/

EI mostra como treinou os terroristas de Paris e ameaça Reino Unido

DR

David Cameron na mira do EI: “Quem estiver do lado dos infiéis será o alvo das nossas espadas”

O grupo extremista Estado Islâmico divulgou este domingo um vídeo de propaganda que mostra o treino de nove terroristas que participaram nos atentados de 13 de novembro em Paris, e onde garantem vingança ao Reino Unido devido à recente aprovação de ataques aéreos na Síria.

Nas imagens, feitas pelo centro de propaganda do Estado Islâmico Al Hatay, surge Abdelhamid Abaaoud, alegado cérebro dos ataques a Paris e morto no assalto a Saint-Denis, a garantir que o Estado Islâmico não vai parar de lutar.

Abbaoud aparece a falar numa sala, enquanto Brahim Abdeslam, que se explodiu em frente ao café Comptoir Voltaire, é visto num stand de tiro. O seu irmão Salah, o único dos autores que continua a monte, não aparece nas imagens.

Na narração, ouve-se que “estas foram as últimas imagens dos nove leões do califado que foram levados do seu ninho para fazer com que um país inteiro, a França, ficasse aos seus pés”.

Os terroristas afirmam que a sua “mensagem se dirige a todos os países que participam na coligação” liderada pelos Estados Unidos, que luta contra o Estado Islâmico na Síria e no Iraque desde setembro de 2014.

Além de imagens chocantes da morte de reféns na Síria a tiros ou decapitados pelos terroristas – quatro belgas, três franceses e dois iraquianos –, o vídeo refere que há jihadistas solitários em países ocidentais prontos para continuarem ataques, com destaque para o Reino Unido.

O vídeo inclui ainda imagens do primeiro-ministro britânico David Cameron, advertindo que “quem estiver ao lado dos infiéis será alvo de nossas espadas“. Um ataque ao Reino Unido é sugerido ao mostrar imagens de pontos turísticos de Londres, como o Parlamento.

“Não cederemos em nada”

O presidente francês, François Hollande, assegurou esta segunda-feira que “nenhuma ameaça fará a França duvidar em relação ao que tem de fazer para combater o terrorismo”.

Durante uma cerimónia oficial em Nova Deli, na Índia, o chefe de Estado disse aos jornalistas que “essas imagens não fazem mais do que desqualificar os autores desses crimes”.

“Se tomei medidas para prolongar o estado de emergência foi porque sei que essa ameaça existe e que nós não cederemos em nada, nem em relação aos meios para defender o nosso país nem às liberdades”, afirmou Hollande.

O vídeo contém imagens dos atentados de 13 de novembro, que mataram 130 pessoas na capital francesa, e as operações das forças de segurança francesas após os ataques.

ZAP / Agência Brasil

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.