Empregada mandou cremar o corpo da patroa (sem avisar a família) e “okupou” a casa

Uma idosa de 75 anos morreu, alegadamente devido à covid-19, sem que ninguém tenha avisado a família. A polícia espanhola está a investigar o caso e  suspeita que a empregada doméstica tenha cremado o corpo da mulher e ocupado a sua casa, que ficou desocupada.

O caso parece insólito mas ocorreu em Leganés, Espanha. O alerta foi dado pelas filhas da idosa que descobriram que a mãe tinha sido cremada sem que nada lhes fosse comunicado.

De acordo com o El Mundo, a polícia espanhola está agora a investigar o caso e suspeita da empregada doméstica que trabalhava na casa de Pilar, uma idosa viúva, que morava sozinha e que morreu no final de março, supostamente devido à covid-19.

A empregada, uma peruana de 33 anos, começou a trabalhar com a idosa em meados de fevereiro e passou a trabalhar duas horas por dia na limpeza da casa. A mulher é acusada pelas duas filhas da vítima de, sem avisar a família, ter pedido a cremação do corpo e ocupado a casa da septuagenária.

Estamos a lidar com algo mais do que uma “okupa”, já que a minha mãe não estava doente”, disse Rosana – uma das filhas da idosa – ao El Mundo, garantindo que dez dias antes da morte, a empregada mudou os contratos de luz e água da moradia, tal como o seguro, com uma suposta procuração outorgada pela idosa.

“No final de março fui internada com coronavírus, mas tive contacto diário com a minha mãe durante os dias de pico máximo da pandemia. Disseram-me durante a noite que ela tinha morrido. Um dia antes de morrer, ela estava bem e não sabemos o que aconteceu na realidade porque o atestado médico indica que a minha mãe morreu de possível covid-19″, conta a filha.

Rosana acredita que a mãe não morreu de causas naturais e diz que, juntamente com a irmã, irão “fazer todos os possíveis para esclarecer o que aconteceu”, apesar de saberem que sem autópsia será difícil provar as suas suspeitas.

Os vizinhos também confirmam que dois dias antes da morte, a mulher saiu de casa para comprar pão e que o seu estado era “aparentemente normal”. Um amigo de Pilar disse à televisão Telemadrid que tinha estado com a idosa e que “parecia que estava fenomenal”.

Rosana diz que a empregada trabalhava na casa de segunda a sexta-feira, e que a sua mãe morreu num sábado. “Naquele dia ela não tinha que ir à casa, mas apareceu e disse que descobriu o corpo da minha mãe quando entrou. Mas não ligou para o 112 nem fez nada. Deveria ter ligado para a família e o que ela fez foi avisar a funerária e ordenar a cremação. Mentiu ao dizer que a minha mãe não tinha filhos” – relata o El Mundo.

De acordo com as primeiras investigações, Rosa disse à agência funerária que Pilar não tinha família. Apresentou uma autorização para enterrar o corpo e forneceu cópia do bilhete de identidade da idosa.

As filhas acreditam que todo este processo foi ocultado de forma propositada e os documentos falsificados. “Não acredito que a minha mãe fosse capaz de assinar uma procuração. Nem a minha mãe lhe deu as chaves da casa quando a contratou. Não sabemos como tinha as chaves da casa nem o motivo que causou a morte de minha mãe”, apontou a filha.

A peruana não quis comentar os acontecimentos. Contudo, disse a uma das filhas da vítima que no seu país de origem as pessoas que cuidam de idosos ficam com a casa quando elas morrem. “A falecida autorizou-me a ficar com a casa”, disse a mulher.

A empresa Desokupaespecializada em processo judiciais em casos de ocupação de casas e contactada pelas filhas da vítima mortal – garantem que estão a planear uma ação para recuperar a casa e para que a mulher peruana seja “acusada de homicídio, furto, apropriação, usurpação de documentos e fraude”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Rio critica "vigarice" das sondagens. Líder do PSD acredita na vitória de Moedas

Esta tarde, ao lado de Francisco Rodrigues dos Santos e de Carlos Moedas, Rui Rio apelou a que não se acredite nas sondagens que, "ou são mal feitas, ou são encomendadas: uma vigarice". O presidente do …

A prova que precisava: Sim, as máscaras protegem contra a covid-19 (mas há uma predileta)

As máscaras funcionam? Se sim, será melhor utilizar uma N95, uma máscara cirúrgica ou uma máscara de pano? No último ano e meio, os investigadores produziram muitas evidências laboratoriais sobre a eficácia das máscaras. Para muitas …

Trump processa sobrinha e New York Times por investigação sobre os seus impostos

O antigo Presidente norte-americano processou a sobrinha e o jornal The New York Times devido à divulgação de um artigo no qual é alegado que Donald Trump estaria envolvido em "esquemas de evasão fiscal". Donald Trump …

Há 31 surtos ativos em ATL, creches e jardins-de-infância

Dados da Direção-Geral da Saúde (DGS) revelam que existem, atualmente, 31 surtos ativos em estabelecimentos de ensino como centros de atividades de tempos livres (ATL), creches e jardins-de-infância. Na última segunda-feira, "foram registados 31 surtos ativos …

Principal assessor do Presidente ucraniano vítima de tentativa de assassinato

Serhiy Shefir, principal assessor do Presidente da Ucrânia, foi alvo de uma tentativa de assassinato esta quarta-feira. O carro onde seguia Serhiy Shefir foi "atingido por mais de dez balas", disse a polícia ucraniana, citada …

Koeman apareceu na conferência de imprensa, leu um comunicado e saiu

Treinador do Barcelona, com "cara de poucos amigos", não conversou com os jornalistas. Mas avisou: seria um "êxito" ficar nos lugares cimeiros do campeonato. Não é inédito mas é muito pouco usual: Ronald Koeman apareceu numa conferência …

Oito mortes e 891 casos de covid-19. Internamentos e incidência continuam a descer

Portugal registou, esta terça-feira, 891 novos casos e oito mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …

A máscara de Marcos Rojo deixou uma criança a chorar

Imagem impressionante, na véspera de um jogo do Boca Juniors. Adaptando a ideia da publicação que será reproduzida mais abaixo, o futebol não é só uma bola a circular num relvado entre 22 jogadores. O futebol …

Erupção do vulcão nas Canárias pode durar até 84 dias

A erupção vulcânica de Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma pode durar entre 24 e 84 dias, com uma média geométrica de cerca de 55 dias, segundo cálculos do Instituto Vulcanológico das Ilhas …

PCP insiste que Governo vá “mais longe” e baixe o preço da energia

O PCP insistiu esta terça-feira que o Governo não se deve ficar pelo “não aumento” dos preços da energia, mas sim ir “mais longe”, intervindo para baixar estes valores, apontando que o executivo tem instrumentos …