“PS já ganhou eleições de 2019. Mas sem maioria, corre risco de cair em 2021”

Carlos Barroso / Lusa

Luís Marques Mendes

O PS já ganhou as próximas eleições legislativas. Só falta saber se vai ser ou não com maioria absoluta. Quem o diz é Marques Mendes que avisa já António Costa que um segundo Governo “sem maioria absoluta”, “corre o risco de cair no fim de 2021”.

Durante o seu habitual espaço de comentário na SIC, Marques Mendes começou por falar da aprovação do Orçamento de Estado para 2019, considerando que foi “um passeio para o Governo” e “um pesadelo para a oposição”.

O ex-líder do PSD nota que Costa “aprovou o seu último Orçamento tranquilamente”, passando “a mensagem de que o país está melhor” e ainda anunciando “o pagamento da dívida ao FMI, o que fica sempre bem”.

Já por outro lado, “a oposição não consegue apresentar uma alternativa”. “Não há um português que se lembre de uma ideia, uma causa ou uma mensagem da oposição”, frisa Marques Mendes, salientando que este é “o drama do PSD e do CDS”.

Perante este cenário, Marques Mendes não duvida que o PS vai ganhar as próximas legislativas em 2019. O comentador diz que, neste momento, “a única questão que se coloca é se o PS vencerá ou não com maioria absoluta“.

“O PS tem uma oportunidade única para ter maioria absoluta”, atira o ex-líder do PSD, realçando que “tem a seu favor a economia, o apoio presidencial e o estado do PSD”.

Mas, por outro lado, o Governo de Costa “está a cometer um erro que lhe pode ser fatal”, “o erro da arrogância”, atira Marques Mendes, falado do diferendo com os professores, do caso de Borba e da “arrogância da nova Ministra da Cultura”.

Ora, esse erro pode custar ao PS a maioria absoluta nas próximas eleições. E “sem maioria absoluta, o segundo Governo de António Costa corre o risco de cair a meio do mandato”, no fim de 2021, destaca Marques Mendes.

“O Governo será mais fraco, porque não terá apoio formal de ninguém, a economia continuará a arrefecer, a contestação social vai aumentar”, sustenta o comentador, realçando que “a crise dar-se-á no final de 2021, com o Orçamento de Estado para 2022″.

A prisão de Vara no processo Face Oculta

Marques Mendes comentou ainda o processo Face Oculta e em especial a condenação a prisão de Armando Vara. Lembrando que o caso judicial “começou em 2008” e que a primeira decisão, após o julgamento, “ocorreu em Setembro de 2014”, o comentador conclui que “não é aceitável que só 4 anos depois comece a cumprir a sua pena de prisão”.

“Isto não dá credibilidade à justiça“, nota, frisando que “dá a ideia” de que “os arguidos poderosos e com dinheiro usam e abusam de todas as manobras para fugirem o mais possível à prisão e à justiça”.

Marques Mendes defende que “deveria ser ponderada a solução” de após “uma decisão de confirmação da pena em segunda instância”, o arguido “começar a cumprir a pena que lhe foi aplicada”.

“Não quero mandar ninguém para a prisão”, assegura Marques Mendes, justificando que o que deseja é que “as decisões dos tribunais se cumpram em tempo útil e não se arrastem indefinidamente no tempo”.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. ### António Costa em um segundo Governo “sem maioria absoluta”, “corre o risco de cair no fim de 2021”. ###
    Em completo desacordo !
    Costa cairá em 2021 se tiver agora uma maioria absoluta.
    Com essa maioria, BE e PCP não entram numa nova geringonça ( já o declararam… ) e passam a ser oposição. CGTP FENPROF etc…, controladas pelo PCP farão a vida negra a Costa e a a Comunicação Social irá ajudar a afundar o socialismo costista.
    Se Costa não tiver maioria absoluta, fará nova geringonça com os dois parceiros da extrema esquerda e repetirá o mesmo tipo de governo.
    E creio que não vai ter maioria absoluta.

  2. Um advogado mafioso que foi ministro em dois governos a criticar os tempos da justiça, quando são os advogados lobistas como este os responsáveis?!
    Lindo!…

  3. Ó mendes o sr. de la Palisse na diria melhor, pode perder em 2021, 2030 ou até 2050. ès tão nabinho, e ainda te pagam para dizeres disparates. BOA.

RESPONDER

Rara cobra de duas cabeças e dois cérebros independentes encontrada na Florida

Uma rara cobra com duas cabeças e dois cérebros independentes foi resgatada no estado norte-americano da Florida por uma equipa de especialistas do organização Florida Fish and Wildlife Conservation Commission. Na rede social Facebook, a organização, …

Benfica 2-0 Belenenses SAD | Darwinismo rende arranque histórico

O Benfica cumpriu e venceu o Belenenses SAD por 2-0, no Estádio da Luz, na partida que encerrou a quinta jornada da Liga NOS. Foi o quinto triunfo benfiquista no campeonato em cinco partidas, o …

Uma tarefa doméstica está a poluir sorrateiramente o ambiente

O que vestimos e como lavamos as nossas roupas influencia o número de microfibras sintéticas que libertamos no meio ambiente. Há uma tarefa doméstica a poluir sorrateiramente o ambiente. Um novo artigo científico, publicado na PLOS …

A companhia aérea que faliu devido à covid-19 está de volta

A pandemia de covid-19 foi traiçoeira para muitas empresas. A Flybe, uma das primeiras vítimas, está agora a ressuscitar - e pode voltar a rasgar os céus já no próximo ano. A economia mundial foi muito …

Dormir bem antes de tomar a vacina da gripe pode ajudar a aumentar a sua eficácia

Segundo os especialistas, uma boa noite de sono pode mesmo ajudar a aumentar a eficácia da vacina da gripe, que neste ano ganha particular relevância em plena pandemia de covid-19. De acordo com Matthew Walker, autor …

Há um petroleiro abandonado há mais de uma década nas Caraíbas (e é uma "bomba-relógio")

Um navio de armazenamento de petróleo venezuelano está ancorado no Golfo de Paria, um trecho de mar fechado entre a Venezuela e a ilha de Trinidad, há mais de uma década. Antes de os Estados Unidos …

Portugal deve bater recorde de doentes em cuidados intensivos ainda esta semana

Portugal deverá ultrapassar, esta quarta-feira, o recorde de doentes em unidades de cuidados intensivos, alertou a ministra da Saúde, Marta Temido, em conferência de imprensa sobre a capacidade do Serviço Nacional de Saúde para combater …

A Budapest Eye foi restaurante por um dia (e com estrela Michelin)

Um restaurante com estrela Michelin em Budapeste, na Hungria, ofereceu aos clientes uma experiência gastronómica na famosa roda gigante Budapest Eye. Atraiçoado pela queda de faturação após o desaparecimento de turistas estrangeiros, o restaurante Costes, premiado …

Antigo ministro da Saúde Leal da Costa admite novo estado de emergência

O antigo ministro da Saúde Fernando Leal da Costa defendeu hoje que em algum momento deve ser decretado de novo o estado de emergência, para que o Governo possa tomar medidas na luta contra a …

Marcelo promulga uso obrigatório de máscara na rua por 70 dias

O Presidente da República promulgou esta segunda-feira o decreto da Assembleia da República que determina o uso obrigatório de máscara na rua, por um período de 70 dias, sempre que não seja possível cumprir o …