A empresa detida pelos irmãos do vice-presidente da bancada do PSD, António Leitão Amaro, celebrou vários contratos públicos quando este era secretário de Estado (Governo PSD/CDS) e, já na atual legislatura, enquanto ocupava o cargo de deputado no Parlamento.
De acordo com o jornal Observador, que avança a notícia, em causa estão 18 contratos públicos que ascendem, no total, a 5,8 milhões de euros.
A Arbogest é uma empresa de “recolha, transporte e comercialização de resíduos florestais”, sendo detida por três irmãos de Leitão Amaro que controlam, em conjunto, 50% da empresa. De acordo com o jornal, todos detêm participações superiores a 10%: Vera Leitão Amaro (14%), Miguel Leitão Amaro (18%) e Inês Leitão Amaro (18%).
A lei das incompatibilidades em vigor, que será mudada na próxima legislatura, prevê a perda de mandado, situação que Leitão Amaro admite ser uma possibilidade.
“Não vou dizer que a lei não é para cumprir. Lei é lei“, apontou ao Observador.
A legislação em vigor, que remonta a 1995, define como incompatível “participações superiores a 10% de parentes, ascendentes ou colaterais até ao segundo grau” com exercício da função de altos cargos públicos.
Ao mesmo jornal, o social democrata disse não acompanhar o quotidiano da empresa desde que deixou de deter 7% da empresa, em 2011, quando foi eleito deputado.
Leitão Amaro afirmou mesmo que questionou se a Arbogest tinha contratos públicos quando tomou posse como deputado. “O que me disseram é que não havia contratos públicos, havia sim com empresas já privatizadas como a EDP e a REN, mas que as restantes contrapartes eram privadas”.
Dos contratos públicos celebrados enquanto deputado, dois foram firmados com a junta de freguesia de Pêro do Moço, no concelho da Guarda, liderada pelo PSD. E são estes mesmos contratos – ajustes diretos firmados em março e maio de 2016 – que podem levar o vice da bancada do PSD a perder o mandato. “Não vou dizer como os outros que a lei não é para cumprir. Lei é lei. Se é assim, é assim”, insistiu.
Este caso apanha Leitão Amaro em final de mandato, embora o deputado seja membro da Comissão Permanente que garante o funcionamento da Assembleia da República até final da legislatura, escreve o Diário de Notícias.
Quanto aos restantes contratos, isto é, aos que foram celebrados enquanto Leitão Amaro era secretário de Estado da Administração Local não podem levar à demissão de um cargo que já não desempenha, mas o Tribunal Constitucional pode entender que, também por estes, o social-democrata deve perder o mandato de deputado.
Embora mudem as “cores”, são todos farinha do mesmo saco!
Mas alguém ainda tem dúvidas, que PS,PSD,CDS. Sim! Os que tem sido do arco do governo. Dos outros… talvez por ñ ter tido ainda chance, se pode falar com tanta veemência.
E o genro do Jerónimo de Sousa -Presidente do PCP- que tinha uma avença da Câmara de Loures que por acaso tem como Presidente o Bernardino Soares que por acaso também é PCP
Comparativamente… é uma gota no oceano. Sim, onde navegam os submarinos do Portas. Claro que uns não, por falta de manutenção que é bastante cara e não há dinheiro para isso.
É tudo, mas tudo igual… livra!!!
Só mudam as moscas e o cheiro!!!
Este senhor que no programa “Esquerda/Direita” na TV se fartou de criticar os “Outros” e com ar de muito sério, afinal é farinha do mesmo saco, não só enquanto deputado, mas também como membro de um governo laranja
Este senhor sempre tentou passar a imagem de impoluto, mas é mentira, é só imagem mesmo.
Perder mandato? Mas alguém acredita que um deputado perca o mandato em Portugal. TRETAS. Faz-se já uma Lei para contornar esta situação. Não faltam juízes para dar uma ajuda…Os jornalistas tem que ser muito contundentes com os politicos. Só assim ajudam o povo português.
Não esquecer a Catarina Martins-BE- que tinha uma Empresa com o marido e a sogra-possivelmente ainda tem- e que não quer nada da Europa, mas que recebeu Fundos Europeus para a tal empresa.
Quem espera que estes gajos vão para a politica para servir o país, é de uma inocência tal que toca a imbecilidade.
é de banzar a imparcialidade destes comentadores apartidários (só de fachada). se o alvo for ps, be ou pcp é malhar no coitado até à destruição total nem que para isso se inventem as maiores barbaridades se for uma nulidade do psd ou cds fala-se de tudo e de todos menos do crápula. vejam bem que até o coitado do genro do camarada jerolmo que vendia a MÃO DE OBRA mais barata e cujo caso já foi mais que explicado estes trastes foram desenterrar, só mesmo esta gentinha do psd/cds conseguem atingir estes níveis de baixeza, alguma coisa conseguem reter dos ensinamentos da sanita poupa.
Vou comentar, mas lamento não o publicarem, porque já comentei e nem um foi publicado!!!!!
Todos os politicos não importa o Partido Politico é tudo da mesma salada.
Vejam como ficamos depois do 25 de Abril de 1974!
Um país a crecer a 12% e hoje estamos com divida a 600%!
Perdemos a nossa identidade, perdemos a lingua portuguêsa deu lugar a um dialecto.
A saúde, Educação, e Segurança etc…está num caos!
Já viram o Pinhal de Leiria com centenas de anos e tudo ardeu em dois dias em 2017.
É normal, falta de enquadramento, falta de limpeza, a Falta dos Guardas Florestai8s que havia mais de 3.000 e ainda GNR a Cavalo e a pé, por isso foi as plainas que hoje as deixarm!
Os mais de 2.000 Cantoneiros que faziam a limpeza, das bermas, sinais de trânsito e restantes locais que hoje os condutores não têm visibilidade em certos cruzamentos e entroncamentos dado ao arvoredo, caniço etc…
Hoje país matam filhos, filhos, matam país e mães, os idosos são roubados agredidos e violados!
Hoje não há respeito pelas policias, hoje agridem e matam PSP e GNR sem alguma exitação.
Hoje por uma dicusºao de futebol mata-se!
Hoje por um pequeno acidente parte-se para a violência etc…
Hoje pais violam criancinhas de 1 ano e seguintes!
Hoje a Justiça é branda e o Governo ignora as policias e abraça os bandidos e outros tiram selfies!
Hoje corruptos que roubam dezenas ou centenas de euros são presos,
Hoje os corruptos que roubam milhões e pois familias na desgraça estão na rua!
Hoje um corrupto que mata no Brasil e saca 5 milhões de euros está sem ser condenado, hoje está na prisão por vigarizar outro e não pelos crimes praticados.
Hoje 94% de corruptos de milhões com processos arquivados e milhões perdoados…
E assim vai Portugal com as Maçonarias (As secretas)a governarem Portugal e os maçons a crescer cada vez mais, são todos primos estão minados em todos Ministérios, Governo, Assembleia da Répública, Justiça, Forças Armadas, Banqueiros, Empresas Públicas etc…
Esperemos que seja públicado o meu comentário…
Mais uma vez, um chorradilho de barbaridades!…
Volta lá para o antes do 25 de Abril de 1974, que nesse tempo é que estava tudo bem – o país era um autêntico paraíso!…
.
E algo sobre esta notícia?!
Ou esse ruído é só para baralhar tudo e não dizer nada?
Pois….
publicaram mas não deviam ter publicado dado o montão de mentiras e outras enormidades que escreves. vou providenciar-te um país à tua medida mas não terás mainaites serás tu a limpar o teu Kú.
publicaram mas não deviam ter publicado dado o montão de mentiras e outras enormidades que escreves. vou providenciar-te um país à tua medida mas não terás mainaites serás tu a limpar o teu Kú.
Este é um daqueles jotinhas parasitas que, quando aparece na TV a “espumar-se” contra tudo e contra todos, percebe-se logo que esta ali um grande saco de mer@a – aqui está mais uma “confirmação”!!
E atenção: este politico rafeiro foi (é?) sócio dessa(s) empresa(s) que facturam milhões em contratos com o Estado!….
Já em 2015:
“Deputado António Leitão Amaro representa empresas privadas que recebem milhões do estado.”
http://apodrecetuga.blogspot.com/2015/11/deputado-antonio-leitao-amaro-e-os.html
O sr tem toda a razao o problema e que anda tudo muito mimado e estao todos ligados ao sistema
Está na hora de nos libertarmos do socialismo e afins! Já chega de desprezarem os Portugueses e os outros que cá vivem e pagam os seus impostos!