Eduardo Catroga sai da EDP e abre caminho para Lacerda Machado

Eduardo Catroga, atual chairman do grupo elétrico, não deverá manter-se na administração da EDP. O antigo ministro das Finanças termina o mandato no final do ano e já soma quatro mandatos na EDP.

O mandato de Eduardo Catroga como chairman da EDP termina no final deste mês e já é certo que o antigo ministro está de saída, de acordo com o jornal ECO.

Esta saída terá por base a transposição de uma diretiva comunitária em 2015, que obriga a um presidente independente dos acionistas em empresas com um modelo de governação dualista – com um conselho geral e um conselho de administração executiva.

Ao acumular já quatro mandatos seguidos na EDP (dois dos quais como presidente), Catroga perdeu o estatuto de independente e não poderá continuar como chairman.

Apesar de ser quase certo que o antigo ministro das Finanças não continua como chairman da elétrica, há quem admita que possa manter-se como membro, em representação dos chineses da China Three Gorges.

De acordo com o mesmo jornal, Catroga terá, no entanto, pedido um parecer a uma sociedade de advogados para confirmar se teria mesmo de abandonar a administração ou se haveria condições para ficar.

Com a sua saída do caro, o sucessor está ainda por escolher, mas há pelo menos um fator de atração: os 550 mil euros brutos em salário fixo que Catroga ganhou em 2016, segundo o relatório e contas da EDP.

Segundo várias fontes, estes são os dois candidatos fortes ao lugar: Luís Amado, ex-ministro e atual vice-presidente do Conselho Geral e de Supervisão, e Diogo Lacerda Machado, advogado, antigo membro deste Conselho Geral da EDP, também conhecido por ser o melhor amigo do primeiro-ministro António Costa.

Dentro da elétrica, os que defendem a promoção de Luís Amado – e que, por sua vez, também apoiam a renovação do mandato de António Mexia como presidente executivo – querem uma linha de continuidade na gestão da EDP e justificam a escolha do ex-ministro socialista por ser o número 2 do conselho geral e de supervisão.

Por outro lado, quem defende a nomeação de Lacerda Machado quer a abertura de um novo ciclo, com a mudança de chairman e também do CEO. Além disso, o advogado conhece por dentro a EDP, já foi membro do conselho geral durante dois mandatos anteriores ao atual, e é muito próximo dos chineses e do próprio governo.

Por outro lado, a continuidade de António Mexia continua a ser uma incógnita. Os acionistas chineses têm defendido publicamente o gestor, afirmando que estão “satisfeitos” com o seu trabalho, mas não se comprometeram ainda com a sua permanência.

Mexia ainda não se manifestou sobre a sua vontade de ficar ou sair do grupo – um cenário que também não tem sido consensual dentro do grupo de energia e de fontes próximas dos acionistas.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Este bandido ajudou o cobardes mafiosos do governo anterior a “oferecer” uma empresa publica que dava lucro ao país, a uns chinocas, que até agora só tem vindo cá buscar o lucro!..
    Mais um traidor que foi recompensado com um tacho milionário pelo golpe que ajudou a dar na EDP, quando já nos custa mais de 9000€ por mês (a mais alta subvenção vitalícia, pelo excelente serviço que prestou ao país enquanto politico no tempo do Cavaco)!!
    Estes parasitas custam ao país e ao portugueses muitos sacrifícios, suor e sangue e ainda tem a lata de gozar com o povo e de dizer que “se houve alguém beneficiado com a venda da EDP, foi o estado”!…
    O que é que merece um “animal” destes?!

RESPONDER

Gelo a cair num buraco faz barulhos estranhos (e parece uma batalha de lasers)

Alguma vez pensou o que se ouve quando deixamos cair gelo num buraco gelado profundo? Já não precisamos de pensar mais - e já podemos ouvir. O vídeo do pedaço de gelo a cair num buraco …

Tribunal recusa exumar corpo. Rosa Grilo conhece sentença a 3 de março

A leitura do acórdão no processo do homicídio do triatleta ficou agendada, esta terça-feira, para o dia 3 de março. De acordo com o Diário de Notícias, a defesa de Rosa Grilo pediu a exumação do …

Revelados documentos que provam a investigação de OVNIs por parte do Pentágono

Documentos recentemente divulgados mostram que o Departamento de Defesa dos Estados Unidos (EUA) financiou estudos sobre Objetos Voadores Não Identificados (OVNI's), contradizendo declarações recentes do Pentágono. Em 2017, o New York Times revelou a existência de …

"Nem sei onde é Alcochete". Pinto da Costa ouvido como testemunha de Bruno de Carvalho

O presidente do FC Porto foi ouvido, esta terça-feira, como uma das testemunhas do ex-dirigente leonino no julgamento da invasão à academia do Sporting, em Alcochete, que está a decorrer no tribunal de Monsanto, em …

A nova obra de Bansky só durou dois dias

A nova obra do artista britânico Banksy, que apareceu na véspera do Dia dos Namorados em Bristol, foi coberta por um grafite cor-de-rosa dois dias depois. A imagem de uma menina a atirar flores vermelhas com uma …

Mais de cem médicos assinam carta a exigir fim da "tortura" de Assange

Mais de cem médicos assinaram uma carta, divulgada esta terça-feira, na qual pedem que o fundador do Wikileaks receba tratamento médico adequado.  Através de uma carta publicada, esta terça-feira, na revista científica The Lancet, mais de uma …

Espiões russos foram à Irlanda investigar cabos submarinos de Internet. Teme-se que os cortem

Esta segunda-feira, o mundo entrou em estado de alerta: agentes secretos da Rússia foram descobertos na Irlanda, numa missão para mapear a localização exata dos cabos submarinos que conectam a Europa à América do Norte. Não …

Telmo Correia eleito líder parlamentar do CDS-PP por unanimidade

O deputado foi eleito, esta terça-feira, presidente do Grupo Parlamentar do CDS-PP, sucedendo a Cecília Meireles, numa votação em que contou com os votos favoráveis dos restantes quatro eleitos centristas. O anúncio foi feito no Parlamento …

Site de genealogia "salva" homem preso há 15 anos por um crime que não cometeu

Ricky Davis é a primeira pessoa a ser libertada com recurso a testes modernos de ADN no estado da Califórnia e o segundo nos Estados Unidos. Ricky Davis tinha 20 anos quando Jane Hylton, de 54 …

Bolsonaro acusado de fazer insinuação sexual contra jornalista

O Presidente do Brasil foi acusado, esta terça-feira, de fazer uma insinuação de natureza sexual contra uma jornalista do jornal Folha de São Paulo. De acordo com o jornal Folha de São Paulo, a jornalista em …