos …

Bolsonaro admite que chora sozinho na casa de banho

Num encontro organizado pela igreja evangélica Comunidade das Nações, em Brasília, na quinta-feira, o Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, admitiu que costuma chorar na casa de banho. “Quantas vezes eu choro na casa de banho, em …

Jogadores em greve no Brasil, presidente no Estádio da Luz

Crise financeira grave no Cruzeiro, jogadores não apareceram para treinar e o presidente estava em Portugal. O plantel do Cruzeiro não apareceu no treino marcado para a tarde desta quinta-feira. Na véspera, os jogadores já tinham …

"É devastador": os millenials que querem ter filhos, mas não têm condições financeiras

Têm três empregos, querem mudar de carreira ou estão a mudar-se para zonas distantes para ter alojamento mais acessível. Assim é a vida dos millenials, que fazem tudo para juntar dinheiro suficiente para sustentar uma …

Milionário Robert Durst condenado a prisão perpétua por matar melhor amiga

O tribunal de Los Angeles condenou o excêntrico milionário de 78 anos a pena perpétua, sem possibilidade de liberdade condicional, pelo homicídio em primeiro grau de Susan Berman (o equivalente a homicídio qualificado), segundo a …