Embaixador de Portugal regressa a Moscovo

O Governo português decidiu que o embaixador na Rússia, chamado a Lisboa para consultas na sequência do “caso Skripal”, vai regressar a Moscovo ainda esta semana e “tão cedo quanto possível”.

“Nós neste momento entendemos que já há condições para o regresso do nosso embaixador a Moscovo e isso far-se-á tão cedo quanto possível, agora é uma questão meramente prática”, indicou Augusto Santos Silva aos jornalistas, à margem de uma reunião de chefes de diplomacia da União Europeia, no Luxemburgo.

O ministro apontou que o embaixador Paulo Vizeu Pinheiro regressará ainda esta semana, provavelmente na terça-feira à noite, a Moscovo, para onde já regressou também o embaixador da União Europeia, que fora igualmente chamado pela chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini.

No final de março, o embaixador português foi chamado para consultas a Lisboa, na sequência da expulsão de vários diplomatas russos não só pelo Reino Unido, como por outros países europeus.

Na altura, Portugal decidiu não expulsar diplomatas, com o ministro dos Negócios Estrangeiros a considerar que essa era “a reação mais dura” e que Portugal tomou uma decisão que “não prejudica em nada a solidariedade para com o Reino Unido e a NATO”.

Em causa está o envenenamento do ex-espião russo, Sergei Skripal, e da sua filha, Yulia, com uma substância neurotóxica que os deixou em estado crítico. Os dois foram encontrados desmaiados num banco em Salisbury.

Entretanto, Yulia Skripal já teve alta hospitalar e foi deslocada para um local seguro. O pai continua no Hospital Distrital de Salisbury.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

DJ Avicii encontrado morto aos 28 anos

O músico e produtor sueco DJ Avicii foi encontrado morto em Omã, no Médio Oriente, aos 28 anos de idade. A causa de morte daquele que é um dos mais famosos artistas de música electrónica …

Príncipe Carlos sucede à rainha Isabel II como líder da Commonwealth

Os dirigentes da Commonwealth decidiram esta sexta-feira o príncipe Carlos suceda à mãe, a rainha Isabel II, na liderança da organização, noticiou a imprensa britânica. A BBC, Sky News e outros meios de comunicação britânicos noticiaram …

Descoberto na Gronelândia fóssil de peixe com 210 milhões de anos

Uma equipa de paleontólogos, que inclui cientistas portugueses, descobriu uma espécie de peixe com pulmões que existiu há cerca de 210 milhões de anos e pertence a um grupo do qual evoluíram os antepassados de …

Tammy Duckworth fez história ao levar a filha de 10 dias para o Senado

Tammy Duckworth fez história ao tornar-se a primeira senadora norte-americana a ser mãe. Agora, volta a ser notícia por levar a criança para o Senado, um dia depois de terem sido alteradas as regras sobre …

Serviços de saúde recebem 192 queixas por dia

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) recebeu 70.111 reclamações em 2017, um crescimento de 18,4% face ao ano anterior. No ano passado, o número de reclamações recebidas pela Entidade Reguladora da Saúde (ERS) aumentaram em 18,4% …

Fêmea de lince-ibérico encontrada morta com sinais de atropelamento

Uma fêmea de lince-ibérico, de dois anos, foi encontrada morta, com sinais de atropelamento, na A22, próximo de Olhão, anunciou o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). Nascida no Centro de Reprodução em …

Americano que previu drama dos incêndios acusa bombeiros de não saberem apagar fogos

O autor de relatório sobre fogos em Portugal acusa os bombeiros de não saberem apagar fogos ou fazer rescaldo em condições, arrasando o combate aos incêndios. Além disso, o mericano alerta que tragédia pode repetir-se …

"Estado totalitário". PS quer requisitar casas devolutas para arrendar

A nova proposta de Lei de Bases da Habitação, elaborada pelo PS, está a gerar polémica entre os proprietários, essencialmente porque propõe que o Estado se aproprie "temporariamente" de casas que estejam devolutas para as …

Televisão russa divulga testemunho sobre alegada encenação do ataque químico

A televisão pública russa Rossiya 24 divulgou, na quarta-feira, o testemunho de um rapaz que afirma ter participado numa encenação do presumível ataque químico de 7 de abril contra Douma, na Síria. O embaixador russo junto …

Ex-diretor da Brisa suspeito de corrupção em expropriação de terrenos

Polícia Judiciária do Porto conclui inquérito sobre subornos pagos a responsável da Brisa em negócios de expropriação de terrenos para autoestradas. Segundo o Jornal de Notícias, um engenheiro da Brisa, coordenador das expropriações na zona Norte …