Emirates acredita que o futuro da aviação está nos aviões sem janelas

Aviões sem janelas? Sim, esse pode ser o futuro da aviação, segundo o presidente da companhia aérea Emirates, que vai apostar em janelas virtuais.

A nova suíte de primeira classe do Boeing 777-300ER da Emirates tem janelas virtuais. A companhia aérea afirma esta novidade abre as portas à remoção de todas as janelas de aviões futuros, tornando-os muito mais leves, rápidos e económicos.

Em entrevista à BBC, Tim Clark, presidente da companhia, disse acreditar que as outras companhias estão perto de dar o mesmo passo que a Emirates. De acordo com a empresa, este avião começou a funcionar no passado dia 1 de dezembro, quando voou para Genebra e até Bruxelas.

Embora o avião não tenha janelas, dentro do aparelho elas existem. A ideia é permitir ao passageiro ver o que quiser através dessas janelas virtuais. Os ecrãs transmitem em tempo real o que acontece no exterior do avião, através do recurso a câmaras de fibra ótica que projetam imagens de fora para dentro da aeronave.

“A qualidade das imagens é muito boa, melhor do que a vista natural“, refere o responsável da companhia aérea.

Contudo, Clark quer ir ainda mais longe. No futuro, o plano passa por desenhar aviões sem janelas. “A cabine seria mais leve, o avião podia voar mais rápido e mais alto e consumir menos combustível”, explicou.

Mas se para alguns esta ideia é atrativa, para outros pode ser completamente arrasadora. Graham Braithwaite, especialista em segurança de aviação, sublinhou à BBC que as janelas do avião são um importante elemento para os procedimentos de segurança de qualquer voo, levantando assim a primeira questão relacionada com a ideia inovadora da Emirates.

“Ser capaz de visualizar o exterior de dentro da aeronave é muito importante numa situação de emergência, especialmente quando se trata de uma evacuação. Os comissários de bordo tem um procedimento de segurança que requer a confirmação de que, por exemplo, não existe um incêndio no exterior antes de abrir uma porta e começar uma evacuação”, explicou.

Além disso, frisou, o principal obstáculo de um avião sem janelas poderá ser a própria perceção dos viajantes, já que voar pode ser um pouco “claustrofóbico” e a viagem pode “causar ansiedade” em alguns passageiros.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Como eles já estão habituados a obrigar as mulheres andarem de cara tapada imaginam ser muito positivo irem todos fechados dentro de um avião como sardinha enlatada!.

  2. Só é pena que grande parte da notícia seja baseada em factos errados… No caso do avião que voa desde dezembro, as únicas cabines sem janelas são as de executiva localizadas nos corredores centrais, que como é lógico, por ser no corredor não têm janelas. Essas recebem ‘janelas’ virtuais para criar o mesmo ambiente das outras. As outras tanto que têm janelas que até binóculos incluem para os passageiros verem melhor para fora. Ou será que os binóculos são para os passageiros verem os pixels do ecrã da janela virtual?

RESPONDER

Catarina Martins pede "voto útil" dos socialistas que não querem maioria absoluta

Catarina Martins defende que nas eleições legislativas o voto útil dos socialistas que não querem maioria absoluta é no Bloco de Esquerda, considerando que o crescimento do partido que lidera "pode ser o fator decisivo" …

Mudança do Infarmed para o Porto. Costa prometeu, mas não cumpriu

O primeiro-ministro prometeu, mas a Comissão Independente para a Descentralização não recebeu nenhum pedido do Governo para estudar deslocalização do Infarmed para o Porto. A decisão polémica de mudar a localização da Autoridade do Medicamento para …

Podem chover pedras no "lado noturno" dos exoplanetas de Júpiter

De acordo com um "relatório meteorológico astronómico", os lados escuros dos exoplanetas de Júpiter podem ter um clima bastante rochoso. As nuvens espessas de minerais vaporizados podem estar a chover pedras. Uma equipa de astrónomos da …

Boris compara Reino Unido a super-herói. "Quanto mais enfurecem o Hulk, mais forte ele fica"

O primeiro-ministro britânico comparou o Reino Unido ao super-herói da Marvel, que nunca se deixa prender, deixando subentendido o aviso de que pode ignorar a decisão do Parlamento que quer impedir uma saída sem …

Dente de rinoceronte deu aos cientistas a mais antiga informação genética já registada

Cientistas conseguiram extrair de um dente com 1,7 milhões de anos (de um rinoceronte já extinto) aquela que é a informação genética mais antiga alguma vez registada. Entre o período de há 2,5 milhões e 700 mil …

SNS "é âncora para os portugueses e sabe resistir às pressões"

A ministra da Saúde elogiou o Sistema Nacional de Saúde no dia em este cumpre 40 anos. A data só não está a ser assinalada com mais vigor devido à proximidade das eleições, explicou …

Um terço dos diplomados no curso de Aeroespacial vai trabalhar para o estrangeiro

A nota mínima de entrada no curso de Engenharia Aeroespacial do Técnico bateu um novo recorde. As oportunidades e os salários levam os diplomados para o estrangeiro. O único curso de Engenharia Aeroespacial no ensino superior …

Morreu o cantor Roberto Leal

Morreu o cantor Roberto Leal, confirmou o antigo secretário de Estado das Comunidades e da Administração Local. Tinha 67 anos e lutava contra um cancro. A notícia foi avançada pelo antigo secretário de Estado das Comunidades …

Estudo mostra que o canguru gigante tinha uma parecença com os pandas

O já extinto canguru gigante tinha uma característica muito semelhante com o panda-gigante dos dias modernos: grandes mandíbulas que lhe permitiam comer alimentos que outros animais não conseguiam. Há mais de 40 mil anos, o sudoeste …

Assunção Cristas contra o "ditador" verde e André Silva contra a "despesista" demagoga

O debate deste sábado, transmitido pela RTP3, sentou frente-a-frente os líderes do CDS e do PAN. Assunção Cristas contou quantas vezes o programa do adversário usa a palavra "proibir" e André Silva acusou os centristas …