Edward Snowden escreve carta a apoiar Rui Pinto

O ex-analista dos serviços de informações norte-americanos vai defender publicamente o pirata informático português através de uma carta que será divulgada nos próximos dias.

No final de agosto, soube-se que, entre as 45 testemunhas arroladas pela defesa de Rui Pinto para o julgamento no qual o hacker responde por 90 crimes, encontrava-se o famoso denunciante norte-americano Edward Snowden.

Agora, avança o jornal online ECO, o mais conhecido denunciante a nível mundial vai divulgar uma carta em que defende a atuação do pirata português, em linha com o que tem feito noutros casos de denúncia.

O anúncio foi feito, esta segunda-feira, pelo advogado francês William Bourdon durante uma conferência sobre inteligência coletiva do Centre for Investigative Journalism.

Bourdon, que já foi advogado de Snowden e que agora é um dos elementos da equipa de defesa de Rui Pinto, já veio a Portugal várias vezes para se reunir com o português, sendo uma peça importante para que o caso ganhe notoriedade global, escreve o ECO.

Para além de Edward Snowden, o hacker português também arrolou como testemunhas a ex-eurodeputada socialista Ana Gomes, o diretor da Polícia Judiciária Luís Neves, o treinador do Benfica Jorge Jesus, o ex-presidente do Sporting Bruno de Carvalho, o jornalista e ativista angolano Rafael Marques, entre outros.

O pirata informático, que estava em prisão domiciliária desde abril, num anexo junto à Polícia Judiciária (PJ), em Lisboa, foi libertado no início de agosto.

O hacker, que esteve em prisão preventiva entre março de 2019 e abril deste ano, está a ser julgado por 90 crimes: um de tentativa de extorsão, seis de acesso ilegítimo, 68 de acesso indevido, 14 de violação de correspondência e um de sabotagem informática.

No início de junho, o Tribunal da Relação de Lisboa negou provimento ao recurso do Ministério Público e manteve a decisão instrutória, proferida a 17 de janeiro, que pronunciou o pirata informático por 90 crimes e não pelos 147 que constavam da acusação do MP.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Um megassatélite em órbita de Ceres daria "um ótimo lar" para seres humanos

Enquanto Elon Musk, CEO da SpaceX, olha para Marte, o físico e astrobiólogo Pekka Janhunen, do Instituto Meteorológico da Finlândia, está de olho no planeta anão Ceres. Seres humanos a viver noutros planetas do Sistema …

O vento solar é estranhamente atraído para o Pólo Norte (e não se sabe porquê)

Durante anos, os cientistas pensaram que o vento solar era igualmente atraído para os Polos Norte e Sul da Terra. No entanto, estudos recentes mostram que estas partículas parecem preferir o Norte - e não …

22 mil pessoas vão assistir (no estádio) ao Super Bowl

Um terço das pessoas presentes será composto por profissionais de saúde. Quatro equipas ainda na luta pelo título do campeonato principal de futebol americano. O dia 7 de fevereiro vai contar com uma "visão rara" nos …

Investigadores "voltam atrás no tempo" para calcular idade e local de explosão de supernova

Os astrónomos estão a "voltar atrás no tempo" num remanescente de supernova. Usando o Telescópio Espacial Hubble da NASA, refizeram o percurso dos estilhaços velozes da explosão a fim de calcular uma estimativa mais precisa …

Cientista dos EUA acredita que o monstro do Lago Ness pode ser uma antiga tartaruga marinha

Um importante cientista dos Estados Unidos acredita que desvendou o mistério do Monstro de Lago Ness e pensa que a criatura é uma espécie ancestral de tartaruga marinha. Henry Bauer, professor aposentado de Química e Estudos …

Biden quer banir uma palavra das leis de imigração dos Estados Unidos

Se o projeto de lei proposto por Joe Biden, recém-eleito Presidente dos Estados Unidos, for aprovado, a palavra alien ("estrangeiro") vai desaparecer das leis de imigração norte-americanas, sendo substituída pelo termo noncitizen ("não cidadão"). A …

“As pessoas são mortas na mesquita, na rua e no trabalho". Em Cabul, reina o medo

Os assassínios seletivos de jornalistas, políticos e defensores dos direitos humanos são cada vez mais frequentes no país, com Cabul e várias províncias a registarem um aumento da violência nos últimos meses. O medo está …

"Fiquem em casa". Enfermeiros deixam "grito de alerta desesperado" aos portugueses

A Ordem dos Enfermeiros lançou esta sexta-feira uma campanha de sensibilização a apelar aos portugueses para ficarem em casa, afirmando que é “um grito de alerta desesperado face à situação de catástrofe que se vive …

Senado francês aprovou lei que protege os sons e cheiros do campo

O Senado francês aprovou a lei, esta quinta-feira, que protege o "património sensorial" das áreas rurais do país, depois de várias queixas sobre os ruídos e cheiros típicos do campo. De acordo com o canal televisivo …

Identificado em Portugal o primeiro caso da variante da África do Sul

O primeiro caso de covid-19 associado à variante genética da África do Sul foi identificado esta sexta-feira em Portugal pelo Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA), adiantou à agência Lusa a instituição. O caso identificado …