Emanuele Sibillo: O mafioso que já morreu, mas ainda controla o “Bando das Crianças”

(dr) Ciro Fusco

Busto de Emanuele Sibillo.

Embora já tenha morrido em 2015, Emanuele Sibillo continua a ser uma figura presente na Camorra, a máfia de Nápoles, sendo quase visto como uma divindade.

Em abril, as autoridades italianas retiraram o monumento fúnebre dedicado a Emanuele Sibillo, chefe de um grupo da Camorra, a máfia de Nápoles, conhecido como o “Bando das Crianças“, que se encontrava num beco no centro da cidade.

Emanuele Sibillo foi morto em 2015, com 19 anos de idade, num beco perto de Castel Capuano, pela família Buonerba, rival da família Sibillo.

De forma a prestar homenagem, foi construído um monumento de cerca de dois metros de altura na entrada do edifício onde vive a maioria da família, com uma espécie de altar dedicado à Virgem Maria que continha as cinzas de Sibillo e um busto do jovem.

De acordo com testemunhas, o clã de Sibillo chegou a obrigar os lojistas locais a ajoelharem-se em frente ao busto depois de pagar o “pizzo” (dinheiro de proteção), em sinal de submissão e respeito.

Sibillo era o líder de um grande grupo de menores e jovens que se tinham tornado assassinos na guerra entre famílias mafiosas da cidade, que deixou cerca de 60 mortos em três anos na região.

Conhecido em Itália como “baby boss”, Sibillo teve uma rápida ascensão na hierarquia do crime organizado napolitano. Com apenas 15 anos foi enviado para um centro de detenção juvenil, onde entrou num curso de jornalismo e desenvolveu uma paixão por videorreportagem.

Quando regressou às ruas, começou a recrutar jovens para um novo cartel. Sibillo liderou um rebelião contra os antigos clãs da Camorra para assumir o controlo da cidade. Eventualmente, o gangue conseguiu lutar pelo controlo do centro de Nápoles.

https://www.youtube.com/watch?v=2nKvuIchQbE

Sibillo foi um dos primeiros jovens mafiosos a usar as redes sociais como uma poderosa ferramenta de propaganda. Ele e os seus associados exibiam o seu estilo de vida luxuoso no Facebook, publicando fotos de roupas caras, carros e restaurantes exclusivos.

Ao “mostrar todos os privilégios de ser um mafioso da Camorra”, eles tornaram-se influenciadores da máfia e “modelos” para as gerações mais jovens de mafiosos, explicou Marcello Ravveduto, professor da Universidade de Salerno e estudioso da história da Camorra, citado pela Vice.

Sibillo estava na vanguarda de uma mudança de paradigma na Camorra, cuja estrutura se assemelha agora aos gangues sul-americanos, em vez da tradicional máfia italiana familiar.

O jovem mafioso alcançou uma forma de divindade. “Ele é o patrono do seu bairro”, diz Ravveduto. “O próprio ato de fazer as pessoas ajoelharem-se diante do seu busto é um sinal de que, ainda hoje, este clã precisa de algo com que se identificar. A morte de Sibillo é um apelo à união, num mundo onde confrontos violentos entre fações em batalha acontecem quase diariamente”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Tite tem os dias contados na canarinha. "Com esta forma de jogar, o Brasil vai ser atropelado"

O ex-internacional brasileiro Romário teceu duras críticas a Tite, sugerindo que o treinador deveria abandonar o comando técnico da seleção 'canarinha'. O antigo jogador do Barcelona disse que, a continuar a jogar assim, o Brasil será …

Para responder às acusações de eleitoralismo, Costa puxou do calendário. "Nada disto é novidade"

Proximidade do anúncio do fim das restrições para conter o avanço da pandemia às eleições autárquicas foi vista pelos partidos da oposição como uma manobra eleitoral para capitalizar os votos nos candidatos do PS. Após o …

Quem vai orientar o Barcelona contra o Benfica?

Nova exibição decepcionante do Barcelona e novo empate no campeonato. Situação de Koeman é realmente frágil. Não dá para mais. A frase de Piqué - "Somos o que somos agora, é o que temos" - está …

A sexualidade dos dinossauros continua um mistério - mas as respostas podem estar nos pássaros

A reprodução dos dinossauros continua um mistério, mas a plumagem ornamental do Confuciusornis, uma espécie parecida com os pássaros, é uma das grandes pistas. Tal como os outros animais, os dinossauros tinham relações sexuais para se …

Bannon e outros três ex-conselheiros de Trump chamados a depor sobre a invasão ao Capitólio

Mark Meadows, Dan Scavino, Kash Patel e Steve Bannon são os ex-conselheiros de Trump que a comité da Câmara dos Representantes quer ouvir. O comité da Câmara dos Representantes que está a investigar a insurreição de …

TAP cobrou 657 milhões de euros de voos ainda por fazer

A TAP tem 657,5 milhões de euros já cobrados em voos que ainda não realizou. A companhia aérea também enfrenta sérios atrasos no call center. Por causa das restrições impostas por alguns países devido à pandemia …

Bem-vindo à última fase do desconfinamento: fim do certificado em restaurantes, máscara em transportes e lares

"Estamos em condições para avançar para a terceira fase de desconfinamento." Foi com esta frase que António Costa deu início à conferência de imprensa após o Conselho de Ministros desta quinta-feira. Portugal vai avançar para a …

A muralha de Game of Thrones na vida real? Vídeo recria glaciar gigante que existiu na Escócia

Dois investigadores juntaram-se para criar uma reconstituição visual de uma enorme muralha de gelo que existiu na Escócia e que parece saída da série de fantasia Game of Thrones. Quase que dá para ver os homens …

Rui Costa, Benfica

Benfica: duas "baixas" para Rui Costa, em poucas horas (a terceira está proxima)

Varandas Fernandes e Eduardo Moniz não vão fazer parte da lista de Rui Costa nas eleições.  Rui Costa confirmou na terça-feira que é candidato às próximas eleições no Benfica. Dois dias depois, foram anunciadas as saídas …

CNE arquivou queixas contra Costa por causa do PRR. Factos não podem merecer "censura, mesmo que verdadeiros"

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) arquivou as queixas que foram apresentadas contra o primeiro-ministro, António Costa, que, como secretário-geral do PS, tem insistido em falar do PRR, a bazuca europeia, na campanha eleitoral. As queixas …