Livro inédito de Tolkien publicado (100 anos depois de escrito)

(dr) Alan Lee

Ilustração para o livro Beren e Lúthien, de Tolkien, criada por Alan Lee

Ilustração para o livro Beren e Lúthien, de Tolkien, criada por Alan Lee

Um novo livro do autor da trilogia “O Senhor dos Anéis”, J.R.R. Tolkien, está à venda – cem anos depois de ter sido escrito.

Publicado esta quinta-feira, Beren e Lúthien tem sido apresentado como uma “história muito pessoal”, na qual o professor de Oxford pensou depois de regressar da Batalha do Somme, uma das mais sangrentas da Primeira Guerra Mundial.

O livro foi editado pelo seu filho, Christopher Tolkien, e contém versões de um conto que se tornou parte de O Silmarillion, coletânea de textos mitológicos de Tolkien publicado em 1977. A obra apresenta ilustrações de Alan Lee, que ganhou um Óscar por seu trabalho nos filmes da trilogia.

A história fala do destino dos amantes Beren e Lúthien, um homem mortal e uma elfa imortal que juntos tentam roubar o maior de todos os seres malignos: Melkor.

O especialista em Tolkien John Garth, que escreveu Tolkien and The Great War, diz que o autor de O Hobbit usou a sua escrita como “um exorcismo” dos horrores que testemunhou na Primeira Guerra Mundial.

Quando voltou das trincheiras, com febre das trincheiras (doença causada por uma bactéria e transmitida por piolhos), Tolkien passou o inverno de 1916-1917 convalescente. Perdeu dois dos seus amigos mais queridos em Somme, e podemos imaginar que deveria estar tão destruído – tanto por dentro como fisicamente“, disse o escritor.

Garth diz que a cena principal de Beren e Lúthien foi inspirada num momento íntimo de Tolkien e da sua mulher, Edith, que dançou numa clareira cheia de flores brancas durante uma caminhada pelos bosques de East Yorkshire. “Tolkien sentiu o tipo de alegria que deve ter pensado que nunca mais sentiria de novamente”, explicou.

Os nomes Beren e Lúthien estão esculpidos na lápide que Tolkien e Edith partilham no cemitério de Wolvercote, em Oxford.

Álida Carvalho / Wikimedia

Lápide no túmulo de Tolkien e da mulher, Edith, em Oxford, Inglaterra

Lápide no túmulo de Tolkien e da mulher, Edith, em Oxford, Inglaterra

Para o novo livro, Christopher Tolkien, agora com 92 anos, manteve a história do pai tal como foi escrita, e mostrou como a narrativa mudou para se tornar parte de O Silmarillion.

A sequência de O Hobbit, O Senhor dos Anéis, foi publicado em 1954 e é uma das novelas mais bem sucedidas já escritas, tendo vendido mais de 150 milhões de cópias. A sua adaptação cinematográfica, lançada entre 2001 e 2003, é uma das mais importantes séries de filmes de todos os tempos, tendo ganho 11 Óscars.

// BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Pizzi nunca jogou tão pouco como esta época

Nunca Pizzi jogou tão pouco como esta temporada ao serviço do SL Benfica. O médio era uma das peças mais importantes do plantel, mas tem vindo a perder relevância. "Ele não tem entrado tanto de início, …

Marcelo recusa crises políticas e defende discussão de reforma do Estado até às legislativas de 2023

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, defendeu esta segunda-feira que o país deve manter-se livre de crises políticas até 2023, mas considera difícil deixar de se fazer uma discussão sobre a reforma do …

Arqueólogos encontram o primeiro geoglifo do mundo em forma de touro

Um geoglifo em forma de touro foi encontrado num sítio arqueológico localizado no sul da Sibéria, informou o Instituto de História e Cultura Material da Academia de Ciências da Rússia. Apesar do touro ser um símbolo …

"O BE teve um mau resultado." Catarina Martins assume derrota, mas deixa aviso a Moedas

No day after, e já com a notícia consolidada da vitória de Carlos Moedas em Lisboa, Catarina Martins não hesitou em assumir a derrota do Bloco de Esquerda. Lisboa era a Câmara mais relevante para o …

Voto útil pode explicar vitória de Moedas (que precisa da esquerda para governar Lisboa)

Carlos Moedas está forçado a fazer acordos para governar a Câmara de Lisboa que tem uma maioria de esquerda de 10 vereadores contra 7 dos partidos à direita. O novo autarca da capital já disse …

É uma práctica comum dos atletas - mas será verdade que os banhos de gelo ajudam os músculos?

Os banhos de gelo trazem benefícios para atletas que treinem a resistência, mas podem ser prejudiciais para quem se dedica a treinar a força. É uma práctica recorrente entre os atletas e até entre pessoas comuns …

Sem maioria absoluta, Moreira começa a fazer contas à vida - mas acordo com a oposição pode estar longe

Rui Moreira voltou a garantir a liderança da autarquia portuense para os próximos quatro anos, mas sem maioria absoluta. Assim, terá de começar a pensar em possíveis acordos. PS e Bloco de Esquerda recusam compromissos. …

Twitter suspende conta de André Ventura

O presidente do partido Chega, André Ventura, tem desde segunda-feira a conta oficial no Twitter suspensa, facto que está a ser denunciado por páginas de movimentos ligados à extrema-direita naquela rede social. “Conta suspensa. O Twitter …

Governo britânico ordena ao Exército que ajude na crise dos combustíveis

O Reino Unido ordenou esta segunda-feira ao Exército que se prepare para ajudar na atual crise de combustíveis do país, depois de um fim de semana em que os britânicos acorreram aos postos de abastecimento, …

Pela primeira vez, cientistas demonstram que reprodução assexuada pode ser bem-sucedida

Pela primeira vez, uma equipa de cientistas demonstrou que a reprodução assexuada pode ser bem-sucedida a longo prazo. Os estudos foram feitos com o ácaro Oppiella nova. Até agora, a sobrevivência de uma espécie animal por …