Eintracht vs Benfica | Golos fora custam eliminação

Sascha Steinbach / EPA

Os dois golos que o Eintracht de Frankfurt marcou em Lisboa, na semana passada, acabaram por ser decisivos nos quartos-de-final da Liga Europa.

Os alemães venceram o Benfica em casa por 2-0, num jogo em que foram quase sempre superiores e mais perigosos, pelo que a formação “encarnada” fica pelo caminho na prova. Filip Kostic, na primeira parte, e Sebastian Rodes, na segunda, fizeram os tentos dos homens da casa, que defrontam agora o Chelsea nas meias-finais.

O Jogo explicado em Números

  • Como se previa, o Eintracht entrou forte no jogo, sendo dominador no primeiro quarto-de-hora, com 54% de posse de bola e os dois únicos remates do encontro, um enquadrado. O Benfica ia controlando o seu adversário através dos duelos individuais, ganhando 63% nesta fase.
  • O cenário mudou pouco no quarto-de-hora seguinte. Aos 30 minutos o Benfica ainda não registava qualquer disparo nem sequer uma acção com bola na grande área dos alemães. Apenas Seferovic apresentava, nesta fase, uma posição média acima da linha de meio-campo, sendo que do lado do Eintracht o facto relevante era os 58% de ataques que realizara até então pelo flanco esquerdo, 20% pelo direito.
  • Ante Rebic, com três passes para finalização e cinco duelos aéreos ofensivos ganhos em seis, era uma das principais ameaças da formação anfitriã, enquanto do lado benfiquista o destaque ia para Jardel, que ganhara os dois duelos aéreos defensivos em que participara e somava já sete acções defensivas.
  • Até que, aos 36 minutos, o golo do Eintracht aconteceu mesmo, fruto da pressão alemã. Gacinovic rematou ao poste e, na recarga, Kostic atirou para o fundo da baliza. Um golo que surgiu ao sétimo disparo da equipa da casa, segundo com boa direcção.
  • A primeira acção com bola do Benfica na área do Eintracht aconteceu apenas aos 39 minutos, por Rafa Silva, num lance inofensivo, apesar de ter assinalado também o primeiro remate “encarnado” (desenquadrado).
  • Jogo difícil para os “encarnados” na primeira parte, mercê da grande pressão do Eintracht em busca do golo.
  • Os alemães marcaram uma vez e dominaram esta etapa inicial, em posse e remates, com a formação lusa a sentir muitas dificuldades para sequer se aproximar da área de Trapp.
  • O melhor em campo nesta fase era Kostic, o marcador do tento germânico, com um GoalPoint Rating de 6.7, ele que somava três remates, dois enquadrados, três passes para finalização e dois dribles eficazes em três tentativas.
  • O melhor das “águias” era Jardel, com 5.8, ele que somava oito acções defensivas e dois duelos aéreos defensivos ganhos.
  • O primeiro lance de perigo do Benfica no jogo aconteceu aos 47 minutos, com Gelson Fernandes quase a fazer autogolo após bom lance de João Félix na esquerda. E aos 52 minutos, a passe de Samaris, Haris Seferovic cabeceou para defesa de Kevin Trapp, num lance de muito perigo.
  • A hora de jogo chegou com domínio benfiquista desde o intervalo, com 57% de posse e o único remate enquadrado do segundo tempo. Ainda assim não conseguia impedir os alemães de aproximar-se com perigo da área de Vlachodimos. Até que aos 67 minutos, os homens da casa colocaram-se na frente da eliminatória.
  • A defesa benfiquista demorou a afastar a bola, esta chegou a Sebastian Rode e este, à entrada da área, rematou colocado. Ao quarto remate alemão na segunda parte, primeiro enquadrado, surgiu o 2-0, que obrigava o Benfica a reagir.
  • A dez minutos do final da partida, o Benfica tinha 62% de posse de bola, mas continuava a sentir problemas para se aproximar da área contrária, pelo que registava apenas três remates no segundo tempo, dois enquadrados. Já com Jonas em campo, os “encarnados” procuravam o golo salvador. E quase aconteceu aos 85 minutos, quando um cruzamento de Grimaldo encontrou Salvio e este rematou ao ferro, com estrondo.
  • Apesar da melhoria no segundo tempo, a reacção do Benfica chegava tarde demais, pelo que os alemães festejaram a passagem às meias-finais, fruto dos dois golos que marcaram na primeira mão.

O Homem do Jogo

O jogo só podia dar um MVP do Eintracht de Frankfurt, a não ser que os homens da casa tivessem enquadrado um número grande de remates e Vlachodimos tivesse realizado uma grande exibição. Nada disso aconteceu.

Os “encarnados” saem da prova perante a superioridade dos alemães, que tiveram em Filip Kostic o melhor em campo.

O sérvio terminou com um GoalPoint Rating de 7.9, ele que fez o 1-0 e terminou com dois remates enquadrados em três disparos. Para além disso somou cinco passes para finalização, fez oito cruzamentos (só um eficaz), completou três de cinco tentativas de drible e brilhou com o número máximo de desarmes, nada menos que sete.

Jogadores em foco

  • Jardel 6.7 – O melhor do Benfica foi o defesa-central, que já havia estado uns furos acima dos companheiros no primeiro tempo. O brasileiro esteve envolvido em oito duelos aéreos defensivos e ganhou sete (também venceu os três ofensivos), recuperou 11 vezes a posse de bola e somou 13 acções defensivas.
  • Andreas Samaris 6.3 – O grego saiu aos 70 minutos para ser rendido por Pizzi, mas estava a ser dos melhores do Benfica. Para além de uma ocasião flagrante criada (desperdiçada por Seferovic) em dois passes para finalização, o médio registou ainda oito recuperações de posse.
  • Kevin Trapp 7.1 – Espantado por ver aqui o guarda-redes do Frankfurt? Não foi propriamente pelas defesas que realizou – duas, uma delas a remate ao ângulo -, mas pelos muitos passes longos que realizou, nada menos que 28, com sucesso em 13.
  • Ante Rebic 7.1 – Grande jogo do croata, um verdadeiro perigo à solta. Só rematou uma vez, é certo, mas fez uma assistência em sete passes para finalização, completou três de quatro dribles e participou em 11 duelos aéreos ofensivos, embora tenha perdido os últimos cinco.
  • Rafa Silva 3.1 – Uma das figuras do Benfica esta temporada, o extremo teve uma noite para esquecer em Frankfurt. Nos 71 minutos que esteve em campo, Rafa fez dois remates (desenquadrados), falhou as quatro tentativas de drible e foi driblado cinco vezes, máximo do jogo.

Resumo

PARTILHAR

RESPONDER

Selfies estão a destruir muralha romana considerada Património Mundial da UNESCO

Uma parte da antiga Muralha de Adriano, no Reino Unido, está a colapsar por causa dos turistas que procuram o local para tirar selfies. O monumento, que em 1987 foi considerado Património Mundial da UNESCO, inspirou …

Carros vão mudar mais numa década do que aquilo que mudaram num século

Embora a aparência dos carros tenha mudado nos últimos cem anos, a maneira como os conduzimos pouco ou nada mudou. Contudo, acredita-se que na próxima década, além da forma como se movimentam ser diferente, também …

São Francisco lidera ranking das cidades onde se recebe melhor

O American Dream está claramente destacado no ranking das cidades onde se recebe melhor, mas há alguns "intrusos" no meio desta lista. Das dez cidades eleitas, há apenas quatro europeias. Apenas três continentes estão representados no …

Em 30 anos, Amazónia perdeu 953 mil hectares de áreas protegidas

Nos últimos 30 anos, a Amazónia perdeu 953 mil hectares em áreas pertencentes a unidades de conservação e terras indígenas que deveriam estar preservadas. A Amazónia brasileira perdeu 953 mil quilómetros em áreas que foram desflorestadas …

Mulheres e meninas norte-coreanas forçadas a prostituir-se e a casar-se na China

Mulheres e meninas norte-coreanas são coagidas, vendidas ou raptadas na China ou traficadas diretamente da Coreia do Norte, denuncia a Korea Future Initiative. As mulheres são forçadas a casar-se, violadas e sujeitas a outros tipos …

Trump corta financiamento para centros de investigação de saúde infantil

A administração de Trump está a terminar o financiamento para uma rede de centro de investigação focados em ameaças ambientais para crianças, colocando em risco vários estudos de longa data sobre os efeitos dos poluentes …

PJ detém ex-diretor da Santa Casa de Ponte de Sor

Um antigo diretor e contabilista de uma Santa Casa da Misericórdia do distrito de Portalegre foi esta quarta-feira detido pela Polícia Judiciária (PJ) por suspeitas dos crimes de peculato e participação económica em negócio, foi …

Costa diz que só soube do memorando de Tancos no dia da demissão de Azeredo

O primeiro-ministro, António Costa, diz que só soube do memorando da Polícia Judiciária Militar (PJM) sobre o assalto a Tancos no dia em que o então ministro da Defesa, Azeredo Lopes, apresentou a sua demissão. A …

Jasper Cillessen muito perto da baliza do Benfica

O guarda-redes do Barcelona Jasper Cillessen está muito perto de reforçar a baliza do Benfica, escreve o jornal Record esta quarta-feira. De acordo com o desportivo, o negócio ronda os 20 milhões de euros. O Benfica …

Brexit. Demissão no Governo deixa Theresa May por um fio

A ministra dos Assuntos Parlamentares britânica, Andrea Leadsom, anunciou esta quarta-feira a demissão do Governo em desacordo com o plano da primeira-ministra, Theresa May, para tentar aplicar o ‘Brexit'. "Não acreditamos que sejamos um Reino Unido …