El Corte Inglés na Boavista: Projeto para novo centro comercial no Porto não reúne consenso

O Bloco de Esquerda defendeu, esta segunda-feira, na Assembleia Municipal do Porto, que, ao invés do projeto do El Corte Inglés, o terreno da antiga estação ferroviária da Boavista deveria albergar um “projeto de habitação pública”.

A construção de mais um centro comercial na Invicta já foi considerada “desnecessária” por Rui Moreira e tem vindo a ser contestada.

“Na opinião do Bloco de Esquerda, este é um projeto que a cidade não precisa, não quer e deve recusar, como a Câmara Municipal do Porto recusou ao longo destes anos”, afirmou o deputado Pedro Lourenço, esta segunda-feira, na Assembleia Municipal do Porto.

Durante a sua intervenção, o deputado bloquista pediu ao presidente da autarquia, Rui Moreira, para “indeferir o PIP (Pedido de Informação Prévia)”, que na passada segunda-feira deu entrada na Câmara do Porto, e negociar com as Infraestruturas de Portugal (IP) um “melhor negócio”.

Negoceie com as Infraestruturas de Portugal um melhor negócio e faça ali um projeto de habitação pública, a custos controlados e que coexista com espaços verdes”, referiu.

Em resposta ao deputado, Rui Moreira afirmou não “poder diferir PIP” e sobre essa matéria não poder “adiantar mais nada”. “Sobre essa matéria não lhe posso responder nos termos que me coloca, não lhe posso adiantar mais nada (…) Não me venha perguntar se eu defiro ou não defiro PIP porque não me apetece ter um processo crime“, concluiu.

Na passada segunda-feira, o grupo espanhol confirmou à Lusa que o PIP do projeto do El Corte Inglés projetado para o terreno da antiga estação ferroviária da Boavista já tinha dado entrada na Câmara do Porto, não adiantando, contudo, qual a área total do projeto.

“Será, posteriormente e em função das possibilidades que daí resultarem, que exploraremos as várias opções de formato para aquela localização, sendo certo que o nosso objetivo é a valorização do local”, afirmou o El Corte Inglês em resposta a um pedido de esclarecimento.

Questionado sobre os prazos para arranque e conclusão do projeto, o grupo espanhol preferiu “não se pronunciar“.

No início do mês de outubro, numa resposta escrita, a cadeia espanhola frisava que o terreno na Boavista, no Porto, onde a empresa espanhola queria instalar em 2003 uma loja, “é uma localização estratégica” que “continua a fazer sentido do ponto de vista comercial”.

A intenção do grupo espanhol de retomar o projeto de 2003 levou à criação de uma petição online que desde a sua criação, em 27 de setembro, conta com já 3.990 subscritores.

No texto dirigido ao presidente da Câmara do Porto defende-se que a criação de mais um centro comercial, também com valências de hotelaria e ginásio“, de acordo com o que foi avançado, em julho, pelo vereador da Economia, Turismo e Comércio, Ricardo Valente, “é absolutamente desnecessário nesta zona que já está repleta de centros comerciais, unidades hoteleiras e ginásios”.

Já em outubro, num texto de apoio àquela petição, a Associação Campo Aberto desafiou a Câmara do Porto a escolher entre “atafulhar” a cidade ou ter a coragem de “arborização” os espaços que restam, sublinhando que nada a obrigada a aprovar um El Corte Inglés na Boavista.

O caso levou também o Bloco de Esquerda a emitir um comunicado, no dia 15 de outubro, onde denuncia a falta de transparência sobre contratos entre a Infraestruturas de Portugal e o El Corte Inglés que estendem até 2021 a opção de compra do terreno na Boavista.

À data, o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda revela que solicitou à Infraestruturas de Portugal, a 29 setembro, “a disponibilização da cópia do contrato inicialmente celebrado em 2000 entre o El Corte Inglés e a ex-Refer, e ainda dos ‘acordos adicionais’ que o renovaram sucessivamente desde 2013 até 2021”, não tendo obtido resposta até àquele momento.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

A Rússia criou a arma mais mortífera da história. Foi há 72 anos

Comummente conhecida por AK-47, a espingarda Kalashnikov foi responsável por milhões de mortes durante a nossa História, sendo uma das armas mais populares do mundo e a mais fabricada pela indústria de armamento. Segundo o The Conversation, …

Luxemburgo 0-2 Portugal | Campeão marca presença no Euro

Portugal venceu o Luxemburgo por 2-0 e apurou-se para a fase final do Euro2020 – a 11ª presença consecutiva da turma das “quinas” em fases finais de grandes competições. Num encontro mal jogado, em parte pelas …

Hologramas e outras tecnologias podem ajudar a combater incêndios florestais

Portugal continua a ser assombrado pela destruição sem precedentes dos incêndios florestais. Agora é a hora de aproveitar as nossas ferramentas tecnológicas e encontrar maneiras inovadoras de ajudar a aliviar o problema e também evitar …

Pombos estão a perder dedos ou patas por causa da poluição

Basta passar algum tempo na praça de uma cidade para ver que alguns pombos têm patas feridas ou dedos em falta. Embora possamos pensar que isto é causado por algum vírus ou pelos eventuais desentendimentos …

Descoberto no Japão fóssil de pássaro com 120 milhões de anos

O fóssil de um pássaro do Cretáceo recentemente descoberto no Japão pode levar os cientistas a repensarem alguns detalhes sobre a evolução do voo. Há cerca de 120 milhões de anos, um pássaro com o tamanho …

Irão corta acesso à Internet após protestos contra a subida do preço da gasolina

O Irão cortou o acesso à internet no sábado, após os protestos contra o aumento do preço da gasolina, que provocaram fortes confrontos entre manifestantes e forças de segurança. O Irão cortou o acesso à internet …

A maior parte das Testemunhas de Jeová não apresenta queixa em caso de abuso sexual. Mas uma nova lei pode alterar essa realidade

Em casos de abuso sexual dentro organização religiosa Testemunhas de Jeová, a maior parte das vítimas não acusa os agressores por receio de serem excluídas, revelou um artigo da Vice. Agora, uma nova lei norte-americana, …

Hong Kong. Agente atingido por flecha e operação policial reforçada com canhão de água

Um polícia foi atingido numa perna por uma flecha lançada por manifestantes antigovernamentais e pró-democracia, informaram as forças de segurança, que reforçaram a operação no local com um canhão de água. Um polícia foi atingido …

Príncipe André nega ter abusado sexualmente de jovem de 17 anos

O príncipe André, filho de Isabel I, é acusado de ter abusado sexualmente de Virginia Giuffre, uma jovem que na altura tinha 17 anos. O caso remonta ao dia 10 de março de 2001 e, este …

FC Porto tira pão da boca ao Sporting ao desviar central brasileiro

Os 'dragões' podem estar perto de chegar a acordo para a transferência de Gustavo Henrique. O central do Santos estava em negociações com o Sporting, mas uma forte investida do FC Porto, pode ter mudado …