EDP vai pagar 2,5 milhões de euros em multas ao Banco de Portugal

Miguel A. Lopes / Lusa

A EDP decidiu não recorrer da aplicação de duas coimas impostas pelo Banco de Portugal (BdP) no valor total de 2,5 milhões de euros, no âmbito do alegado incumprimento do Regime Geral das Instituições de Crédito e Sociedades Financeiras pela EDP Soluções Comerciais.

A notícia é avançada esta quarta-feira pelo Jornal de Negócios que dá conta que a elétrica vai avançar com o pagamento de multas ao BdP.

A acusação do Banco de Portugal, conhecida em agosto do ano passado, era dirigida à EDP SA e à EDP Soluções Comerciais, sucursais da elétrica que têm como objetivo dar apoio transversal a várias sociedades do grupo e gerir os call centers.

O BdP estaria a analisar se a empresa cobrava aos clientes, nas suas próprias faturas, outros serviços prestados por algumas das entidades terceiras a quem a EDP Soluções Comerciais prestava apoio, tal como recorda o diário de economia.

O processo de contraordenação veio a público, no ano passado, quando a EDP publicou o relatório e contas referentes ao primeiro semestre. Na altura, a EDP mencionava uma contingência máxima de 10 milhões de euros.

Contudo, a 2 de janeiro a empresa foi notificada da decisão final do BdP, tendo constituído “uma provisão no valor de 125 milhares de euros para a EDP SA e 2250 milhares de euros para a EDP Soluções Comerciais”, lê-se no mais recente relatório divulgado pela empresa liderada por António Mexia, citado pelo Negócios.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. xom que dinheiro é que a EDP vai pagar a multa?
    se teve um prejuizo de 18milhoes, os “gulosos”receberam 11milhoes (apesar de ter dado prejuizo), quer dizer que a edp nestá falida, nao tem dinheiro
    será que vai cobrar aos consumidores?

RESPONDER

Morreu o general José Lemos Ferreira

O ex-chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas (CEMGFA) morreu aos 90 anos, disse quinta-feira à agência Lusa uma fonte militar. Chefe do Estado-Maior da Força Aérea de 1977 a 1984, o general José Lemos Ferreira foi …

PJ afasta "intervenção de terceiros" na morte de diretor do EuroBic

O diretor nacional da PJ disse, esta quinta-feira, que os elementos recolhidos sobre a morte do diretor do private banking do EuroBic, arguido no caso Luanda Leaks, "apontam para que não haja intervenção de terceiros". Questionado …

Carlos Amaral Dias terá ficado retido na ambulância avariada durante uma hora

Os resultados de um inquérito aberto pelo INEM apontam para que Carlos Amaral Dias tenha ficado dentro de uma ambulância avariada durante uma hora. De acordo com o Jornal de Notícias, a equipa da ambulância dos …

Luanda Leaks. Mário Leite Silva renuncia à presidência do Banco de Fomento Angola

O presidente do Conselho de Administração do Banco de Fomento Angola (BFA), Mário Leite Silva, gestor de Isabel dos Santos, renunciou ao cargo, com efeitos a partir de 22 de janeiro. A informação foi transmitida …

Tempestade “Glória” faz pelo menos nove mortos em Espanha

Pelo menos nove pessoas morreram e outras quatro estão dadas como desaparecidas em Espanha na sequência da passagem da tempestade “Glória”, intempérie que atinge o país desde o passado fim de semana. As autoridades confirmaram cinco …

Há um "milagre da multiplicação" dos votos que os deputados querem travar

Todos os partidos concordam: é preciso travar o "milagre da multiplicação" dos votos na Assembleia da República. Estabelecer regras objetivas para o fazer é o mais complicado. Os deputados começaram esta quarta-feira a discutir como “regrar” …

Pensões entre 877 e 2600 euros têm aumento mínimo de 6,14 euros

Os pensionistas que ganham entre 877,6 e os 2558 euros brutos por mês vão ter aumentos acima dos 0,24% que inicialmente se calculou com base na taxa de inflação (sem habitação) apurada até novembro do …

PCP quer travar "ameaça de despejos" no final deste ano

O PCP entregou uma proposta de alteração ao Orçamento do estado para 2020 para manter congeladas as rendas antigas, quando os locatários tenham um rendimento inferior a cinco salários mínimos nacionais. O PCP quer manter congeladas …

CDS/Congresso: Carlos Meira disponível para acordo que vença João Almeida

Carlos Meira, candidato à liderança do CDS-PP, admite estar disponível para se unir a Filipe Lobo d'Ávila e Francisco Rodrigues dos Santos para vencer João Almeida e lutar "contra o sistema". Carlos Meira, militante de Viana …

Manuais gratuitos também no privado e no cooperativo. Iniciativa Liberal quer igualdade na Educação

O Iniciativa Liberal (IL) propôs uma alteração ao Orçamento do Estado para 2020 (OE2020) na área da educação, que passa por fornecer manuais escolares gratuitos a todos os alunos da escolaridade obrigatória, quer frequentem o ensino …