/

O empresário que tramou Temer afinal também vai preso

4

(cv)

O empresário brasileiro Joesley Batista

O escândalo de corrupção que abalou o governo brasileiro conheceu hoje um novo capítulo, com a detenção de Joesley Batista, o empresário que fez as denúncias contra o presidente do Brasil, Michel Temer.

O juiz instrutor do processo no Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Edson Fachin, ordenou a detenção de Joesley Batista, um dos donos da multinacional JBS, autor das denúncias que levaram a uma investigação a Temer por corrupção, depois de ter sido descoberto que tinha omitido informações.

Pouco depois de ter sido informado da decisão, Batista apresentou-se voluntariamente na sede da polícia federal em São Paulo, com Ricardo Saud, outro executivo da JBS, cuja detenção também tinha sido ordenada.

A decisão do STF surge após o procurador-geral do Brasil, Rodrigo Janot, ter pedido, na sexta-feira, prisão preventiva para Joesley Batista, para o ex-procurador Marcelo Miller e Ricardo Saud, mas o juiz instrutor recusou o pedido quanto ao ex-procurador.

Na origem desta decisão está uma gravação áudio com quatro horas de duração em que Batista e Saud revelam ter “omitido” informação nos seus testemunhos, o que obrigou Janot a abrir uma investigação que pode revogar a imunidade que os dois obtiveram quando confessaram atos ilícitos.

Na gravação são também feitas “referências indevidas” a juízes do Supremo e à Procuradoria.

Essas referências envolvem Marcelo Miller, antigo colaborador de Janot, que deixou a Procuradoria no final do ano passado para trabalhar num escritório de advocacia que acabou por ser contratado pela empresa JBS para negociar o acordo de colaboração da empresa com a Justiça.

No áudio, é sugerido que Miller foi “captado” pelos empresários para facilitar o acordo que os livrou da prisão.

Os executivos da JBS declararam às autoridades que subornaram Temer desde 2010 e apresentaram uma gravação comprometedora em que o atual chefe de Estado ouve e parece concordar com outras atividades ilícitas relatadas na conversa.

Com base nestes testemunhos, a Procuradoria apresentou uma denúncia contra o presidente, em junho, por corrupção passiva, mas esta seria arquivada em agosto pela câmara baixa, o que impediu a abertura de um processo penal contra o governante.

// Lusa

4 Comments

  1. ate que enfim…. esses bandidos ainda por cima comprados pelo lula para lançar lama contra o temer estao finalmente presos… so de lamentar que o amiginho de dilma e lula, fachin salvou marcelo miler da prisao… porque tera sido????
    este brasil ainda debaixo de algum controle pela quadrilha do pt precisa de se livrar rapidamente desta escumalha,.infelizmente apoiada por um bando de grandes figuras da rede globo, ricas, arrogantes , e dedicadas ao crime organizado do lula e companhia

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.