Em coma há 8 anos, Ariel Sharon piorou

Helene C. Stikkel / Wikimedia

O ex-primeiro ministro de Israel, Ariel Sharon

O ex-primeiro ministro de Israel, Ariel Sharon

O hospital em Israel onde está internado o ex-primeiro-ministro israelita Ariel Sharon, que está em coma há quase oito anos, revelou que a saúde do político piorou muito nos últimos dias.

A imprensa do país revela que Ariel Sharon, “o Falcão” israelita,  apresenta já um quadro de falência renal.

O ex-primeiro-ministro, de 85 anos, sofreu um pequeno derrame em dezembro de 2005. Depois de um segundo grande derrame, em 2006, o político que ocupava o cargo de primeiro-ministro de Israel desde 2001, entrou em coma e permanece em estado vegetativo desde então.

Durante os anos em que ocupou o cargo de primeiro-ministro, Sharon foi um dos grandes promotores da expansão de colonatos israelitas nos territórios palestinos ocupados. Sharon deu início também à construção do polémico muro da Cisjordânia.

 

‘Questão de dias’

O jornal israelita Haaretz revela na sua versão online, citando uma fonte não identificada, que Sharon poderá morrer “numa questão de dias” se a sua saúde continuar a piorar. Segundo um canal de TV, os seus filhos estão com ele no hospital.

Conhecido pelo apelido de “tractor”, Sharon chegou à política israelita depois de uma longa carreira no Exército, iniciada na guerra de independência de Israel, em 1948.

Segundo o correspondente da BBC no Oriente Médio Kevin Connolly, muitos israelitas admiram o seu histórico militar, embora – tanto como estadista quanto como soldado – Sharon tenha sido frequentemente controverso.

Muitos no mundo árabe odeiam o ex-primeiro-ministro por o associarem ao massacre de dezenas de palestinianos no campo de refugiados de Sabra e Chatila, no Líbano, em 1982.

A sua reputação como defensor incondicional dos interesses de Israel deu-lhe autoridade para tomar decisões difíceis quando era primeiro-ministro. Em 2005, por exemplo, determinou a retirada das forças israelitas de Gaza.

Ariel Sharon nasceu em 1928 na aldeia agrícola cooperativa de Kfar Malal, então parte da Palestina sob o domínio britânico, filho de judeus russos emigrados com fortes simpatias sionistas. O nome original da família é Scheinerman.

Na Guerra de Independência de 1948 liderou a companhia de Infantaria “Brigada Alexandroni”. Fundou a famigerada unidade de comandos «101», responsável por acções de retaliação contra ataques de palestinianos.

Sharon, um dos fundadores do partido Likud em 1973, é um dos últimos líderes da geração dos que fundaram o Estado de Israel, e muitos no país acompanharam a sua saída da vida pública e a deterioração da sua saúde nos últimos anos com grande tristeza.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Ljubomir Stanisic rescindiu contrato “de forma unilateral” com a TVI

A caminho da SIC, o apresentador rescindiu o contrato com a estação de Queluz, avança a TVI. Ljubomir Stanisic tinha contrato até dezembro de 2020. “O Chef Ljubomir Stanisic rescindiu hoje [esta sexta-feira], unilateralmente, o contrato …

Netflix tem uma nova funcionalidade. Os cegos e os surdos agradecem

A nova funcionalidade da Netflix permite alterar a velocidade de reprodução dos seus filmes e séries. Esta é uma novidade bem recebida por espetadores cegos e surdos. A Netflix tem uma nova funcionalidade que permite que …

Cientistas transformam tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade

Uma equipa de investigadores descobriu como converter o pigmento vermelho dos tijolos num plástico condutor de eletricidade. Esse processo permitiu transformar os tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade. Esses supercapacitores de tijolo podem ser …

Primeiro Museu do Godzilla abre no Japão (e os visitantes podem entrar na boca do monstro)

O primeiro Museu do Godzilla do mundo está agora aberto no Japão e tem uma estátua enorme do icónico monstro, em cuja boca se pode entrar de slide. De acordo com a Newsweek, atualmente, os visitantes …

Hubble faz a primeira observação de um eclipse lunar total

Tirando vantagem de um eclipse lunar total, astrónomos usaram o Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA para detetar ozono na atmosfera da Terra. Este método serve como um substituto de como vão observar planetas semelhantes à Terra …

Biden tem 71% de probabilidade de vencer as eleições contra Trump

Joe Biden, candidato democrata à Casa Branca, tem 71% de probabilidade de vencer as eleições presidenciais norte-americanas frente a Donald Trump, o atual Presidente dos Estados Unidos, aponta uma nova sondagem. A pesquisa de opinião, levada …

Barcelona 2-8 Bayern | Atropelamento histórico na Champions

Noite histórica no Estádio da Luz. Em jogo dos quartos-de-final da Liga dos Campeões, o Bayern goleou o Barcelona por impensáveis 8-2 – com 4-1 em cada uma das metades. Um resultado que se tornou …

Depois das sementes, norte-americanos recebem máscaras, óculos de sol e até meias sujas da China

Vários residentes da Flórida, nos Estados Unidos, receberam pacotes misteriosos da China pelo correio que não tinham encomendado. Desta vez não eram sementes, mas sim máscaras cirúrgicas, óculos de sol e até meias sujas. Em declarações …

Imposto sobre refrigerantes reduziu o seu consumo

O imposto especial sobre as bebidas com maior teor de açúcar levou mais de 40% dos inquiridos num estudo da Universidade Católica esta sexta-feira divulgado a reduzir o seu consumo, comportamento que adotariam também com …

Uma só teoria da conspiração sobre a covid-19 matou 800 pessoas. 60 ficaram totalmente cegas

Pelo menos 800 pessoas morreram e 60 ficaram cegas na sequência de uma teoria da conspiração sobre a covid-19, concluiu um novo estudo. A investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica American Journal …