A cada 15 segundos, nasce uma criança no Egito. O governo quer parar o baby boom

Os egípcios preferem famílias grandes, mas há custos económicos significativos para os pais e para o país. Para conter a taxa de natalidade galopante, o governo lançou o programa de planeamento familiar “Two Are Enough”.

As autoridades querem convencer milhões de pessoas que, se tiverem menos filhos, poderão oferecer-lhes uma vida melhor, além de aliviar o fardo sobre o Estado, que está a lutar para atender à crescente demanda por empregos e serviços.

Uma criança nasce a cada 15 segundos e adicionamos 2,5 milhões de bebés todos os anos”, disse Amr Othman, ministro assistente da Solidariedade Social, de acordo com o Ozy. “Pense no que isso significa em termos de lugares escolares adicionais, leitos hospitalares, vacinas e todos os outros direitos das crianças.” Othman refere que a população do Egito deverá aumentar em 20 milhões na próxima década.

O programa de planeamento familiar envolve campanhas de posters, publicidade televisiva, visitas domiciliares de assistentes sociais e clínicas que distribuem contracetivos. O governo também decidiu parar de desembolsar alguns benefícios para famílias pobres com mais de dois filhos.

O objetivo é reduzir a taxa de fertilidade de 3,5 filhos por mulher para 2,4 em 2030. Atingir essa meta significaria menos 8 milhões de nascimentos na próxima década.

Apesar do crescimento económico que atingiu 5,5% em 2018, o Egito não conseguiu gerar os mais de 800 mil empregos necessários por ano apenas para absorver novas entradas no mercado de trabalho. Os indicadores macroeconómicos melhoraram e o país foi elogiado pelo Fundo Monetário Internacional pelas reformas.

Mas a maioria dos egípcios luta para sobreviver com rendas pequenas enquanto o governo corta os subsídios e os preços sobem. O desemprego está em 10% e é mais do que o dobro para os jovens. Serviços como saúde e educação precisam de investimentos maciços apenas para lidar com a demanda atual, sem falar nas pressões de uma população em rápida expansão.

O Egito já administrou um programa bem-sucedido de planeamento familiar, que ajudou a reduzir a taxa de natalidade para 3,1 filhos por mulher em 2008, de 5,6 em 1976. Mas quando o programa, financiado pelos EUA, expirou em 2008, a taxa de natalidade começou a subir novamente.

Autoridades dizem que o crescimento populacional acelerou mais rapidamente após a revolução de 2011, quando o governo estava em desordem e os islamistas se tornaram uma força política mais assertiva.

O governo dos EUA, juntamente com outros doadores internacionais, está novamente a apoiar o novo programa com cerca de 20 milhões de dólares. Nahla Abdel-Tawab, diretora do escritório do Conselho de População do Egito, uma organização internacional de pesquisa, diz que é importante garantir a “sustentabilidade” do programa para que as taxas de fertilidade não voltem a subir assim que o financiamento se esgotar.

Isso poderia ser alcançado através da integração de informações de planeamento familiar em escolas secundárias, porque algumas meninas casam-se imediatamente depois de terminarem a escola.

Num país conservador, o governo tem sido cauteloso em ensinar educação sexual. “Isto não é educação sexual”, disse Abdel-Tawab. “As escolas têm que falar sobre planeamento familiar, os benefícios de uma pequena família e os riscos para a saúde de gestações próximas e de ter filhos prematuros. Os alunos devem ser informados de que existem métodos contracetivos que podem usar quando se casam. Mais de 60% dos adolescentes meninos e meninas não conhecem os métodos de controlo de natalidade

Ela argumenta que expandir o emprego feminino é crucial para reduzir a taxa de natalidade, assim como ensinar a igualdade de género para que as famílias com filhas não continuem a engravidar à espera de um filho.

Uma grande família com muitos filhos é uma fonte de orgulho e, em algumas áreas rurais, as crianças são uma mão-extra nas quintas. Argumentar que os pais devem ter menos filhos para que possam ser melhor educados é muitas vezes prejudicado pelo facto de que os graduados universitários lutam para encontrar emprego.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Descoberta enguia que tem a maior descarga elétrica alguma vez vista

Foram descobertas duas novas espécies de enguias elétricas (Electrophorus electricus), sendo que uma delas tem a maior descarga elétrica alguma vez vista num animal, com uma potência de 850 volts. Podendo chegar a 2,5 metros de …

Nova tecnologia consegue gerar eletricidade através das noites frias

Cientistas da Universidade de Stanford e da Universidade da Califórnia em Los Angeles construíram um dispositivo que consegue gerar eletricidade através do frio sentido durante a noite. Há dois anos, numa noite gelada de dezembro, num telhado da Califórnia, …

Descoberto um mundo subterrâneo perdido no meio da Antártida

Durante as primeiras expedições na Antártida, exploradores polares descobriram uma caverna de gelo "perdida" com três andares, vários lagos e um rio. A formação geológica foi encontrada na ilha Galindez, onde estão baseados os exploradores da …

Boavista 1-1 Sporting | Duelo felino de portas fechadas

O Sporting foi ao Estádio do Bessa perder mais dois pontos. Após a derrota em casa com o Rio Ave na ronda anterior, que valeu o despedimento a Marcel Keizer, Leonel Pontes estreou-se no banco …

Durante a Guerra Fria, os melhores agentes da CIA não eram humanos

A CIA desclassificou dezenas de documentos da época da Guerra Fria, que revelam detalhes das suas missões. A agência de inteligência norte-americana não apostava só em humanos. De acordo com a agência France-Press, os documentos revelam …

Israel vai (outra vez) a votos e Netanyahu enfrenta novo teste à sobrevivência política

Benjamin Netanyahu, o primeiro-ministro há mais tempo em funções em Israel, enfrenta um novo teste à sua capacidade de sobrevivência nas legislativas de terça-feira e não tem desperdiçado oportunidades para atrair eleitores. As questões de segurança …

Hugo Soares na campanha, "para que o resultado do PSD possa ser o melhor possível"

O deputado e ex-líder parlamentar do PSD Hugo Soares manifestou-se disponível para fazer campanha pelo partido "sempre que for convidado", como aconteceu este sábado, em Pombal, a convite da cabeça-de-lista por Leiria Margarida Balseiro Lopes. O …

Portimonense 2-3 Porto | Susto resolvido nos descontos

O FC Porto sofreu a bom sofrer para somar os três pontos no Algarve. Os dragões acabaram por chegar à vitória aos 98 minutos, por Iván Marcano, colocando lógica no marcador, se tivermos em conta …

Astrónomos viram "bolhas" gigantes no buraco negro da Via Láctea

Uma equipa internacional de astrónomos descobriu um dos maiores fenómenos já observados no centro da Via Láctea: duas "bolhas" gigantes, emissoras de ondas de rádio, acima e abaixo da região central da nossa galáxia. Segundo o …

Aveiro. Há 170 casos de violência doméstica parados por falta de magistrados

Uma procuradora com 170 casos de violência doméstica em mãos entrou de baixa e o Ministério Público de Aveiro não tinha magistrados para a substituir. Segundo o Jornal de Notícias, mais de 170 inquéritos sobre violência …