Emirates acredita que o futuro da aviação está nos aviões sem janelas

Aviões sem janelas? Sim, esse pode ser o futuro da aviação, segundo o presidente da companhia aérea Emirates, que vai apostar em janelas virtuais.

A nova suíte de primeira classe do Boeing 777-300ER da Emirates tem janelas virtuais. A companhia aérea afirma esta novidade abre as portas à remoção de todas as janelas de aviões futuros, tornando-os muito mais leves, rápidos e económicos.

Em entrevista à BBC, Tim Clark, presidente da companhia, disse acreditar que as outras companhias estão perto de dar o mesmo passo que a Emirates. De acordo com a empresa, este avião começou a funcionar no passado dia 1 de dezembro, quando voou para Genebra e até Bruxelas.

Embora o avião não tenha janelas, dentro do aparelho elas existem. A ideia é permitir ao passageiro ver o que quiser através dessas janelas virtuais. Os ecrãs transmitem em tempo real o que acontece no exterior do avião, através do recurso a câmaras de fibra ótica que projetam imagens de fora para dentro da aeronave.

“A qualidade das imagens é muito boa, melhor do que a vista natural“, refere o responsável da companhia aérea.

Contudo, Clark quer ir ainda mais longe. No futuro, o plano passa por desenhar aviões sem janelas. “A cabine seria mais leve, o avião podia voar mais rápido e mais alto e consumir menos combustível”, explicou.

Mas se para alguns esta ideia é atrativa, para outros pode ser completamente arrasadora. Graham Braithwaite, especialista em segurança de aviação, sublinhou à BBC que as janelas do avião são um importante elemento para os procedimentos de segurança de qualquer voo, levantando assim a primeira questão relacionada com a ideia inovadora da Emirates.

“Ser capaz de visualizar o exterior de dentro da aeronave é muito importante numa situação de emergência, especialmente quando se trata de uma evacuação. Os comissários de bordo tem um procedimento de segurança que requer a confirmação de que, por exemplo, não existe um incêndio no exterior antes de abrir uma porta e começar uma evacuação”, explicou.

Além disso, frisou, o principal obstáculo de um avião sem janelas poderá ser a própria perceção dos viajantes, já que voar pode ser um pouco “claustrofóbico” e a viagem pode “causar ansiedade” em alguns passageiros.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Como eles já estão habituados a obrigar as mulheres andarem de cara tapada imaginam ser muito positivo irem todos fechados dentro de um avião como sardinha enlatada!.

  2. Só é pena que grande parte da notícia seja baseada em factos errados… No caso do avião que voa desde dezembro, as únicas cabines sem janelas são as de executiva localizadas nos corredores centrais, que como é lógico, por ser no corredor não têm janelas. Essas recebem ‘janelas’ virtuais para criar o mesmo ambiente das outras. As outras tanto que têm janelas que até binóculos incluem para os passageiros verem melhor para fora. Ou será que os binóculos são para os passageiros verem os pixels do ecrã da janela virtual?

RESPONDER

Benfica 3-1 Boavista | Águia evolui com Darwin para a vitória

Desde 1982/83 que o Benfica não vencia os primeiros seis jogos no Campeonato. Pois bem, na noite desta segunda-feira, os encarnados venceram o duelo ante o Boavista e fizeram xeque-mate graças ao bis de Darwin …

Milhões de pessoas em risco de tráfico e escravidão devido à crise climática, revela relatório

Milhões de pessoas forçadas a deixar as suas casas por causa da seca severa e ciclones correm o risco da escravidão moderna e de tráfico humano nas próximas décadas, alertou um novo relatório publicado esta …

Mercado teme corrida ao imobiliário com o fim dos vistos gold

A partir de janeiro, segundo as novas regras aplicáveis aos vistos gold, vão deixar de estar abrangidos os investimentos em imobiliário com destino a habitação em Lisboa, no Porto e no litoral. O regime que visa …

Desempregados inscritos no IEFP caem 10% em agosto

O número de desempregados inscritos no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) voltou a cair, pelo quinto mês consecutivo. Agosto fechou com 368.404 desempregados inscritos nos serviços públicos de emprego De acordo com os dados …

Agora que a catedral de Notre-Dame está estabilizada, pode dar-se início à reconstrução

Dois anos e meio após o incêndio que devastou a catedral de Notre-Dame, o edifício encontra-se seguro para iniciar o processo de reconstrução, que se espera estar concluído em 2024. Os trabalhos de segurança e consolidação …

Agente de viagens burlou Cristiano Ronaldo em 200 mil euros

Cristiano Ronaldo foi burlado, ao longo de mais de três anos, pela funcionária de uma agência de viagens a quem confiou os seus cartões de crédito e códigos. Jorge Mendes, Gestifute, Nani e Manuel Fernandes …

França diz-se "enganada" pela Austrália após suspensão de contrato de submarinos

Na semana passada, Estados Unidos, Austrália e Reino Unido anunciaram um acordo de defesa que inclui o desenvolvimento de submarinos nucleares na Austrália. O embaixador francês na Austrália, Jean-Pierre Thebault, disse esta segunda-feira que a França …

Sete mortos e 306 infetados nas últimas 24 horas

Portugal registou, esta segunda-feira, 306 novos casos e sete mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …

Rússia Unida anuncia vitória nas legislativas

O partido do Kremlin, Rússia Unida, reivindicou no domingo a vitória nas eleições legislativas russas, mas a sua maioria constitucional na Duma, a câmara baixa do parlamento, está ainda por apurar, após a contagem de …

Cientistas estão a dar vida ao holodeck, um holograma que você pode tocar

Os cientistas estão cada vez mais perto de tornar o holodeck uma realidade. Investigadores estão a criar um holograma que você pode tocar. A série Star Trek: The Next Generation apresentou a milhões de pessoas a …