EDP. Mexia pede redução da caução para zero e João Conceição para 100 mil euros

Miguel A. Lopes / Lusa

António Mexia, presidente da EDP

Os três arguidos do processo no caso EDP – António Mexia e João Manso Neto (da EDP) e João Conceição (da REN) – apresentaram os seus recursos para o Tribunal da Relação, apelando a uma redução das cauções impostas.

Segundo noticiou o Expresso nesta quinta-feira, o recurso de João Conceição contesta a caução de 500 mil euros, pedindo uma caução máxima de 100 mil euros. A defesa de António Mexia e Manso Neto pediu a anulação da caução e de todas as medidas de coação, mantendo-se apenas a que vigora desde 2017, termo de identidade e residência.

De acordo com o documento a que o Expresso teve acesso, a defesa de João Conceição frisou que este tem colaborado e não revela perigo de fuga. “Os 500 mil euros a que corresponde o valor da caução aplicada ao arguido João Conceição são aleatórios, arbitrários, excessivos e manifestamente desproporcionais e injustos”, refere o recurso.

Cobrar 500 mil euros é “flagrantemente ilegal por arbitrar um valor não suportado em fundamentação rigorosa e concreta”, sendo o montante “um valor muitíssimo superior ao valor total líquido anual auferido pelo arguido”, sublinharam os seus advogados.

O recurso refere a decisão do juiz de instrução Carlos Alexandre, que reduziu a metade a caução proposta pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) para António Mexia, fixando-a em um milhão de euros.

No caso de António Mexia e Manso Neto, pediu-se a revogação das medidas de coação, considerando que despacho “padece de diversos e fatais vícios” e que “não explica, não concretiza, não indica e não fundamenta por que razão considera que só através de caução é que se conseguirá tutelar o invocado perigo de perturbação do inquérito”.

O Expresso revelou ainda que, nos autos do processo, indica-se que Manso Neto obteve a 13 de julho uma garantia bancária do BCP para a caução de um milhão de euros e que António Mexia obteve garantia igual do mesmo banco. João Conceição obteve garantia bancária do banco Abanca, no valor de 500 mil euros, a 21 de julho.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Eu pensava que os srs Mexia,Manso e Conceiçã é que padeciam de vícios diversos e fatais mas, afinal, quem sofre dessa doença é apenas a sra Caução. Como nos enganamos às vezes!!!Então esta senhora é que deve ser a culpada dos CMEC!!!Ainda quem vai ter que Abancar somos nós!!!

RESPONDER

Risco de ser hospitalizado ou morrer de covid diminui 90% após vacinação

O risco de um adulto ser hospitalizado ou morrer por covid-19 diminui 90% a 95% passados 35 dias sobre o início da vacinação, conclui um estudo divulgado este sábado pelo Instituto Nacional de Saúde de …

No Japão, combater a pandemia implica pedir ajuda a um grande gato cor-de-rosa

Um super-herói mascarado patrulha dois dos distritos mais movimentados de Tóquio para ajudar os cidadãos japoneses a derrotar o coronavírus. O seu nome é Koronon e é um gato cor-de-rosa. O cruzado é um mascote com …

Portugal regista mais uma morte e 334 novos casos. Internamentos voltam a subir

Nas últimas 24 horas, foram confirmados 334 novos casos e registou-se mais um óbito. O boletim deste domingo dá ainda conta de mais 229 recuperados. Segundo o boletim epidemiológico deste domingo, dia 16 de maio, atualmente …

Romualda Fernandes - PS

"Senti alguma dor". Romualda Fernandes fala sobre a atitude racista da qual foi vítima

Romualda Fernandes pronuncia-se pela primeira vez sobre a notícia da Lusa para dizer que aquilo que a define não é a cor da pele, mas os seus valores. Em causa está uma notícia da Agência Lusa, …

Elefantes encontrados mortos numa reserva florestal. Envenenamento pode ser a causa

As autoridades estão a tentar perceber de que forma é que os 18 elefantes selvagens asiáticos morreram no nordeste da Índia. Os elefantes, que incluíam cinco filhotes, foram encontrados mortos na reserva florestal protegida de Kondali, …

"Máxima segurança". Porto de Lisboa com protocolo de segurança para receber cruzeiros

A administração do Porto de Lisboa assinalou este domingo o regresso do movimento de passageiros de cruzeiros a partir desta segunda-feira, com o levantamento das restrições ao desembarque de passageiros em viagens não essenciais, sublinhando …

”Terrível engano”. Programa do Governo para incentivar regresso dos emigrantes exclui as ilhas

O Programa Regressar, criado em 2019 pelo Governo da República para incentivar o regresso dos emigrantes ao país, descrimina os Açores e a Madeira. O Governo prolongou os apoios (que podem chegar aos 7679 euros por …

Relatório alerta que parte da produção de painéis solares depende da exploração de uigures

A região de Xinjiang, na China, evoluiu nas últimas duas décadas e tornou-se num importante centro de produção para muitas das empresas que fornecem ao mundo as peças necessárias para a construção de painéis solares. No …

Morreu a atriz brasileira Eva Wilma. Tinha 87 anos

A atriz de brasileira Eva Wilma morreu este sábado aos 87 anos no hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde estava internada desde abril devido a um cancro de ovário. A artista tinha sido internada a …

Marcelo quer descentralizar poder para regionalizar bazuca europeia

Marcelo Rebelo de Sousa quer desconcentrar poderes do Estado central para as comissões de coordenação e desenvolvimento regio­nal (CCDR), já a pensar na execução dos milhões que vão chegar de Bruxelas. A perspetiva do Chefe de …