EI mostra como treinou os terroristas de Paris e ameaça Reino Unido

DR

David Cameron na mira do EI: “Quem estiver do lado dos infiéis será o alvo das nossas espadas”

O grupo extremista Estado Islâmico divulgou este domingo um vídeo de propaganda que mostra o treino de nove terroristas que participaram nos atentados de 13 de novembro em Paris, e onde garantem vingança ao Reino Unido devido à recente aprovação de ataques aéreos na Síria.

Nas imagens, feitas pelo centro de propaganda do Estado Islâmico Al Hatay, surge Abdelhamid Abaaoud, alegado cérebro dos ataques a Paris e morto no assalto a Saint-Denis, a garantir que o Estado Islâmico não vai parar de lutar.

Abbaoud aparece a falar numa sala, enquanto Brahim Abdeslam, que se explodiu em frente ao café Comptoir Voltaire, é visto num stand de tiro. O seu irmão Salah, o único dos autores que continua a monte, não aparece nas imagens.

Na narração, ouve-se que “estas foram as últimas imagens dos nove leões do califado que foram levados do seu ninho para fazer com que um país inteiro, a França, ficasse aos seus pés”.

Os terroristas afirmam que a sua “mensagem se dirige a todos os países que participam na coligação” liderada pelos Estados Unidos, que luta contra o Estado Islâmico na Síria e no Iraque desde setembro de 2014.

Além de imagens chocantes da morte de reféns na Síria a tiros ou decapitados pelos terroristas – quatro belgas, três franceses e dois iraquianos –, o vídeo refere que há jihadistas solitários em países ocidentais prontos para continuarem ataques, com destaque para o Reino Unido.

O vídeo inclui ainda imagens do primeiro-ministro britânico David Cameron, advertindo que “quem estiver ao lado dos infiéis será alvo de nossas espadas“. Um ataque ao Reino Unido é sugerido ao mostrar imagens de pontos turísticos de Londres, como o Parlamento.

“Não cederemos em nada”

O presidente francês, François Hollande, assegurou esta segunda-feira que “nenhuma ameaça fará a França duvidar em relação ao que tem de fazer para combater o terrorismo”.

Durante uma cerimónia oficial em Nova Deli, na Índia, o chefe de Estado disse aos jornalistas que “essas imagens não fazem mais do que desqualificar os autores desses crimes”.

“Se tomei medidas para prolongar o estado de emergência foi porque sei que essa ameaça existe e que nós não cederemos em nada, nem em relação aos meios para defender o nosso país nem às liberdades”, afirmou Hollande.

O vídeo contém imagens dos atentados de 13 de novembro, que mataram 130 pessoas na capital francesa, e as operações das forças de segurança francesas após os ataques.

ZAP / Agência Brasil

PARTILHAR

RESPONDER

Não foram meteoros. Uma forte atividade vulcânica arrefeceu a Terra há 13 mil anos

Porque é que a Terra arrefeceu repentinamente há 13 mil anos? Sedimentos antigos encontrados numa caverna no Texas, nos Estados Unidos, parecem ter resolvido este grande mistério. Alguns cientistas acreditam que o fenómeno que arrefeceu repentinamente …

Novo método prevê erupções solares com algumas horas de antecedência

Um novo método capaz de prever explosões solares poderia ajudar a Humanidade a preparar-se contra possíveis desastres causados por este fenómeno explosivo da nossa estrela. As erupções solares são explosões que ocorrem na superfície do Sol …

Mulan a preço premium estreia na Disney+ em setembro

A adaptação live-action de Mulan tem nova data de estreia. O anúncio foi feito pela Disney nesta terça-feira (4). O filme chega à plataforma de streaming Disney+ no dia 4 de setembro, estando disponível em …

Belgas trocam as voltas à pandemia e passam férias nas árvores

Enquanto uns passam o verão em casa, outros atrevem-se a ter uma experiência diferente. Alguns belgas estão a passar as noites de verão pendurados em árvores, em tendas em forma de lágrima. A pandemia de covid-19 …

Máscara inteligente traduz até oito línguas (mas não protege do coronavírus)

Esta máscara inteligente, criada por uma empresa japonesa, consegue traduzir o discurso do seu utilizador em várias línguas (mas, por si só, não o protege do novo coronavírus). Quando a pandemia de covid-19 transformou as máscaras …

Empresa fica com excedente de 40 mil quilos de frutos secos devido à covid-19

A GNS Foods, a empresa que nos últimos 30 anos forneceu os frutos secos à American Airlines, ficou com um excedente de 40 mil quilos por causa de restrições impostas devido à covid-19. Servir frutos secos …

Astronautas da NASA fizeram partidas por telefone para "matar" tempo durante o regresso à Terra

Os astronautas da NASA Bob Behnken e Doug Hurley fizeram algumas partidas por telefone durante o regresso à Terra a bordo cápsula Dragon, da empresa SpaceX de Elon Musk, num voo que foi duplamente histórico. …

Em plena pandemia, há um venezuelano que assegura os funerais no Peru

Ronald Marín é a última esperança para os habitantes de Comas, em Lima. O venezuelano é o único que realiza funerais católicos num cemitério longe do centro da capital, em plena pandemia. Vestido com uma túnica …

Covid-19 pôs mais de um milhão de portugueses em teletrabalho no 2.º trimestre

Um milhão de pessoas esteve em teletrabalho no segundo trimestre, sobretudo devido à covid-19, o equivalente a 23,1% da população empregada, enquanto mais de 600 mil não trabalharam nem no emprego nem em casa. De acordo …

Dia da Defesa Nacional regressa ao formato presencial a 2 de setembro

O Dia da Defesa Nacional, que está suspenso desde o dia 9 de março devido à pandemia de covid-19, irá regressar ao formato presencial a 2 de setembro, anunciou o Governo esta quarta-feira. Em comunicado, o …