Elenco do “Senhor dos Anéis” quer comprar a casa de Tolkien (para transformá-la num centro literário)

O ator Ian McKellen, que interpretou o papel de Gandalf na épica trilogia “O Senhor dos Anéis” quer comprar a casa de J.R.R. Tolkien em Oxford, Inglaterra, onde o escritor criou a saga, para a transformar num centro literário.

A casa em Northmoor Road, Inglaterra, onde J. R. R. Tolkien escreveu a trilogia “O Hobbit” e “O Senhor dos Anéis”, vai chegar ao mercado. Para preservá-la para fãs e escritores, os atores que trouxeram os mundos de Tolkien para o cinema lançaram uma campanha de crowdfunding para a comprar.

O objetivo da campanha “Projeto Northmoor”, lançado por vários atores como Ian McKellen, que interpretou Gandalf, e Martin Freeman, que interpretou Bilbo nos filmes “O Hobbit”, é financiar a compra da casa de Tolkien para a transformar num centro literário em homenagem ao escritor da famosa saga.

Segundo a CNN, se a campanha tiver sucesso, a casa onde Tolkien viveu entre 1930 e 1947 será o primeiro centro dedicado ao autor de fantasia em qualquer lugar do mundo, disse John Rhys-Davies, que interpretou o anão Gimli na série “O Senhor dos Anéis”.

O Projeto Northmoor tem apenas três meses – até 15 de março de 2021- para arrecadar seis milhões de dólares.

A autora Julia Golding, que está a liderar o projeto, comparou o desafio de arrecadação de fundos à perigosa jornada de dois dos personagens mais amados de Tolkien.

“No entanto, precisamos apenas de olhar para a jornada de Frodo e Sam de Rivendell até à Montanha da Perdição, que demorou a mesma quantidade de tempo – e estamos inspirados por podermos fazer isso também!”, disse Golding, em comunicado.

Mais de cinco milhões de dólares desses fundos irão para a compra da casa e o restante será usado para renová-la e criar a organização sem fins lucrativos que irá lá operar.

Se a campanha for bem-sucedida, a casa hospedará programas literários para escritores de fantasia amadores e fãs de Tolkien, de acordo com a campanha.

O Projeto Northmoor está a pedir aos leitores de Tolkien – que McKellen chamou de “a nossa irmandade de financiadores” – que doem o que puderem para a causa.

Existem vários níveis de arrecadação de fundos que o grupo espera alcançar, incluindo um que restauraria o jardim de Tolkien e outro que instalaria um covil para o temível dragão Smaug.

Até à quinta-feira passada, a campanha tinha arrecado 6% dos seis milhões de dólares – cerca de 360 mil dólares.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Encontrada parte da matéria perdida do Universo

As galáxias podem receber e trocar matéria com o seu ambiente externo graças aos ventos galácticos criados por explosões estelares. Devido ao instrumento MUSE do VLT (Very Large Telescope) do ESO, uma equipa internacional liderada …

A Lilium testou o seu táxi voador de quinta geração — com direito a vídeo e som

Empresa alemã quer tornar-se uma referência do transporte aéreo de nova geração, pelo que se tem esforçado por responder a todos os pedidos e solicitações de melhorias enviadas por possíveis compradores. O modelo eVTOL da empresa …

Irão disponível para negociações sobre acordo nuclear nas próximas semanas

O Irão retornará às negociações sobre a retomada do acordo nuclear de 2015 nas próximas semanas, avançou o Ministério dos Negócios Estrangeiros esta terça-feira, apesar das suspeitas das potências ocidentais sobre a estratégia de Teerão …

Depois do Loon, nasce o Taara. Projeto usou lasers para transmitir 700TB de dados

Depois da morte do Projeto Loon, no início do ano, nasceu o Projeto Taara, que utilizou lasers para transmitir 700TB de dados através do rio Congo. O projeto muda, o nome é diferente, mas a missão …

Vizela - Paços de Ferreira bateu recorde de assistência na I Liga

Maior número de adeptos do campeonato também foi registado nesta jornada, no Benfica-Boavista; mas em termos de ocupação do estádio, o Vizela deixou longe toda a concorrência. Desde os anos 80 do século passado que não …

150 anos antes da viagem histórica de Colombo, um frade italiano escrevia sobre a America

Por volta do ano 1340, Galvano Fiamma registou, na sua Cronica universalis, a existência de terras a oeste da Gronelândia habitadas "por gigantes". Trata-se da primeira menção documentada do continente americano no Mediterrâneo, cerca de …

Os antigos compadres zangaram-se de vez. Trump puxa os cordelinhos nos bastidores para correr com McConnell

A relação de altos e baixos entre os dois azedou de vez depois de McConnell ter reconhecido a vitória de Joe Biden. Trump quer agora que um Republicano concorra contra McConnell pelo cargo da liderança …

Bombeiros embrulharam a maior árvore do mundo em papel de alumínio. Tudo para a proteger

O incêndio consumiu milhares de acres na Califórnia e o National Park Service viu-se obrigado a intensificar os seus esforços para proteger as jóias naturais, incluindo as maiores árvores do mundo. Os incêndios Colony e Paradise …

EUA trocaram "guerra implacável" por "diplomacia implacável" no Afeganistão, diz Biden

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, disse esta terça-feira à Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) que o país se está a concentrar na "diplomacia implacável" e no encerramento de uma era de …

Presidente de El Salvador autodenomina-se "Ditador de El Salvador"

O Presidente de El Salvador, Nayib Bukele, alterou no domingo a descrição do seu perfil no Twitter para "Ditador de El Salvador", passando depois para "Ditador mais 'cool' do mundo mundial", situação registada após os …