Egito acusado de torturar e fazer desaparecer crianças de 12 anos

As forças de segurança do Egito, sob as ordens do presidente Abdel Fattah el-Sissi, prenderam, torturaram e fizeram desaparecer crianças de 12 anos, acusou esta segunda-feira a organização Human Rights Watch.

A organização não-governamental apelou aos Estados Unidos e aos países da União Europeia para suspenderem qualquer tipo de ajuda ao Egito até que as autoridades do Cairo tomem medidas para contrariar os abusos contra direitos humanos.

As crianças têm sido torturadas através do método do afogamento e choques elétricos na língua e nos órgãos genitais, acusa a organização. “As autoridades egípcias atuam sem que sofram qualquer tipo de consequência”, disse Bill Van Esveld, da Human Rights Watch (HRW).

O porta-voz do Ministério do Interior do Cairo mostrou-se indisponível para responder.

Num relatório de 43 páginas, a organização com sede nos Estados Unidos refere abusos cometidos contra 20 pessoas, com idades entre os 12 e os 17 anos. O relatório é acompanhado de depoimentos da organização não-governamental Belady, do Egito, que presta apoio às crianças que vivem na rua e que corroboram os testemunhos.

“Os depoimentos destas crianças e familiares revelam que a máquina repressiva do Egito está a sujeitar as crianças a graves abusos“, disse Aya Hijazi, da direção da Belady.

O organismo acusa o sistema judicial do Egito de ter falhado de “forma séria” na investigação dos casos de denúncia de maus tratos a crianças pelas autoridades locais.

Desde 2013, altura em que se registou o golpe militar que afastou a Irmandade Muçulmana do poder no Egito que as autoridades têm lançado operações de perseguição contra dissidentes políticos, incluindo detenções arbitrárias de extremistas islâmicos, advogados pró-democratas. O controlo sobre a imprensa também tem sido constante no país.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Covid-19 já matou mais no Reino Unido do que os bombardeamentos alemães da II Guerra

A pandemia de covid-19 já matou mais pessoas no Reino Unido do que os bombardeamentos alemães durante a II Guerra Mundial. O novo coronavírus oriundo da China já matou cerca de 50.000 pessoas em território …

Estudo mostra que os cães querem mesmo resgatar os seus donos do perigo

Um novo estudo mostra que os nossos amigos de quatro patas querem realmente salvar-nos em momentos de aflição, mas desde que saibam como o fazer. De acordo com o site Science Alert, os investigadores reuniram 60 cães …

Derek Chauvin foi detido, mas os precedentes mostram que o polícia pode sair impune

Derek Chauvin, o polícia responsável pela morte de George Floyd, foi detido e aguarda a sua primeira audiência. No entanto, há precedentes que sugerem que o agente pode sair impune. Derek Chauvin tem a sua primeira …

Cientistas encontram dois fragmentos do meteorito de Barcelona

Cientistas espanhóis encontraram dois pequenos fragmentos do chamado meteorito de Barcelona, que caiu, há mais de 300 anos, no dia de Natal. No dia 25 de dezembro de 1704, um meteorito rasgou os céus e caiu …

"Pressionaram-me para o denunciar". Higuita recorda amizade com Escobar

A relação de amizade entre René Higuita e Pablo Escobar levou a que o ex-futebolista fosse seguido pelas autoridades. A polícia chegou a pressioná-lo para denunciar Escobar. O antigo internacional colombiano René Higuita é provavelmente uma …

George Floyd. Portugal junta-se às manifestações mundiais contra o racismo

Cinco cidades portuguesas juntam-se hoje à campanha de solidariedade mundial contra o racismo, associando-se à luta pela dignidade humana na sequência da morte, a 25 de maio, do afro-americano George Floyd, sob custódia da polícia …

Covid-19. México investiga mercado negro de atestados de óbito falsos

As autoridades da Cidade do México anunciaram que estão a investigar um suposto mercado negro de atestados de óbito relacionado com a covid-19, no dia em que o país registou 625 mortes nas últimas 24 …

Astrónomos descobrem "réplica" do Sol e da Terra a três mil anos-luz

O que diferencia esta descoberta de outros exoplanetas parecidos com a Terra é que a sua estrela tem uma semelhança impressionante com o nosso Sol. Entre os dados da missão Kepler, uma equipa de investigadores identificou …

Sem romarias e festas, milhares de famílias estão a entrar em falência

Milhares de famílias cujo rendimento depende das romarias e festas populares estão a atravessar sérias dificuldades económicas. Os prejuízos ultrapassam os 50 milhões de euros. A suspensão das festas populares e romarias religiosas em todo o …

Corpo de Maria Velho da Costa ficou 11 dias na morgue. Filho critica MP e fala em "massacre psicológico"

Os restos mortais da escritora Maria Velho da Costa, que faleceu a 23 de Maio, ficaram no Instituto de Medicina Legal, em Lisboa, durante 11 dias, sem que a família tivesse conhecimento de que já …