Egipto pede apoio para travar Irmandade Muçulmana

Y. Weeks / Wikimedia

Manifestantes na praça Tahrir no Cairo, Egipto

Manifestantes na praça Tahrir no Cairo, Egipto

O Governo do Egipto pediu hoje aos Estados árabes para aplicarem um tratado anti-terrorismo que irá incapacitar a Irmandade Muçulmana de reunir apoios na região, após a designação do movimento islamita como “grupo terrorista”.

A diplomacia egípcia pretende que os Estados árabes apliquem um tratado assinado em 1998 que permitirá travar a ajuda e o financiamento do movimento que apoia o presidente islamita deposto Mohamed Morsi, destituído pelo exército em julho.

Os Estados signatários deste tratado também terão a obrigação de extraditar membros do movimento islamita procurados pelas autoridades do Cairo.

Na quarta-feira passada, dia 25 de dezembro, o Governo egípcio, designado pelo exército, declarou a Irmandade Muçulmana como “grupo terrorista”, acusando o movimento, entre outros atos, de um atentado contra as instalações da polícia em Mansura que fez 16 mortos e 130 feridos.

As autoridades egípcias também proibiram qualquer tipo de manifestações do movimento islamita.

A Irmandade Muçulmana, criada em 1928 no Egito, está atualmente presente na maioria dos países árabes.

Depois da revolta popular de 2011, que derrubou o regime do Presidente Hosni Mubarak, que governou o Egito durante 30 anos, o movimento islamita ganhou todas as eleições realizadas no país.

A Liga Árabe anunciou hoje ter informado os países-membros da organização da decisão das autoridades egípcias de declararem a Irmandade Muçulmana como “grupo terrorista”.

Segundo um dos responsáveis da Liga Árabe, 18 dos 22 membros da organização ratificaram o tratado de antiterrorismo.

“É da responsabilidade dos signatários aplicarem o tratado”, afirmou, em declarações à agência francesa AFP, o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros egípcio, Badr Abdelatty.

Morsi e outros dirigentes do movimento islamita estão atualmente detidos e a ser julgados pela justiça egípcia.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Meteoritos desconhecidos podem estar a "bombardear" a atmosfera da Terra à velocidade da luz

Não é segredo que a Terra ocasionalmente recebe rochas do Espaço que explodem na atmosfera ou causam impacto na superfície. A Terra também vê chuvas de meteoros regularmente sempre que passa por nuvens de detritos …

Descoberto o ingrediente secreto para desenvolver um escudo contra radiação espacial mortal

Investigadores da Universidade Estadual da Carolina do Norte desenvolveram uma nova técnica para proteger eletrónicos da tecnologia de exploração militar e espacial da radiação ionizante. A nova abordagem é mais económica do que as técnicas …

Guardas e familiares das vítimas pediram clemência. Mas Nicholas Sutton foi executado

O norte-americano foi executado, esta quinta-feira, no Tennessee, devido ao assassinato de quatro pessoas, apesar de alguns pedidos de clemência por parte de guardas prisionais e familiares das vítimas. De acordo com a CNN, Nicholas Sutton, …

O primeiro drone acrobático tripulado de sempre é testado a fazer piruetas

Um novo vídeo mostra que o "Big Drone", da Drone Champions AG, é capaz de fazer acrobacias alucinantes com um passageiro dentro. A tecnologia dos drones melhora de vento em popa com o passar dos anos …

Fenómeno extremo ameaça corais na Grande Barreira na Austrália. E já matou quase metade

A Grande Barreira de Coral da Austrália pode estar a enfrentar a terceira "descoloração" no espaço de cinco anos, fenómeno provocado por um aumento da temperatura das águas do mar. Como avançou o Expresso, este fenómeno …

Trump critica cerimónia dos Óscares, "Parasitas" e Brad Pitt

O Presidente norte-americano criticou a cerimónia dos Óscares, esta quinta-feira, nomeadamente a atribuição do prémio de Melhor Filme para o sul-coreano "Parasitas" e ainda o ator Brad Pitt. Na noite desta quinta-feira, num comício em Colorado …

Paris lança número de emergência para fazer frente à crise de percevejos

O Governo francês lançou uma campanha, esta quinta-feira, para fazer frente à crise de percevejos que se instalou em Paris. Segundo a agência France-Press, citada pelo The Guardian, casas e hotéis da capital francesa estão a …

"Radical chique" e "ressentido". Filho de Paulo Branco pode ter sido o pivot do escândalo sexual em França

Juan Branco, o filho do produtor de cinema Paulo Branco, é o homem do momento em França. O advogado de 30 anos saltou para as luzes dos média no âmbito da divulgação do vídeo sexual …

Alcochete. "Se Mustafá estivesse lá aquilo não tinha acontecido"

O arguido Emanuel Calças disse, esta sexta-feira, em tribunal que, se Mustafá estivesse com o grupo que invadiu a academia do Sporting, "aquilo não tinha acontecido". "Tenho a certeza de que se o Mustafá estivesse presente …

Coronavírus ameaça o têxtil português (mas também é uma "oportunidade")

O sector têxtil nacional está ameaçado e pode parar a produção já em Março. Tudo devido à falta de matéria-prima que vem da China e que se deve à epidemia do novo coronavírus. A "situação …