/

EDP ainda não tem planos para central termoelétrica fechada há oito anos

*L / Flickr

Central termoelétrica de Setúbal.

A central termoelétrica de Setúbal encerrou há quase oito anos e a EDP ainda não tem planos para o que fazer com ela após a requalificação ambiental do terreno.

A última vez que a central termoelétrica de Setúbal injetou eletricidade na rede foi a 18 de setembro de 2012. Depois de ter sido utilizada durante 23 anos, fechou há oito anos por ser muito cara e uma das mais poluentes. Agora, a EDP vai derrubar as chaminés da unidade, mas continua sem planos para o que fazer com a central.

O Jornal de Negócios explica que, por questões de ordem ambiental, embora a central tenha deixado de produzir eletricidade em 2012, o seu processo de encerramento tem de passar por várias etapas. A queda das duas chaminés com 200 metros de altura é apenas mais um desses estágios.

A partir de 2021, a EDP espera realizar atividades de requalificação ambiental do terreno. “Não há ainda um projeto definido para este espaço”, assume fornecedora de energia, que acrescenta todavia que “com este desmantelamento criam-se as condições para viabilizar um espaço que possa receber projetos sustentáveis”.

A central termoelétrica de Setúbal foi construída nos anos 70 e operava a fuelóleo, obtido da destilação do petróleo. Este é um processo bastante poluente, no qual se consumia cerca de 5.280 toneladas de fuelóleo por dia. A central em causa foi também a última a queimar fuelóleo em Portugal.

No mesmo sentido, as unidades a carvão de Sines e do Pego também vão ser desligadas devido a questões ambientais. Ultimamente, a Europa tem adotado medidas de descarbonização da economia, com vários a países a fecharem centrais que funcionem a carvão. As energias renováveis têm sido agora uma alternativa de baixo custo e mais amiga do ambiente.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.