EDP tem de mudar 4,8 milhões de contadores em 5 anos

Até 2020, 80% dos contadores das casas portuguesas têm de ser inteligentes, de acordo com uma medida imposta pela Comissão Europeia, o que implica a alteração de mais de quatro milhões de aparelhos. 

Segundo fonte da EDP Distribuição, a alteração de 4,8 milhões milhões de contadores é possível mas “muito exigente”.

Esta mudança implicará um investimento de 600 milhões de euros. Parte desse valor – 120 milhões – já foi disponibilizada por fundos europeus., e e Além disso, existe ainda a possibilidade de recorrer ao Programa Juncker.

De acordo com o gabinete do secretário de Estado da Energia, as mudanças “só serão implementadas na medida em que sejam não onerosas para o consumidor, ou seja, os preços a aplicar aos clientes não podem nunca aumentar”.

De acordo com o Dinheiro Vivo, a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) está encarregada de avaliar se a poupança de energia compensa face aos custos de implementação. “O estudo da ERSE aguarda o resultado das negociações relativas aos fundos estruturais afetos às redes inteligentes que decorrem entre várias entidades públicas”, explicou do DV uma fonte oficial ERSE.

Este relatório definirá quando, como e por quanto serão instalados os contadores inteligentes, capazes de, por exemplo, alertar os consumidores para consumos elevados, enviar contagens remotamente ou religar a eletricidade sem esperar por técnicos.

O site noticia que a EDP Distribuição assegura que, quando avançar a mudança generalizada, fará uma campanha de informação a nível nacional.

Move

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Departamento de Justiça nos EUA investiga alegado esquema de "dinheiro por indultos" na Casa Branca

O Departamento da Justiça dos Estados Unidos está a investigar possíveis subornos em troca de indultos presidenciais na Casa Branca. De acordo com documentos judiciais a que a agência Reuters teve acesso, o Departamento da Justiça …

Confinamento, covid-19, discriminação. Eis as 10 candidatas a Palavra do Ano de 2020

A Porto Editora revelou esta terça-feira as dez candidatas a Palavra do Ano de 2020. Este ano, a iniciativa lançada em 2009 decorre, pela primeira vez, em simultâneo com Angola e Moçambique. De acordo com o …

Mais mortes e menos nascimentos. Portugal está com o maior saldo natural negativo do século

Como avança o Público esta quarta-feira, há 12 anos consecutivos que há mais mortes do que nascimentos em Portugal, mas este ano o país a bateu o recorde do saldo natural negativo. Desde 2009 que o …

"Não há plano B". Costa deixa avisos e recados a Hungria e Polónia

O primeiro-ministro português, António Costa, alertou, em Bruxelas, que não há um plano B ao bloqueio na aprovação do orçamento da União Europeia (UE) e do novo Fundo de Recuperação criado para responder à pandemia, …

Santos deu "nega" ao Benfica e Lucas Veríssimo ameaçou não jogar

O Conselho Fiscal do Santos "negou" a transferência de Lucas Veríssimo para o SL Benfica. O jogador ameaçou mesmo não entrar em campo contra o LDU Quito, na noite passada. O Conselho Fiscal do Santos emitiu …

Governo britânico substitui confinamento por restrições (com oposição interna no Partido Conservador)

Boris Johnson conseguiu ver aprovado o novo plano de restrições. Dos votos contra, 56 foram de deputados conservadores e 16 de deputados do Partido Trabalhista. O Governo britânico conseguiu ver aprovado o novo plano de restrições …

Sporting tem sete jogadores na porta de saída e outro para trazer Matheus Reis

O Sporting CP quer livrar-se de sete jogadores excedentários que estão a treinar com a equipa B. O clube quer também trazer Matheus Reis já neste mercado de inverno. Aproxima-se o mercado de inverno e o …

Sindicato acusa TAP de manipulação e diz que não há "trabalhadores a mais"

O Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos (Sitava) acusou a TAP de “manipulação, falta de ética e desonestidade” e defendeu que a empresa não tem “trabalhadores a mais” e deve procurar os “sorvedouros de …

Menos de 1% dos infetados estavam registados na app StayAway Covid

Menos de 1% das pessoas infetadas com covid-19 desde a disponibilização da app StayAway Covid notificaram a sua infeção. Já mais de 2,6 milhões de pessoas têm a aplicação. Desde o lançamento da aplicação de rastreio …

Guardiola lança farpas ao FC Porto, mas até isso Marchesín defendeu

Pep Guardiola mostrou-se frustrado com a forma como o FC Porto disputou o jogo. Entre os postes, Marchesín foi defendendo (praticamente) tudo o que havia para defender. O FC Porto está nos oitavos de final da …