Empregada mandou cremar o corpo da patroa (sem avisar a família) e “okupou” a casa

Uma idosa de 75 anos morreu, alegadamente devido à covid-19, sem que ninguém tenha avisado a família. A polícia espanhola está a investigar o caso e  suspeita que a empregada doméstica tenha cremado o corpo da mulher e ocupado a sua casa, que ficou desocupada.

O caso parece insólito mas ocorreu em Leganés, Espanha. O alerta foi dado pelas filhas da idosa que descobriram que a mãe tinha sido cremada sem que nada lhes fosse comunicado.

De acordo com o El Mundo, a polícia espanhola está agora a investigar o caso e suspeita da empregada doméstica que trabalhava na casa de Pilar, uma idosa viúva, que morava sozinha e que morreu no final de março, supostamente devido à covid-19.

A empregada, uma peruana de 33 anos, começou a trabalhar com a idosa em meados de fevereiro e passou a trabalhar duas horas por dia na limpeza da casa. A mulher é acusada pelas duas filhas da vítima de, sem avisar a família, ter pedido a cremação do corpo e ocupado a casa da septuagenária.

Estamos a lidar com algo mais do que uma “okupa”, já que a minha mãe não estava doente”, disse Rosana – uma das filhas da idosa – ao El Mundo, garantindo que dez dias antes da morte, a empregada mudou os contratos de luz e água da moradia, tal como o seguro, com uma suposta procuração outorgada pela idosa.

“No final de março fui internada com coronavírus, mas tive contacto diário com a minha mãe durante os dias de pico máximo da pandemia. Disseram-me durante a noite que ela tinha morrido. Um dia antes de morrer, ela estava bem e não sabemos o que aconteceu na realidade porque o atestado médico indica que a minha mãe morreu de possível covid-19″, conta a filha.

Rosana acredita que a mãe não morreu de causas naturais e diz que, juntamente com a irmã, irão “fazer todos os possíveis para esclarecer o que aconteceu”, apesar de saberem que sem autópsia será difícil provar as suas suspeitas.

Os vizinhos também confirmam que dois dias antes da morte, a mulher saiu de casa para comprar pão e que o seu estado era “aparentemente normal”. Um amigo de Pilar disse à televisão Telemadrid que tinha estado com a idosa e que “parecia que estava fenomenal”.

Rosana diz que a empregada trabalhava na casa de segunda a sexta-feira, e que a sua mãe morreu num sábado. “Naquele dia ela não tinha que ir à casa, mas apareceu e disse que descobriu o corpo da minha mãe quando entrou. Mas não ligou para o 112 nem fez nada. Deveria ter ligado para a família e o que ela fez foi avisar a funerária e ordenar a cremação. Mentiu ao dizer que a minha mãe não tinha filhos” – relata o El Mundo.

De acordo com as primeiras investigações, Rosa disse à agência funerária que Pilar não tinha família. Apresentou uma autorização para enterrar o corpo e forneceu cópia do bilhete de identidade da idosa.

As filhas acreditam que todo este processo foi ocultado de forma propositada e os documentos falsificados. “Não acredito que a minha mãe fosse capaz de assinar uma procuração. Nem a minha mãe lhe deu as chaves da casa quando a contratou. Não sabemos como tinha as chaves da casa nem o motivo que causou a morte de minha mãe”, apontou a filha.

A peruana não quis comentar os acontecimentos. Contudo, disse a uma das filhas da vítima que no seu país de origem as pessoas que cuidam de idosos ficam com a casa quando elas morrem. “A falecida autorizou-me a ficar com a casa”, disse a mulher.

A empresa Desokupaespecializada em processo judiciais em casos de ocupação de casas e contactada pelas filhas da vítima mortal – garantem que estão a planear uma ação para recuperar a casa e para que a mulher peruana seja “acusada de homicídio, furto, apropriação, usurpação de documentos e fraude”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Jogador admite: "Escrevi uma frase racista"

Danilo Avelar está fora dos relvados há muito tempo, começou a jogar mais online e foi expulso. Corinthians também deverá castigar o atleta. Danilo Avelar não joga desde outubro de 2020 mas, mesmo longe dos jogos, …

Morreu o ex-Presidente das Filipinas Benigno Aquino III

O ex-Presidente das Filipinas Benigno Aquino III morreu hoje, aos 61 anos, depois de ter sido hospitalizado em Manila, disseram familiares aos meios de comunicação social locais. O ex-presidente das Filipinas Benigno "Noynoy" Aquino, herdeiro de …

Turista morre durante caminhada pelo Grand Canyon (e o calor excessivo poderá ser o culpado)

Uma mulher residente no estado de Ohio morreu enquanto fazia uma caminhada pelo Grand Canyon. De acordo com as autoridades, a morte estará relacionada com as temperaturas extremas que se faziam sentir. Michelle Meder, de 53 …

"Não temos condições de avançar". Calamidade prorrogada, Portugal recua no desconfinamento

Portugal vai travar o processo de desconfinamento em todo o território nacional, anunciou o Governo em conferência de imprensa, no final do Conselho de Ministros desta quinta-feira. O conselho de ministros aprovou a prorrogação da Situação …

Túneis nazis em vulcão inativo da Polónia poderão esconder arquivo da Gestapo

Um grupo de exploradores polaco acredita que estes túneis nazis, construídos durante a II Guerra Mundial num vulcão inativo da Polónia, poderão esconder um arquivo da Gestapo. Uma rede de túneis feita pelos nazis num vulcão …

Portugal com duas mortes, 1.556 casos e menos internamentos

Portugal registou nas últimas 24 horas duas mortes associadas à covid-19, 1.556 novos casos de infeções confirmadas, a maioria em Lisboa e Vale do Tejo, uma diminuição nos internamentos em enfermaria e um aumento nos …

Cristiano sai? Juventus tem sete alternativas

Juventus já terá uma lista restrita de possíveis reforços, caso o português deixe Turim durante este verão. Cristiano Ronaldo pode não voltar a jogar pela Juventus e, por isso, o clube de Turim já estuda alternativas …

UNESCO recomenda incluir Veneza na lista de património mundial em perigo

A UNESCO publicou estas recomendações a um mês da próxima sessão do seu comité de património mundial, que se vai realizar na China, de 16 a 31 de julho. Em Veneza, o impacto do turismo de …

No One Britain One Nation Day, (quase) todas as crianças britânicas vão cantar uma canção patriótica

O Governo britânico está a encorajar todas as crianças em idade escolar a cantar uma música patriótica, muito criticada nas redes sociais. O Departamento de Educação do Reino Unido quer que as escolas participem no One …

Descoberta a causa da extinção em massa mais severa dos últimos 540 milhões de anos

A extinção em massa mais dramática nos últimos 540 milhões de anos eliminou mais de 90% das espécies marinhas e 75% das espécies terrestres da Terra. Mas qual foi a sua causa? Embora os cientistas tenham …