O empresário que tramou Temer afinal também vai preso

(cv)

O empresário brasileiro Joesley Batista

O escândalo de corrupção que abalou o governo brasileiro conheceu hoje um novo capítulo, com a detenção de Joesley Batista, o empresário que fez as denúncias contra o presidente do Brasil, Michel Temer.

O juiz instrutor do processo no Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Edson Fachin, ordenou a detenção de Joesley Batista, um dos donos da multinacional JBS, autor das denúncias que levaram a uma investigação a Temer por corrupção, depois de ter sido descoberto que tinha omitido informações.

Pouco depois de ter sido informado da decisão, Batista apresentou-se voluntariamente na sede da polícia federal em São Paulo, com Ricardo Saud, outro executivo da JBS, cuja detenção também tinha sido ordenada.

A decisão do STF surge após o procurador-geral do Brasil, Rodrigo Janot, ter pedido, na sexta-feira, prisão preventiva para Joesley Batista, para o ex-procurador Marcelo Miller e Ricardo Saud, mas o juiz instrutor recusou o pedido quanto ao ex-procurador.

Na origem desta decisão está uma gravação áudio com quatro horas de duração em que Batista e Saud revelam ter “omitido” informação nos seus testemunhos, o que obrigou Janot a abrir uma investigação que pode revogar a imunidade que os dois obtiveram quando confessaram atos ilícitos.

Na gravação são também feitas “referências indevidas” a juízes do Supremo e à Procuradoria.

Essas referências envolvem Marcelo Miller, antigo colaborador de Janot, que deixou a Procuradoria no final do ano passado para trabalhar num escritório de advocacia que acabou por ser contratado pela empresa JBS para negociar o acordo de colaboração da empresa com a Justiça.

No áudio, é sugerido que Miller foi “captado” pelos empresários para facilitar o acordo que os livrou da prisão.

Os executivos da JBS declararam às autoridades que subornaram Temer desde 2010 e apresentaram uma gravação comprometedora em que o atual chefe de Estado ouve e parece concordar com outras atividades ilícitas relatadas na conversa.

Com base nestes testemunhos, a Procuradoria apresentou uma denúncia contra o presidente, em junho, por corrupção passiva, mas esta seria arquivada em agosto pela câmara baixa, o que impediu a abertura de um processo penal contra o governante.

// Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. ate que enfim…. esses bandidos ainda por cima comprados pelo lula para lançar lama contra o temer estao finalmente presos… so de lamentar que o amiginho de dilma e lula, fachin salvou marcelo miler da prisao… porque tera sido????
    este brasil ainda debaixo de algum controle pela quadrilha do pt precisa de se livrar rapidamente desta escumalha,.infelizmente apoiada por um bando de grandes figuras da rede globo, ricas, arrogantes , e dedicadas ao crime organizado do lula e companhia

RESPONDER

EUA comprometem-se a tomar medidas concretas para resolver diferenças com França

Os Estados Unidos continuam a tentar resolver as diferenças com a França na sequência da crise dos submarinos, com o secretário de Estado a admitir que Washington terá de tomar medidas concretas para reconquistar a …

Portugueses suspeitos de violação em Espanha vão ser libertados

Depois de um recurso inicial ter sido rejeitado por perigo de fuga, um tribunal de instância superior aceitou o pedido de libertação dos dois portugueses que estavam em prisão preventiva desde Julho. Vão ser libertados esta …

Administração da insolvência defende a viabilização da Dielmar

As manifestações de interesse na compra da Dielmar devem ser apresentadas até à próxima segunda-feira. A assembleia de credores está marcada para 6 de Outubro. Segundo revela uma fonte próxima ao Jornal Económico, o administrador da …

FBI emite mandado de detenção a Brian Laundrie, namorado de Gabby Petito

O namorado de Gabby Petito desapareceu três dias depois da jovem também ter sido dada como desaparecida. O jovem de 23 anos está também a ser acusado de fraude bancária. O FBI emitiu esta quarta-feira um …

Cavidade gigante no espaço lança nova luz sobre a formação estelar

Astrónomos que analisaram mapas 3D das formas e tamanhos de nuvens moleculares próximas descobriram uma cavidade gigantesca no espaço. O vazio em forma de esfera, descrito na revista The Astrophysical Journal Letters, abrange cerca de 150 …

Professor que fazia vídeos obscenos foi suspenso

O Ministério da Educação suspendeu o professor de Economia e Direito da Escola Secundária Eça de Queirós, na Póvoa de Varzim, que terá um canal de YouTube com vídeos obscenos. O docente da Secundária Eça de …

Bolsonaro quis apostar caixa de uísque com Boris Johnson por “anticorpos”

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, revelou na quinta-feira que tentou "apostar uma caixa de uísque" com o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, alegando ter mais anticorpos para a covid-19 do que o britânico. A sugestão …

Sondagens, sondagens, sondagens. O que esperar da noite eleitoral

Para além do poder local, muito está em jogo nas próximas eleições autárquicas, com algumas direções nacionais a fazerem depender o seu futuro do resultado alcançado no domingo. Enquanto as urnas não abrem, uma ronda …

Vulcão, La Palma

Vulcão nas Canárias com períodos mais explosivos já devastou 240 hectares

O vulcão Cumbre Vieja, na ilha de La Palma (Canárias) mantém-se ativo, apresentando períodos mais explosivos e tendo já devastado cerca de 240 hectares de terrenos num perímetro de cerca de 16 quilómetros. Dados também fornecidos …

IVAucher só poderá ser utilizado em 1% dos restaurantes e hotéis

A apenas uma semana do início da segunda fase do IVAucher, só 1.500 empresas de restauração, alojamento e cultura, de um total de 118 mil, estão inscritas no programa. Até ao fim de agosto, os consumidores …