Eduardo Catroga sai da EDP e abre caminho para Lacerda Machado

Eduardo Catroga, atual chairman do grupo elétrico, não deverá manter-se na administração da EDP. O antigo ministro das Finanças termina o mandato no final do ano e já soma quatro mandatos na EDP.

O mandato de Eduardo Catroga como chairman da EDP termina no final deste mês e já é certo que o antigo ministro está de saída, de acordo com o jornal ECO.

Esta saída terá por base a transposição de uma diretiva comunitária em 2015, que obriga a um presidente independente dos acionistas em empresas com um modelo de governação dualista – com um conselho geral e um conselho de administração executiva.

Ao acumular já quatro mandatos seguidos na EDP (dois dos quais como presidente), Catroga perdeu o estatuto de independente e não poderá continuar como chairman.

Apesar de ser quase certo que o antigo ministro das Finanças não continua como chairman da elétrica, há quem admita que possa manter-se como membro, em representação dos chineses da China Three Gorges.

De acordo com o mesmo jornal, Catroga terá, no entanto, pedido um parecer a uma sociedade de advogados para confirmar se teria mesmo de abandonar a administração ou se haveria condições para ficar.

Com a sua saída do caro, o sucessor está ainda por escolher, mas há pelo menos um fator de atração: os 550 mil euros brutos em salário fixo que Catroga ganhou em 2016, segundo o relatório e contas da EDP.

Segundo várias fontes, estes são os dois candidatos fortes ao lugar: Luís Amado, ex-ministro e atual vice-presidente do Conselho Geral e de Supervisão, e Diogo Lacerda Machado, advogado, antigo membro deste Conselho Geral da EDP, também conhecido por ser o melhor amigo do primeiro-ministro António Costa.

Dentro da elétrica, os que defendem a promoção de Luís Amado – e que, por sua vez, também apoiam a renovação do mandato de António Mexia como presidente executivo – querem uma linha de continuidade na gestão da EDP e justificam a escolha do ex-ministro socialista por ser o número 2 do conselho geral e de supervisão.

Por outro lado, quem defende a nomeação de Lacerda Machado quer a abertura de um novo ciclo, com a mudança de chairman e também do CEO. Além disso, o advogado conhece por dentro a EDP, já foi membro do conselho geral durante dois mandatos anteriores ao atual, e é muito próximo dos chineses e do próprio governo.

Por outro lado, a continuidade de António Mexia continua a ser uma incógnita. Os acionistas chineses têm defendido publicamente o gestor, afirmando que estão “satisfeitos” com o seu trabalho, mas não se comprometeram ainda com a sua permanência.

Mexia ainda não se manifestou sobre a sua vontade de ficar ou sair do grupo – um cenário que também não tem sido consensual dentro do grupo de energia e de fontes próximas dos acionistas.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Este bandido ajudou o cobardes mafiosos do governo anterior a “oferecer” uma empresa publica que dava lucro ao país, a uns chinocas, que até agora só tem vindo cá buscar o lucro!..
    Mais um traidor que foi recompensado com um tacho milionário pelo golpe que ajudou a dar na EDP, quando já nos custa mais de 9000€ por mês (a mais alta subvenção vitalícia, pelo excelente serviço que prestou ao país enquanto politico no tempo do Cavaco)!!
    Estes parasitas custam ao país e ao portugueses muitos sacrifícios, suor e sangue e ainda tem a lata de gozar com o povo e de dizer que “se houve alguém beneficiado com a venda da EDP, foi o estado”!…
    O que é que merece um “animal” destes?!

RESPONDER

Detetadas outras nove misteriosas rajadas rápidas de rádio que se repetem

Foram detetadas nove outras Rajadas Rápidas de Rádio (FRB) que se repetem entre as 700 já identificadas desde outubro de 2018 pelo projeto científico CHIME (Canadian Hydrogen Intensity Mapping Experiment), que se baseia num telescópio localizado …

"Não é completamente de loucos" pensar que há vida em Mercúrio

Há a possibilidade, ainda que pequena, de que Mercúrio, o planeta mais próximo do Sol, possa abrigar vida, concluiu uma nova investigação. "É possível que, enquanto houver água, as temperaturas [no planeta] sejam apropriadas para …

O porta-aviões mais avançado do mundo tem um problema inesperado nas suas casas de banho

O porta-aviões de propulsão nuclear USS Gerald R. Ford, o mais avançado da Marinha dos Estados Unidos, tem um problemas nas suas casas de banho, que precisam de ser lavadas com ácido regularmente. De acordo com …

Retirada dos ricos, colapso dos transportes e medo do contacto. As cidades no pós-pandemia

Mesmo depois de a pandemia do novo coronavírus diminuir e voltar a ser seguro estar com outras pessoas, a sociedade pode nunca mais ser a mesma. A atual pandemia de Covid-19 está a mudar rapidamente a …

"Quando a Alemanha disser que há eurobonds, os holandeses vão pastar para outras paragens"

Ana Gomes mostrou-se satisfeita com a atuação de António Costa e Marcelo Rebelo de Sousa durante esta pandemia. A ex-eurodeputada deixou ainda duras críticas aos holandeses, que diz irem pastar para outras paragens quando os …

Coreia do Norte diz não ter casos de covid-19 (mas terá pedido ajuda secretamente)

Apesar de negar ter casos de infeção por covid-19, o novo coronavírus oriundo da China, a Coreia do Norte terá discretamente solicitado ajuda a outros países no combate da doença. As autoridades do país asiático terão …

Seguranças chineses usam óculos inteligentes que detetam pessoas com febre

Os seguranças do Parque Hongyuan, em Hangzhou, na China, conseguem detetar a temperatura corporal de todos os visitantes à distância de até um metro. Como? Graças a uns óculos inteligentes. De acordo com o jornal South …

"O cisne negro de todos os cisnes negros". Vírus é global, mas Portugal e Itália serão mais prejudicados

A grande pandemia motivada pelo coronavírus vai ser económica, consideram especialistas que acreditam que no pós Covid-19, o mundo mudará de forma significativa em várias áreas. Certo é que a crise económica vai afectar os …

"Tiro da rua muitos miúdos". Ex-Benfica cria clube com ajuda de Saviola, Di María e Maxi

O ex-Benfica José Shaffer criou um clube na Argentina, onde diz que tira muitos miúdos da rua. O antigo futebolista conta com o apoio de Saviola, Di María e Maxi Pereira. José Shaffer foi campeão nacional …

Mapa mostra queda abrupta da poluição na Península Ibérica

Um mapa desenvolvido por uma equipa da Universidade Politécnica de Valencia, em Espanha, mostra a diminuição da poluição do ar na Península Ibérica em 10 dias. Com as fábricas encerradas, menos automóveis nas estradas e as …