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Congeladores em vez de assentos. Empresa remodela avião para transportar vacinas contra a covid-19

O transporte de vacinas contra a covid-19 acabou de se tornar mais fácil graças a uma empresa aeronáutica italiana que remodelou uma avião para o efeito.

A empresa italiana Tecnam normalmente fabrica peças de aeronaves para fabricantes, além de desenvolver as suas próprias aeronaves leves. Agora, de acordo com o Interesting Engineering, a empresa aeronáutica criou uma pequena aeronave com um único propósito: transportar vacinas contra a covid-19.

Feito especialmente para armazenar com segurança as vacinas nas temperaturas desejadas durante a viagem, além de poder pousar em áreas remotas, o P2012 da Tecnam junta-se, assim, à luta contra a pandemia de covid-19.

A Tecnam fez parceria com outra empresa italiana, a Desmon, que fabrica congeladores, uma vez que algumas vacinas contra a covid-19, como as da Pfizer/BioNTech, exigem temperaturas de armazenamento de até -70ºC.

Esse requisito faz com o transporte de algumas vacinas ao redor do mundo se torne mais difícil e, até agora, a maioria tem sido transportada em aeronaves regulares de grande porte.

No entanto, algumas áreas remotas têm apenas pequenos aeroportos com pistas de terra ou areia, tornando o transporte ainda mais complicado. É isso que torna o PS2012 da Tecnman ideal: é um avião leve que pode pousar nesse tipo de pistas e, graças aos congeladores da Desmon, pode transportar as vacinas nas temperaturas exigidas.

“Nos últimos meses, todos nós desejamos uma vacina contra a covid-19 e a Pfizer/BioNTech tornou isso possível. Mas, não seria um ponto de viragem para a pandemia mundial sem a cadeia de distribuição capilar precisa, eficiente e acessível que agora podemos fornecer”, disse Pascale Langer, diretor administrativo da Tecnam, em comunicado.

Os 11 assentos de passageiros foram removidos do pequeno avião da Tecnam e substituídos por congeladores. Agora, pode transportar até 115 mil doses da vacina contra a covid-19 de uma vez. Os congeladores mantêm-se a -86ºC durante a viagem e podem manter -65ºC durante 10 a 12 horas após o sistema ser desligado para distribuição.

Além disso, os custos de distribuição podem ser reduzidos para apenas 0,005 dólares por dose por hora de voo e o avião só precisa de uma pista de menos de 563 metros.

Maria Campos, ZAP //

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