“PS já ganhou eleições de 2019. Mas sem maioria, corre risco de cair em 2021”

Carlos Barroso / Lusa

Luís Marques Mendes

O PS já ganhou as próximas eleições legislativas. Só falta saber se vai ser ou não com maioria absoluta. Quem o diz é Marques Mendes que avisa já António Costa que um segundo Governo “sem maioria absoluta”, “corre o risco de cair no fim de 2021”.

Durante o seu habitual espaço de comentário na SIC, Marques Mendes começou por falar da aprovação do Orçamento de Estado para 2019, considerando que foi “um passeio para o Governo” e “um pesadelo para a oposição”.

O ex-líder do PSD nota que Costa “aprovou o seu último Orçamento tranquilamente”, passando “a mensagem de que o país está melhor” e ainda anunciando “o pagamento da dívida ao FMI, o que fica sempre bem”.

Já por outro lado, “a oposição não consegue apresentar uma alternativa”. “Não há um português que se lembre de uma ideia, uma causa ou uma mensagem da oposição”, frisa Marques Mendes, salientando que este é “o drama do PSD e do CDS”.

Perante este cenário, Marques Mendes não duvida que o PS vai ganhar as próximas legislativas em 2019. O comentador diz que, neste momento, “a única questão que se coloca é se o PS vencerá ou não com maioria absoluta“.

“O PS tem uma oportunidade única para ter maioria absoluta”, atira o ex-líder do PSD, realçando que “tem a seu favor a economia, o apoio presidencial e o estado do PSD”.

Mas, por outro lado, o Governo de Costa “está a cometer um erro que lhe pode ser fatal”, “o erro da arrogância”, atira Marques Mendes, falado do diferendo com os professores, do caso de Borba e da “arrogância da nova Ministra da Cultura”.

Ora, esse erro pode custar ao PS a maioria absoluta nas próximas eleições. E “sem maioria absoluta, o segundo Governo de António Costa corre o risco de cair a meio do mandato”, no fim de 2021, destaca Marques Mendes.

“O Governo será mais fraco, porque não terá apoio formal de ninguém, a economia continuará a arrefecer, a contestação social vai aumentar”, sustenta o comentador, realçando que “a crise dar-se-á no final de 2021, com o Orçamento de Estado para 2022″.

A prisão de Vara no processo Face Oculta

Marques Mendes comentou ainda o processo Face Oculta e em especial a condenação a prisão de Armando Vara. Lembrando que o caso judicial “começou em 2008” e que a primeira decisão, após o julgamento, “ocorreu em Setembro de 2014”, o comentador conclui que “não é aceitável que só 4 anos depois comece a cumprir a sua pena de prisão”.

“Isto não dá credibilidade à justiça“, nota, frisando que “dá a ideia” de que “os arguidos poderosos e com dinheiro usam e abusam de todas as manobras para fugirem o mais possível à prisão e à justiça”.

Marques Mendes defende que “deveria ser ponderada a solução” de após “uma decisão de confirmação da pena em segunda instância”, o arguido “começar a cumprir a pena que lhe foi aplicada”.

“Não quero mandar ninguém para a prisão”, assegura Marques Mendes, justificando que o que deseja é que “as decisões dos tribunais se cumpram em tempo útil e não se arrastem indefinidamente no tempo”.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. ### António Costa em um segundo Governo “sem maioria absoluta”, “corre o risco de cair no fim de 2021”. ###
    Em completo desacordo !
    Costa cairá em 2021 se tiver agora uma maioria absoluta.
    Com essa maioria, BE e PCP não entram numa nova geringonça ( já o declararam… ) e passam a ser oposição. CGTP FENPROF etc…, controladas pelo PCP farão a vida negra a Costa e a a Comunicação Social irá ajudar a afundar o socialismo costista.
    Se Costa não tiver maioria absoluta, fará nova geringonça com os dois parceiros da extrema esquerda e repetirá o mesmo tipo de governo.
    E creio que não vai ter maioria absoluta.

  2. Um advogado mafioso que foi ministro em dois governos a criticar os tempos da justiça, quando são os advogados lobistas como este os responsáveis?!
    Lindo!…

  3. Ó mendes o sr. de la Palisse na diria melhor, pode perder em 2021, 2030 ou até 2050. ès tão nabinho, e ainda te pagam para dizeres disparates. BOA.

RESPONDER

Infarmed retira do mercado protetor solar infantil

O Infarmed disse esta sexta-feira que está acompanhar as precauções da agência espanhola do medicamento em relação aos produtos de proteção solar ISDIN, indicando que em novos testes detetou variabilidade e inconsistência no fator de …

Com 13 anos, herdeira da Coroa de Espanha discursa pela primeira vez

O rei Filipe VI transmitiu esta sexta-feira à princesa Leonor o compromisso "pessoal e institucional" que possui como herdeira da Coroa na entrega dos Prémios Princesa de Astúrias 2019, cerimónia acompanhada no exterior por uma …

"El Mencho" quer ser o próximo "El Chapo" (e está a matar polícias para o conseguir)

"El Mencho", líder de um dos cartéis mais influentes do México, foi responsável pelo massacre de 14 polícias. O barão da droga quer ser o próximo "El Chapo". No México, Nemesio Oseguera Cervantes, conhecido como "El …

Marcelo promulga regime de acolhimento residencial para crianças e jovens em perigo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou esta sexta-feira o diploma governamental que estabelece o regime de execução do acolhimento residencial, medida de promoção dos direitos e de proteção das crianças e jovens …

Lenny Kravitz regressa a Lisboa para um concerto em 2020

Lenny Kravitz regressa a Portugal em 2020. O músico irá atuar na Altice Arena, em Lisboa, no dia 25 de julho do próximo ano. Este concerto faz parte da digressão "Here to Love", de apoio ao …

Conspirador condenado a pagar 450.000 dólares por negar massacre de Sandy Hook

Um tribunal de Wisconsin, nos Estados Unidos, condenou um conspirador a indemnizar o pai de uma das crianças que morreu no tiroteio de Sandy Hook, em 2012, com 450.000 dólares depois de este afirmar que …

Adepto do Nápoles acusado da morte de apoiante do Inter

  O adepto do Nápoles tem antecedentes criminais e, segundo a investigação, poderá estar ligado à camorra, uma organização criminosa italiana. Um adepto radical do Nápoles foi esta sexta-feira detido sob a acusação de homicídio de um …

As temperaturas no Qatar estão tão altas que já há ar condicionado nas ruas

As temperaturas no Qatar, um dos lugares mais quentes do planeta, aumentaram tanto que as autoridades estão a instalar equipamentos de ar condicionado no exterior dos edifícios, nas ruas e nos mercados. O país, onde as …

Quadro de Nicolas de Staël vendido em Paris por valor recorde de 20 milhões de euros

Um quadro do pintor francês, de origem russa, Nicolas de Staël, foi vendido por 20 milhões de euros, um recorde para o artista, num leilão que decorreu em Paris e que foi organizado pela casa …

Duterte encoraja polícia a “matar todos” os suspeitos de tráfico de droga

O presidente das Filipinas encorajou o novo chefe da polícia da cidade de Bacolod, no centro do país, a matar todos os suspeitos de tráfico de droga. “Tens permissão para matar todos”, disse esta quinta-feira Rodrigo …