/

“El Chapo asiático”, um dos traficantes mais procurados do mundo, detido em Amesterdão

2

Tse Chi Lop, o líder do The Company, uma rede criminosa que domina um mercado ilegal de drogas em toda a Ásia, avaliada em mais de 70 mil milhões de dólares, foi detido na sexta-feira no aeroporto de Amesterdão.

Tse Chi Lop, apelidado de “El Chapo asiático”, fazia parte da lista da Interpol dos criminosos mais procurados do mundo. De acordo com a BBC, foi detido na sexta-feira, no aeroporto de Amesterdão.

O canadiano, nascido na China, foi detido na sexta-feira pela polícia holandesa no aeroporto de Schiphol, em Amesterdão, na sequência de um mandado de captura emitido pela Austrália.

A detenção, no âmbito da Operação Kungur, envolveu cerca de 20 órgãos policiais de continentes em todo o mundo e foi anunciada pela Polícia Federal australiana em comunicado. Aconteceu pouco antes de Tse Chi Lop embarcar num voo com destino ao Canadá.

“A sua organização criminosa afetou a Austrália durante vários anos, importando e distribuindo grandes quantidades de narcóticos ilícitos, lavando os lucros no exterior e vivendo da riqueza obtida com o crime”, lê-se no comunicado, citado pela BBC.

O documento avança ainda que a Polícia Federal está a preparar um pedido de extradição formal do suspeito, em colaboração com a Procuradoria-Geral, para que possa ser julgado pela justiça australiana.

A rede criminosa –  The Company – será responsável por cerca de 70% de todas as drogas ilegais que entram na Austrália. As autoridades estavam a tentar capturar o narcotraficante de 56 anos há mais de uma década.

“A importância da detenção de Tse Chi Lop não pode ser subestimada. É grande e tem demorado muito”, reagiu Jeremy Douglas, representante no Sudeste Asiático e Pacífico da Agência para os Assuntos de Droga e de Crime das Nações Unidas (UNODC).

Liliana Malainho, ZAP //

2 Comments

    • Ou não…. de certo, dinheiro para “distribuir” não lhe falta e os “canais de distribuição” são bastante mais ‘facilitados’ nos países do continente asiático…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.