/

EDP vai subir preços em Maio

José Sena Goulão / Lusa

Aumento de 3% nos preços da electricidade. Contexto internacional originou esta decisão.

As facturas mensais de electricidade, para clientes EDP, vão ser em média 3% mais caras a partir de Maio deste ano, anunciou a empresa num comunicado, nesta quinta-feira.

Será a segunda subida de preços praticada em 2022 pela empresa, após a subida de 2,4% em Janeiro.

Na altura a EDP anunciou que não queria voltar a subir os preços ao longo deste ano, apesar da subida generalizada dos preços da electricidade.

No entanto, a guerra na Ucrânia alterou os planos dos responsáveis da empresa: agora, segundo a EDP, a aquisição de electricidade custa o triplo, comparando com o final de 2021.

“O atual contexto internacional intensificou esta instabilidade e provocou uma subida no preço de aquisição de eletricidade, que é atualmente cerca de três vezes superior ao que foi registado no último trimestre do ano passado”, indica fonte oficial da EDP.

Nos últimos anos a empresa de energia “tem procurado garantir estabilidade aos seus clientes, atualizando as tarifas apenas no início de cada ano, mesmo em períodos de flutuação dos preços nos mercados grossistas”, como aconteceu no ano passado, mas desta vez o aumento vai mesmo acontecer.

Na semana passada o Mercado Ibérico de Eletricidade negociou o MWh num valor recorde: 544,98€.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.