“Se querem sucesso, têm de depender do sistema“. Empresário chinês é preso após disputa com o Estado

(h)

Sun Dawu

Sun Dawu, um dos empresários mais bem sucedidos da China, corre o risco de ser condenado a 25 anos de prisão, caso seja provado que cometeu os crimes dos quais está a ser acusado.

O empresário agrícola é acusado de causar problemas e perturbar a ordem pública, mineração ilegal, usurpação de terras agrícolas do Estado, obstrução do serviço público e arrecadação ilegal de fundos, entre outras acusações, referiram os promotores de Gaobeidian, na província de Hebei, num documento ao qual o South China Morning Post teve acesso.

Também foram listadas acusações contra 19 outras pessoas que foram detidas juntamente com o milionário em novembro de 2020. A detenção deveu-se a uma disputa de terras entre o seu grupo, o Dawu Agricultural and Animal Husbandry Group, e uma quinta estatal.

Uma fonte da equipa jurídica, que pediu anonimato, afirmou que os promotores pediram que Sun fosse condenado a cerca de 25 anos de prisão. Já para o filho mais velho, Sun Meng, pediram 16 anos e para o irmão de Sun, Sun Zhihua, 11 anos.

Numa carta aberta, a equipa jurídica apelou aos promotores do Partido Comunista para reconsiderar as acusações contra Sun e os membros do seu grupo.

A carta, que foi publicada no domingo, refere que muitas das acusações contra Sun representam problemas comuns enfrentados por vários empresários privados na China, que têm de competir num “campo desigual“ contra as empresas estatais.

“Este ano marca as comemorações do centenário do Partido Comunista. O modo como este caso está a ser tratado pode refletir a forma como a liderança central vê os empresários privados”, alertam os autores da carta.

“O poder político controla a economia”

Sun Dawu, de 66 anos, fundou o Grupo Dawu em 1989 e, desde então, transformou-o num enorme império que abrange agricultura, turismo e saúde.

O bilionário construiu um império agrícola nos arredores de Pequim, que acomoda aproximadamente 9.000 funcionários e as suas famílias, onde criou uma cidade independente repleta de hospitais, escolas e um estádio desportivo – todos com o seu nome.

Atualmente, o seu império está a escapar do seu controlo, já que os seus negócios estão temporariamente nas mãos do Governo chinês.

Nos últimos quatro anos, Pequim tem vindo a controlar algumas das maiores empresas privadas do país, sobretudo quando estas se revelam muito poderosas.

“O poder político, em última análise, controla a economia”, refere Cai Xia, ex-professor da principal academia do Partido Comunista do país, que agora vive exilado nos Estados Unidos, ao NPR. “Se os empresários chineses querem ter sucesso, têm que depender do sistema construído pelo Partido Comunista Chinês”, frisou.

Os principais líderes políticos de Pequim perseguem Sun há mais de uma década e têm vindo a pedir vários conselhos ao empresário de como aumentar os impostos rurais.

Sun, que continuou a trabalhar como agricultor enquanto dirigia a empresa, defendeu sempre impostos agrícolas mais baixos e acesso facilitado ao crédito, opondo-se à urbanização em massa e apoiando os esforços de base dos agricultores para melhorar as aldeias.

A detenção de Sun culminou num desacordo sobre a quantidade de terra que o Grupo Dawu e uma vila próxima arrendavam a uma quinta estatal.

Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Isto é a china comunista, ou seja deixa os empresários privados criarem grandes negócios, empresas e depois prendem-nos e ficam com tudo, está feito não custa nada. não comprem made in China.

RESPONDER

Kim Jong-un reconhece que país enfrenta "situação de tensão alimentar"

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, reconheceu que o país está a enfrentar uma "situação de tensão alimentar", informaram hoje os meios de comunicação oficiais. O país, cuja economia é alvo de múltiplas sanções internacionais impostas em …

Iniciativa Liberal apoia recandidatura de Rui Moreira à Câmara do Porto

A Iniciativa Liberal vai apoiar a recandidatura de Rui Moreira à Câmara do Porto nas próximas eleições autárquicas, considerando “inquestionável a mudança e o desenvolvimento” da cidade desde que o independente assumiu a presidência do …

Comissária europeia diz que variante Delta “diminui” proteção da vacina

A comissária europeia para a Saúde disse esta terça-feira que estão a surgir provas que demonstram que a variante Delta do coronavírus SARS-CoV-2 “diminui a força do escudo protetor” criado pelas vacinas, instando à aceleração …

DGS diz que demora de conclusões sobre eventos-piloto não é por erro técnico

A Direção-Geral da Saúde (DGS) rejeitou, esta terça-feira, que tenha havido erro técnico no tratamento de dados dos eventos-piloto da Cultura, ocorridos em abril e maio, mas admitiu que o processo está demorado. Numa declaração enviada …

Governo quer fazer alterações na duração de cargos de dirigentes

As mudanças que estão a ser preparadas passam por reduzir a duração dos cargos em substituição e, por outro lado, pelo ajustamento do período das comissões do serviço em função da avaliação. Segundo o Jornal de …

Responsável pelas manifestações em Lisboa é coordenador no Gabinete de Apoio à Presidência da CML

O responsável pelas manifestações na cidade de Lisboa é coordenador técnico no Gabinete de Apoio à Presidência da Câmara liderada por Fernando Medina. De acordo com o semanário Expresso, António Santos tem sido, nos últimos …

Sporting e Braga jogam Supertaça em Aveiro no dia 31 de julho

A Supertaça Cândido Oliveira, que vai ser disputada entre Sporting e Sporting de Braga, vai ser disputada em Aveiro, a 31 de julho, anunciou a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). "A decisão da Supertaça Cândido de …

Um quarto da população portuguesa já tem a vacinação completa

Em Portugal, 42% das pessoas já receberam a primeira dose de uma vacina contra a Covid-19 e 25% — cerca de um quarto da população — estão completamente vacinados. De acordo com o mais recente relatório …

Cardiologista do Tottenham admite ponto final na carreira de Eriksen

O cardiologista do Tottenham, Sanjay Sharma, admite um ponto final na carreira de Christian Eriksen, que caiu inanimado no jogo entre a Dinamarca e a Finlândia. O encontro entre Dinamarca e Finlândia, da primeira jornada do …

ARS Norte conta avançar com recuperação de consultas em atraso ainda este mês

A Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte conta avançar durante este mês com o programa especial de incentivos financeiros para recuperação de consultas presenciais nos cuidados de saúde primários (CSP), propondo-se recuperar metade da …