//

Elenco do “Senhor dos Anéis” quer comprar a casa de Tolkien (para transformá-la num centro literário)

O ator Ian McKellen, que interpretou o papel de Gandalf na épica trilogia “O Senhor dos Anéis” quer comprar a casa de J.R.R. Tolkien em Oxford, Inglaterra, onde o escritor criou a saga, para a transformar num centro literário.

A casa em Northmoor Road, Inglaterra, onde J. R. R. Tolkien escreveu a trilogia “O Hobbit” e “O Senhor dos Anéis”, vai chegar ao mercado. Para preservá-la para fãs e escritores, os atores que trouxeram os mundos de Tolkien para o cinema lançaram uma campanha de crowdfunding para a comprar.

O objetivo da campanha “Projeto Northmoor”, lançado por vários atores como Ian McKellen, que interpretou Gandalf, e Martin Freeman, que interpretou Bilbo nos filmes “O Hobbit”, é financiar a compra da casa de Tolkien para a transformar num centro literário em homenagem ao escritor da famosa saga.

Segundo a CNN, se a campanha tiver sucesso, a casa onde Tolkien viveu entre 1930 e 1947 será o primeiro centro dedicado ao autor de fantasia em qualquer lugar do mundo, disse John Rhys-Davies, que interpretou o anão Gimli na série “O Senhor dos Anéis”.

O Projeto Northmoor tem apenas três meses – até 15 de março de 2021- para arrecadar seis milhões de dólares.

A autora Julia Golding, que está a liderar o projeto, comparou o desafio de arrecadação de fundos à perigosa jornada de dois dos personagens mais amados de Tolkien.

“No entanto, precisamos apenas de olhar para a jornada de Frodo e Sam de Rivendell até à Montanha da Perdição, que demorou a mesma quantidade de tempo – e estamos inspirados por podermos fazer isso também!”, disse Golding, em comunicado.

Mais de cinco milhões de dólares desses fundos irão para a compra da casa e o restante será usado para renová-la e criar a organização sem fins lucrativos que irá lá operar.

Se a campanha for bem-sucedida, a casa hospedará programas literários para escritores de fantasia amadores e fãs de Tolkien, de acordo com a campanha.

O Projeto Northmoor está a pedir aos leitores de Tolkien – que McKellen chamou de “a nossa irmandade de financiadores” – que doem o que puderem para a causa.

Existem vários níveis de arrecadação de fundos que o grupo espera alcançar, incluindo um que restauraria o jardim de Tolkien e outro que instalaria um covil para o temível dragão Smaug.

Até à quinta-feira passada, a campanha tinha arrecado 6% dos seis milhões de dólares – cerca de 360 mil dólares.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.