“PS já ganhou eleições de 2019. Mas sem maioria, corre risco de cair em 2021”

Carlos Barroso / Lusa

Luís Marques Mendes

O PS já ganhou as próximas eleições legislativas. Só falta saber se vai ser ou não com maioria absoluta. Quem o diz é Marques Mendes que avisa já António Costa que um segundo Governo “sem maioria absoluta”, “corre o risco de cair no fim de 2021”.

Durante o seu habitual espaço de comentário na SIC, Marques Mendes começou por falar da aprovação do Orçamento de Estado para 2019, considerando que foi “um passeio para o Governo” e “um pesadelo para a oposição”.

O ex-líder do PSD nota que Costa “aprovou o seu último Orçamento tranquilamente”, passando “a mensagem de que o país está melhor” e ainda anunciando “o pagamento da dívida ao FMI, o que fica sempre bem”.

Já por outro lado, “a oposição não consegue apresentar uma alternativa”. “Não há um português que se lembre de uma ideia, uma causa ou uma mensagem da oposição”, frisa Marques Mendes, salientando que este é “o drama do PSD e do CDS”.

Perante este cenário, Marques Mendes não duvida que o PS vai ganhar as próximas legislativas em 2019. O comentador diz que, neste momento, “a única questão que se coloca é se o PS vencerá ou não com maioria absoluta“.

“O PS tem uma oportunidade única para ter maioria absoluta”, atira o ex-líder do PSD, realçando que “tem a seu favor a economia, o apoio presidencial e o estado do PSD”.

Mas, por outro lado, o Governo de Costa “está a cometer um erro que lhe pode ser fatal”, “o erro da arrogância”, atira Marques Mendes, falado do diferendo com os professores, do caso de Borba e da “arrogância da nova Ministra da Cultura”.

Ora, esse erro pode custar ao PS a maioria absoluta nas próximas eleições. E “sem maioria absoluta, o segundo Governo de António Costa corre o risco de cair a meio do mandato”, no fim de 2021, destaca Marques Mendes.

“O Governo será mais fraco, porque não terá apoio formal de ninguém, a economia continuará a arrefecer, a contestação social vai aumentar”, sustenta o comentador, realçando que “a crise dar-se-á no final de 2021, com o Orçamento de Estado para 2022″.

A prisão de Vara no processo Face Oculta

Marques Mendes comentou ainda o processo Face Oculta e em especial a condenação a prisão de Armando Vara. Lembrando que o caso judicial “começou em 2008” e que a primeira decisão, após o julgamento, “ocorreu em Setembro de 2014”, o comentador conclui que “não é aceitável que só 4 anos depois comece a cumprir a sua pena de prisão”.

“Isto não dá credibilidade à justiça“, nota, frisando que “dá a ideia” de que “os arguidos poderosos e com dinheiro usam e abusam de todas as manobras para fugirem o mais possível à prisão e à justiça”.

Marques Mendes defende que “deveria ser ponderada a solução” de após “uma decisão de confirmação da pena em segunda instância”, o arguido “começar a cumprir a pena que lhe foi aplicada”.

“Não quero mandar ninguém para a prisão”, assegura Marques Mendes, justificando que o que deseja é que “as decisões dos tribunais se cumpram em tempo útil e não se arrastem indefinidamente no tempo”.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. ### António Costa em um segundo Governo “sem maioria absoluta”, “corre o risco de cair no fim de 2021”. ###
    Em completo desacordo !
    Costa cairá em 2021 se tiver agora uma maioria absoluta.
    Com essa maioria, BE e PCP não entram numa nova geringonça ( já o declararam… ) e passam a ser oposição. CGTP FENPROF etc…, controladas pelo PCP farão a vida negra a Costa e a a Comunicação Social irá ajudar a afundar o socialismo costista.
    Se Costa não tiver maioria absoluta, fará nova geringonça com os dois parceiros da extrema esquerda e repetirá o mesmo tipo de governo.
    E creio que não vai ter maioria absoluta.

  2. Um advogado mafioso que foi ministro em dois governos a criticar os tempos da justiça, quando são os advogados lobistas como este os responsáveis?!
    Lindo!…

  3. Ó mendes o sr. de la Palisse na diria melhor, pode perder em 2021, 2030 ou até 2050. ès tão nabinho, e ainda te pagam para dizeres disparates. BOA.

RESPONDER

"Pés de café" ajudam robôs a andar mais rápido (e sem tropeçar)

Uma das principais aplicações para robôs com pernas é a exploração de locais de desastre. No entanto, para atravessar os escombros, estas máquinas precisam de ter "pés" firmes. Uma equipa de investigadores da Universidade da Califórnia, …

Famalicão 2-1 FC Porto | Dragões falham reentrada

O FC Porto ficou hoje com a liderança da I Liga portuguesa de futebol em risco, ao perder em casa do Famalicão, por 2-1, na 25.ª jornada, que marca o regresso após a paragem devido …

Empresas chinesas compram soja dos EUA apesar de suspensão imposta pelo Governo

Empresas estatais chinesas terão comprado pelo menos três carregamentos de soja aos Estados Unidos (EUA), mesmo após o Governo ter levantado uma suspensão. Esta surgiu depois de Washington afirmar que terminaria com o acordo comercial …

Musk quer bombardear Marte. Pode ser só um "pretexto" para enviar armas nucleares para o Espaço

O plano de Elon Musk de bombardear Marte é apenas um pretexto para o lançamento de armas nucleares para o Espaço, disse o diretor da agência espacial russa Roscosmos, Dmitry Rogozin. Bombardear Marte para tornar o …

Quase 20 mil toneladas de combustível derramadas em rio na Rússia

https://cache-igi.cdnvideo.ru/igi/video/2020/6/2/%D0%BD%D0%BE%D1%80%D0%B8%D0%BB%D1%8C%D1%81%D0%BA.mp4 Quase 20 mil toneladas de combustível foram acidentalmente derramadas num rio no extremo norte da Rússia, levando as autoridades a declarar uma situação de "emergência" e levantando preocupações entre ambientalistas e residentes. Em comunicado, a associação …

Mais verde e mais barato. Suécia segue a Alemanha e instala a primeira turbina eólica de madeira

A Suécia instalou uma nova e interessante turbina eólica: uma torre construída em madeira. A Alemanha também já tem esta nova tecnologia. Construída a partir de materiais de fontes sustentáveis e que oferecem desempenho comparável às …

Já não mostra só as filas do supermercado. App "Posso ir?" também diz se pode ir à praia

A aplicação móvel que permite aos utilizadores consultar as filas e as afluências aos supermercados também mostra como está a praia. Agora, a aplicação "Posso ir?" vai também dizer-lhe se é ou não prudente ir dar …

Discurso xenófobo. Na Áustria, "a islamofobia tornou-se uma forma dominante de racismo"

A Áustria regista um aumento preocupante do discurso xenofóbico, em particular em relação aos muçulmanos e refugiados, alerta um relatório do Conselho da Europa. A Comissão do Conselho da Europa contra o Racismo e a Intolerância …

Um em cada quatro russos acredita que a pandemia é uma invenção

Um em cada quatro russos acredita que a pandemia de coronavírus é uma invenção, de acordo com uma pesquisa realizada pela Escola Superior de Economia de Moscou (HSE). Segundo avançou o site de notícias RBC, citado …

"Botellón" está de volta a Lisboa. Ajuntamentos sem controle podem estar a espalhar o vírus

Há cada vez mais ajuntamentos de jovens em Lisboa, nomeadamente nos bairros típicos, mas também em locais como bombas de gasolina, para o convívio e o consumo de álcool. Um tipo de comportamento que está …