El País ridiculariza Portugal: assalto sem um tiro, sem um “alto”, sem um “ai”

Paulo Cunha / Lusa

Guarita abandonada no complexo militar de Tancos

“A seguir à Islândia e Nova Zelândia não há país no mundo mais pacífico que Portugal”, lê-se num artigo do jornal espanhol El País. Primeiro foram os incêndios, agora o assalto a Tancos: a imprensa espanhola voltou a “atacar” Portugal.

O artigo está escrito em tom irónico e todo ele “denuncia” a falta de ação militar, no assalto em Tancos que, de acordo com o jornal, foi feito por “mais de uma dúzia de assaltantes”. O jornal descreve o assalto como “pacífico“, “sem um tiro, sem um ‘alto’, sem um ‘ai'”.

“Chegaram com um camião, fizeram um buraco na vedação e foram às dezenas de paióis, mas só visitaram aquele que tinha o material de que precisavam e deixaram os outros. De certeza que em sua casa demorava mais a encontrar um iogurte no frigorífico“, ridiculariza o jornal.

“Levavam uma lista de compras, com a diferença de que tudo era grátis. Carregaram a braços as pesadas caixas, andando daqui para ali 500 metros e, quando acabaram o assalto, partiram como chegaram”.

A publicação denuncia ainda que a base de Tancos tem o sistema de videovigilância avariado “há cinco anos” e que a vedação podia ser cortada com uma tesoura. “As 25 guaridas para os vigilantes estão em péssimo estado, pelo que é melhor que nenhum soldado arrisque a sua vida ao ir para lá. Como consequência, não há ninguém lá”.

E há mais: o jornal escreve mesmo que os militares demoram meio dia a fazer uma ronda ao perímetro e que quando o fazem “vão rezando para que ninguém os ataque, porque só se podem defender à paulada“, já que as armas não estão carregadas.

Para rematar, o jornal comenta: “Depois de conhecer isto, se o índice Global de Paz não dá o primeiro lugar a Portugal em 2018 será uma injustiça“.

Grupo que assaltou Tancos já estava sob suspeita, diz José Miguel Júdice, mas é mentira

No seu espaço de comentário na TVI, o advogado José Miguel Júdice revelou que um “político de nível muito elevado” lhe contou que o grupo que fez o assalto a Tancos “já estava sob suspeita” das autoridades, avança o Público.

“Eu até tenho medo de falar nisto, porque se calhar isto nem é verdade. Há muita ‘boataria’ por aí. Mas quem me disse isto é um político de nível muito elevado que me disse o seguinte: este bando, ou este grupo, já estava sob suspeita das forças de investigação. Das polícias. E não os conseguiram por sob escuta. Estavam a persegui-los, segundo parece, para os apanhar em flagrante delito”, afirmou, frisando que os militares não foram informados sobre as suspeitas.

O comentador garantiu ainda que perguntou a este político se poderia utilizar a informação que lhe tinha sido dada: “Use com certeza. Pode ter a certeza de que é verdade“, foi a resposta da fonte do advogado, que lhe transmitiu a informação pessoalmente, relatou ainda Júdice. “Se calhar é um ponto que vale a pena averiguar”, desafiou o advogado.

Entretanto, segundo adianta o Expresso, fontes próximas da investigação ao caso já vieram desmentir as afirmações do advogado, dizendo que o grupo que fez o assalto não estava referenciado, nem sequer a ser seguido ou monitorizado.

ZAP //

PARTILHAR

43 COMENTÁRIOS

  1. Podem até ter razão mas bastamos ser nós a criticar. Tou a ver que ainda tenho d ir a Espanha comer umas espanholas por vingança, mau maria !

  2. Pois é! Portugal no que respeita ao seu povo acolhedor e à Natureza e á sua gastronomia é um espectáculo. No que respeita aos seus Dirigentes é uma “M”.

  3. Bem uma coisa è certa, segundo as noticias do expresso, parece que já identificaram o Grupo.
    Até sabem que o grupo não estava referenciado.
    Então do que estão à espera para os deter?
    Ou será que o grupo pertence a algum Grupo intocável?!

    • Basta saber que nenhum grupo estava referenciado, para saber que esse não estava referenciado. Portanto não há ninguém identificado para ser detido.

      • Boa resposta!
        Não sabia que não havia grupos referenciados ou a ser seguidos, sou um pouco ignorante neste campo!
        Pensava eu que havia centenas ou milhares de grupos referenciados ou a ser seguidos, obrigado pela sua correcção.
        Mas se não se importa vou continuar com a minha ignorância!

        • Para isso seria necessário ter uma força policial de milhares de homens dedicados à vigilância de suspeitos. Mas como sabe, nem homens há para vigiar o perímetro dos paióis!

  4. De facto, expomos-nos um pouco ao ridículo. Tudo isto é um pouco ridículo. É sistemas de comunicações caríssimos que não funcionam, é roubos a paióis do exército,… o que mais virá?

    Mas os espanhóis também não podem falar muito: mais de um ano sem governo, membro da família real em esquemas de fraude, um país em risco de desmembramento, cidades inteiras e aeroportos sem qualquer ser humano num raio de 50 ou 60 kms, exposição mundial de Sevilha vergonhosa sem qualquer aproveitamento posterior, sul de espanha e o seu lindo planeamento urbanístico,…

  5. O mais engraçado é que nem assim os governantes deste “paraíso” ganham vergonha! Queria ver também a reacção do nosso povo se outros países (como a Alemanha por exemplo) fizessem comentários do género. O nosso povo ia criticar os outros para defender o nosso país/(des)governo, o que na minha opinião diria tudo sobre a maioria do nosso povo: somos um povo pacífico que aceita tudo e defende a sua pátria (mesmo as coisas indefensáveis), desde que as coisas não sejam feitas por estrangeiros (se for português não há problema algum)… Enfim, e é assim que queremos melhorar as condições do nosso país, não sabendo reconhecer o que realmente fazem e fazemos mal e não aceitar críticas dos outros povos/países para podermos melhorar?… Há tanta coisa que podemos aprender de outros povos/países que vivem bem melhores que nós…

  6. Este “assalto” aos paióis não não só evidenciam o ridículo que são as nossas Forças Armadas como expõem o País à maior das vergonhas.

    • Expor o País à maior vergonha estou de acordo mas as nossas Forças Armadas não são ridiculas, são homens e mulheres bem preparados que têm dado provas disso nas missões lá fora.
      Por favor amigo Mega tenha um pouco de respeito pelas nossas F.A.

      • Permita-me reiterar o que afirmei acrescentando, para melhor esclarecimento, que eu não confundo emoção, voluntarismo e competência pessoais (que pessoas sérias na instituição sempre houve e com certeza continuará a haver) com uma instituição que está a todos os títulos degradada e tem dado um triste espectáculo que a todos deve envergonhar a começar pelos próprios militares ( a título de exemplo relembro apenas os casos mais recentes: a) discriminação no Colégio Militar, que começou por ser negada pela instituição e posteriormente confirmada. b) Morte de instruendos dos comandos ao que tudo indica por ser dada uma instrução por pessoas sem a devida competência (não foi por acaso que Cavaco Silva acabou com os comandos) c) Burla das Messes na F Aérea em que se fala em 10 milhões de euros (coisa pouca para um país sobrecarregado com impostos) e em que está envolvida toda a hierarquia militar a começar por um Major General a quem foi, aliás, decretada a prisão preventiva. d) “Assalto” a paióis em Tancos de onde foram levadas várias toneladas de material de guerra ( se é que esse material lá chegou mesmo a entrar) e onde ao que se sabe agora há dois anos que não havia videovigilância (provavelmente até a mercearia do seu bairro tem videovigilância para não roubarem as couves),e ao que li recentemente os Quartéis recorrem à segurança privada para os guardarem (isto a ser verdade não é ridiculo, é um vómito). Seria exaustivo continuar mas ainda assim gostaria de lhe dizer que no caso da Ferrostal (submarinos) houve condenações na Alemanha, sabe com certeza quantas houve em Portugal: 0!
        Quanto aos “homens e mulheres bem preparados…” gostaria de lhe dizer que essa informação tem origem nas nossas próprias F Armadas (era melhor que os próprios não dissessem bem de si mesmo) com excepção de uma ou outra referencia de Comandos Internacionais. Além de que estamos a falar de um grupo de missão não superior a 250 militares; o que me parece bem pouco para uma instituição que nos custa mais de dois mil milhões de euros por ano.
        Por isso amigo SG não sou eu que ponho as F Armadas a ridículo são os próprios comandos, transversal a toda a hierarquia. Mas pior que porem as F Armadas a ridículo é estarem a tornar, este importante pilar de soberania, numa instituição indigna.

  7. Claro ….isto é uma vergonha para o país, porque só se preocupam em desviar aos milhões para os paraísos fiscais. São todos uns corruptos e ninguém os prende. Nem sabem governar a casa deles, como podem ter capacidade para governar um país ?????? E se aparece um ou outro que queira fazer alguma coisa, logo é preso pela rede e fica igualzinho ou ainda pior dos que já lá têm residência fixa e vitalícia.
    Somos governados por quem ???????????? Gostava de saber !!
    É uma cambada de parasitas e só vão para o poder com o intuito de encher a barriga deles e dos amigos e de roubar o povo português.
    Pergunto:: Diziam mal do Dr. Oliveira que era fascista. Mas pelo menos havia respeito, disciplina e ordem.
    E estes ??? são o quê !!!! e o que fazem !!!!!
    Uma cambada de incompetentes e de ladrões, sem castigo…
    É vergonhoso os Espanhóis saberem mais do nosso país que nós próprios, isto parece uma anedota, ao que chegamos !!!!!!!!!!!

  8. Uma curiosidade… De a uns tempos a esta parte o El Pais anda a ser muito irónico com o nosso País. Li algures que estas noticias eram enviadas por um correspondente português que, cobardemente, se refugia num pseudónimo. Pergunto: será a mando de alguém que se sente incomodado com o sucesso da geringonça? e ja agora, porque é que o correspondente não mostra a “cara” e diz quem é?? Certamente que seria uma surpresa. digo eu… estou farto de ver gentalha que so se sente bem falando mal… enfim…

    • “…sucesso da geringonça…” mas qual sucesso? Beneficiar do crescimento económico que outros plantaram e que resulta do aumento de receitas do turismo e das exportações?! É que o modelo económico defendido por este governo assentava no aumento da procura interna… e essa está na penumbra…
      Mas em que país vive mesmo o senhor?

    • O que diz parece ganhar cada vez mais consistência, ou seja, há um “jornalista/correspondente” daquele jornal que não se identifica e que tem por missão apenas denegrir o governo português; o que para bom entendedor…. Mas temos de ter em conta que esta situação do “assalto” aos paióis é realmente caricato e indigno de umas “F Armadas” que sugam mais de 2 mil milhões por ano aos contribuintes o que deve merecer o nosso maior repúdio.

    • O sucesso da geringonça è enorme, veja bem os milhões que o estado arrecadou este ano com a renegociação das PPP, efectuadas pelo Sr Passos Coelho, mas a comunicação social não explica esse pormenor.

  9. Vergonhoso e inqualificável notícia! Nunca os vi tão preocupados quando em Espanha eram mortos inocentes às dezenas invocando uma pseudo independência.

    • Comentário néscio… O terrorismo preocupou muito os espanhóis e respectiva imprensa.
      Pense com a cabeça e deixe-se de patrioteirismos bacocos. O que se passou em Pedrógrão e Tancos é inaceitável.

      • Néscia é a sua cabeça sem miolos! Vê-se bem que de armamento nada entende! Inaceitável foram as sucessivas chacinas executadas em Espanha e esse jornaleco bastas vezes qualquer importância lhes deu.

  10. No creo que exista tanta indiferencia de vigilancia por parte del ejército portugués, si es posibĺe que ella, después de esa tranquilidad existente en este país por que no es frecuente está serie de casos, ocurriera, pero no se puede ver con ánimo de burla si acaso lo comentado anteriormente no tenerlo en cuenta a nivel del pueblo si acaso es e ejercito que asumirá su responsabilidad en cuanto al articulista es posible que sea un pobre parvo

  11. Governantes, Comandantes e Altas patentes Militares, sois a vergonha de Portugal !
    Até Espanha já goza com a situação !
    Batemos no fundo !

  12. Vergonha.
    Portugal está a saque.
    Uns roubam mil milhões servindo-se dos lugares que ocuparam (possivelmente alguns ainda ocupam) e até a presenta data não aconteceu nada e, pessoalnmente acredito que nada vai acontecer.
    Outros roubam armas à PSP, e?
    Outros roubam material de guerra e?
    Outros poem Portugal a arder todos os anos e?
    Na democracia à portuguesa tudo é possível.
    Razão tinha o Sr. Professor Dr. Marcelo Caetano.

  13. El País ridiculariza Portugal:O caso não é para menos neste país de tótós com a mania de inteligentes! Visto bem as coisas afinal os quartéis actualmente devem ser centros de repouso e recreio e local certo para passear galões sobre os ombros para demonstrar soberba e poderio.

  14. Acho que têm razão. Mas primeiro devemos ver as coisas de uma maneira simples: Primeiro, as centrais nucleares Espanholas que estão junto à nossa fronteira, e o problema do rochedo nas selvagens…
    Penso que nuestros irmanos têm um problema que se chama de dôr de cotovelo, o que não tem cura, mas que se pode e deve amenizar com um belo comprimido para as dores.
    Depois também penso que num país demo- crático, acho que se deviam de ouvir as vozes do povo Catalão, e não perseguir os autores do referendo na Catalunha…
    Querem que vos fale então do que aconteceu de 1580 a 1640, e do ouro que nos foi roubado?
    E do que os Espanhois fizeram como conquistadores que extinguiram uma raça inteira?
    Penso que de uma maneira geral ninguem gosta dos Portugueses no mundo e nos vêm lá fora de uma maneira muito negativa, mas acreditem meus Amigos, os Espanhois são vistos muito mais negativamente do que nós

    • Não é “irmanos” mas sim “hermanos”. Quanto ao resto do seu comentário, é uma diatribe sem pés nem cabeça com o único propósito de menosprezar a gravidade do que se tem passado em Portugal.

  15. ESPANHA A FALAR DE SEGURANÇA??? ESSA É BOA…

    Lembra-se dos atentados em Madrid? Os policias feitos paspalhos sem poder fazer nada, lembram-se da epidemia que uma enfermeira espanhola contraiu em África? A solução foi abater o pobre cão da senhora, já para não falar que em Espanha pagam aos Portugueses que vivem na fronteira para lhes darem B.I Espanhol e poderem votar no partido deles… ? Sabiam isso? Em Espanha a lei não existe, todos fazem o que querem…
    Espanha já foi próspera, mais avançada que Portugal em quase tudo, neste momento é 3º mundo, Portugal está muito mais evoluido em TUDO, eu aqui em Espanha pago 100€ para ter tv cabo e net, e em Portugal por um serviço IGUAL, mas melhor, pago 28€, a unica coisa mais barata é a gasolina, e o salário minimo são 704€ (não existe subsidio de alimentação) e em Portugal é obrigatório, por isso quem ganhar 550€ em Portugal + subsidio de alimentação acaba por ganhar mais que um Espanhol… Com tudo mais barato que aqui… Estou aqui pq casei com uma espanhola, senão já estaria em Portugal há séculos…

  16. Sr Tiago, eu tenho mais que fazer do que estár aqui a discutir palavras sem H…
    Não será você o tal jornalista correspondente?
    Se não está satisfeito peço-lhe que vá viver para Espanha.
    Sabe que já morreram muitos Portugueses para não termos que lidar agora com referendos..
    E eu cá, que já vivi em Espanha, digo-lhe que prefiro o meu povo, somos poucos, mas todos diferentes..
    (Falta aqui em cima parte da reticência.)
    Não estou aqui a querer discutir e nem entrar com alguém que desconheço em altercações idióticas,
    Mas talvez seria melhor para os nossos irmãos deixarem de ridicularizar Portugal e tirar por isso proveito dos nossos infortúnios, pois sabe que ainda aqui se pode andar à vontade sem sermos filmados e controlados.

    • “pois sabe que ainda aqui se pode andar à vontade sem sermos filmados e controlados”… Tem a certeza disso? Se nem o perigo dos drones junto aos aeroportos conseguem conter, quem vai assegurar que não sejamos filmados e controlados por drones? E o Google Street? E o Google Maps com imagens satélite? Quantas “mercearias de esquina” usam sistemas de video-vigilância sem estarem registados no Comissão Nacional de Protecção de Dados? Quantas pessoas não usam o seu Smartphone para tirar fotos e fazerem videos sem o nosso consentimento para aparecer nos mesmos, e quando os abordados, recusam-se a mostrar e apagar as fotos/videos onde nós aparecemos? Não quero com isto dizer que em Espanha seja melhor, mas em Portugal, comparado com outras realidades que conheço, ainda há muito para fazer relativo à privacidade pessoal e respectivo respeito pelos outros…

  17. Não se zanguem!!!
    Foi apenas uma brincadeira da familia mortágua!!!
    Daqui por alguns vai dar em livro………….

  18. Eu tento ver a vida assim, desta forma:
    Imagine que estamos no topo de um penhasco, todos os dias a toda hora, – vertigem constante..
    Um penhasco para onde todos nós caminhamos sem qualquer outra escolha…
    A decisão que temos que tomar centra-se em se, entramos em pânico, chorando e gritando ou se abrimos nossos olhos e os nossos corações, para o que acontece quando começamos a cair…

RESPONDER

Sócrates troca subvenção vitalícia de 2 mil euros por salário chorudo como consultor

O ex-primeiro-ministro José Sócrates voltou ao mercado de trabalho em Março deste ano, para trabalhar como consultar numa empresa privada. Perdeu, assim, o direito à subvenção vitalícia de 2372 euros brutos, uma vez que estará …

Suspeito de rapto de Maddie investigado por desaparecimento de criança no Algarve

O novo suspeito no caso do desaparecimento de Madeleine McCann está a ser investigado pelo desaparecimento de uma criança alemã no Algarve, em 1996. Christian B., está detido na Alemanha por abuso sexual de menores, entre …

Trabalhadores em lay-off podem perder dois a três salários em 2020

Feitas as contas com base nas linhas gerais do Programa de Estabilização Económica e Social, os trabalhadores em lay-off podem perder dois a três salários em 2020. O lay-off simplificado veio trazer uma solução rápida para …

Misterioso líquido descoberto dentro de pote em forma de cisne num túmulo chinês

Uma equipa de arqueólogos encontrou um misterioso líquido dentro de um pote de bronze em forma de cisne. O artefacto foi descoberto dentro de um túmulo chinês com mais de 2 mil anos. Um antigo túmulo …

Trump criticado após dizer que queda no desemprego é um "ótimo dia" para George Floyd

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, disse esta sexta-feira que a queda inesperada do desemprego marca “um ótimo dia” para George Floyd, o afro-americano cuja morte às mãos da polícia desencadeou protestos em …

Depois de Trump, Bolsonaro ameaça retirar Brasil da OMS

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, ameaçou na sexta-feira retirar o país da Organização Mundial da Saúde (OMS), após acusar a entidade de atuar de forma "política", "partidária" e "ideológica" num momento de pandemia de covid-19. “Eu …

Cientistas podem ter finalmente descoberto como funciona a anestesia geral

Cientistas podem ter descoberto, finalmente, como é que os anestésicos fazem as pessoas perder a consciência. A anestesia geral foi usada, pela primeira vez, em 1848, no Hospital Geral de Massachusetts, nos Estados Unidos, num paciente …

Com semáforos e muitas regras, arranca oficialmente a época balnear

A época balnear arranca hoje em todas as praias do Algarve, Almada, Cascais e na praia da Nazaré, com regras de distanciamento social e lotação máxima definida, devido à pandemia da covid-19, e com apelos …

Reabertura dos estádios em cima da mesa. Tudo depende dos adeptos

A reabertura dos estádios de futebol em Portugal vai depender do comportamento dos adeptos, indicou esta sexta-feira a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas. Na habitual conferência de imprensa de atualização da informação relativa à evolução da …

Mais de 50% dos portugueses querem que Centeno continue no Governo

Mais de 50% dos portugueses querem que Mário Centeno continue como ministro de Estado e das Finanças, segundo um estudo em que 69% dos inquiridos acham que António Costa "fez bem" em apoiar a recandidatura …