//

EDP vai pagar 2,5 milhões de euros em multas ao Banco de Portugal

2

Miguel A. Lopes / Lusa

A EDP decidiu não recorrer da aplicação de duas coimas impostas pelo Banco de Portugal (BdP) no valor total de 2,5 milhões de euros, no âmbito do alegado incumprimento do Regime Geral das Instituições de Crédito e Sociedades Financeiras pela EDP Soluções Comerciais.

A notícia é avançada esta quarta-feira pelo Jornal de Negócios que dá conta que a elétrica vai avançar com o pagamento de multas ao BdP.

A acusação do Banco de Portugal, conhecida em agosto do ano passado, era dirigida à EDP SA e à EDP Soluções Comerciais, sucursais da elétrica que têm como objetivo dar apoio transversal a várias sociedades do grupo e gerir os call centers.

O BdP estaria a analisar se a empresa cobrava aos clientes, nas suas próprias faturas, outros serviços prestados por algumas das entidades terceiras a quem a EDP Soluções Comerciais prestava apoio, tal como recorda o diário de economia.

O processo de contraordenação veio a público, no ano passado, quando a EDP publicou o relatório e contas referentes ao primeiro semestre. Na altura, a EDP mencionava uma contingência máxima de 10 milhões de euros.

Contudo, a 2 de janeiro a empresa foi notificada da decisão final do BdP, tendo constituído “uma provisão no valor de 125 milhares de euros para a EDP SA e 2250 milhares de euros para a EDP Soluções Comerciais”, lê-se no mais recente relatório divulgado pela empresa liderada por António Mexia, citado pelo Negócios.

ZAP //

2 Comments

  1. xom que dinheiro é que a EDP vai pagar a multa?
    se teve um prejuizo de 18milhoes, os “gulosos”receberam 11milhoes (apesar de ter dado prejuizo), quer dizer que a edp nestá falida, nao tem dinheiro
    será que vai cobrar aos consumidores?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.