EDP exige ao Fisco indemnização de 1,4 milhões

wiebkehere / Flickr

António Mexia, presidente da EDP

António Mexia, presidente da EDP

Começa esta terça-feira a ser julgado o caso que opõe a EDP à Autoridade Tributária.

A TSF relata que a elétrica liderada por António Mexia reclama ao Estado uma indemnização de 1,4 milhões de euros devido a prejuízos por ter sido obrigada pelo fisco a apresentar garantias bancárias de 129 milhões de euros quando pediu um reembolso de IVA referente ao imposto pago com a compra de energia no mercado espanhol, para fornecer o mercado regulado.

O caso remonta a 2011 e, de acordo com o jornal Público, a empresa entende que deve ser indemnizada pelos prejuízos sofridos com a mora no reembolso de IVA (684 mil euros), que demorou mais de dois meses, e pelos custos das garantias bancárias (737 mil euros), que foi obrigada a negociar com obrigada a negociar com três instituições de crédito.

A EDP acusa o fisco de, sabendo que não conseguia pagar em 30 dias, ter avançado com o pedido de garantia para interromper a contagem de juros indemnizatórios.

O Ministério Público defende que não houve conduta ilícita por parte da autoridade tributária, nem há lugar a indemnização.

ZAP

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Não é nada que o fisco não faça, pois no pressuposto que todos os contribuintes são criminosos, usa de esquemas que nem ao AL Capone lembraria.
    Duvido que se faça justiça em Portugal, de forma a prevenir estes estratagemas, Infelizmente penso que só um tribunal externo poderá decidir com isenção em casos que envolva estado e contribuinte

    • Indemnizar “chulos”?!
      É já a seguir….
      Estás com pena da EDP?!
      Pois… coitadinhos…
      Eles são tão boas pessoas e até vendem a electricidade baratinha…
      Ainda para mais, sendo uma empresa que era publica e foi “roubada” ao país só para encher os bolsos de alguns bandidos à custa de esfolar o povo!!
      Eu é que lhes dava a indemnização…

  2. O sr mexia esta com dificuldades em receber um mês de ordenado! não creio que tenha sorte porque não e mais do que ladrao contra outro ladrão Ate ha um ditado LADRAO QUE ROUBA A LADRAO TEM CEM ANOS DE PERDAO POR ESSA RAZAO sr mexia deixe de pensar nessas coisas porque depois os seus “friends” chinos são apanhados com o dinheiro no aeroporto e quem sabe ate (lavado)

  3. O sr mexia esta com dificuldades em receber um mês de ordenado! não creio que tenha sorte porque não e mais do que ladrao contra outro ladrão Ate ha um ditado LADRAO QUE ROUBA A LADRAO TEM CEM ANOS DE PERDAO POR ESSA RAZAO sr mexia deixe de pensar nessas coisas porque depois os seus “friends” chinos são apanhados com o dinheiro no aeroporto e quem sabe ate (lavado).

RESPONDER

Alemanha tem provas materiais de que Maddie está morta

As autoridades alemãs têm provas materiais de que Madeleine McCann está morta, garante o porta-voz da Procuradoria de Braunschweig, Hans Christian Wolters, à RTP. Apenas está por provar o envolvimento de Christian Brueckner no homicídio …

BE quer que direito das grávidas a acompanhante seja respeitado

O Bloco de Esquerda (BE) quer que as normas da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre gravidez e parto no âmbito da covid-19 sejam revistas para que o direito das mulheres grávidas a estarem acompanhadas seja …

Proposta do PCP para passar Novo Banco para esfera pública foi chumbada

A recomendação ao Governo proposta pelo PCP para reverter da venda do Novo Banco, transferindo-o para a esfera pública, foi hoje chumbada no parlamento com os votos contra de PS, PSD, CDS-PP, PAN, Iniciativa Liberal …

Trump ataca voto por correspondência. Resultados podem não ser "determinados de forma precisa"

O Presidente dos EUA, Donald Trump, reforçou na quinta-feira no Twitter os ataques ao voto por correspondência nas eleições de novembro, ao que a rede social reagiu ligando duas das suas mensagens a informação verificada …

Quatro candidatos disputarão sucessão de Santana no Aliança

O novo líder do Aliança, que sucederá ao fundador do partido, Pedro Santana Lopes, vai ser escolhido entre quatro candidatos no próximo congresso nacional, agendado para 26 e 27 de setembro em Torres Vedras. Segundo noticiou esta …

Recomendação do PS para tarifa social de Internet sem oposição (mas partidos querem mais)

A recomendação do PS ao Governo para que crie uma tarifa social de acesso à Internet não mereceu esta quinta-feira oposição de nenhuma bancada, mas foram vários os partidos que defenderam a necessidade de “ir …

Ex-deputado PS acusado de uso abusivo de viaturas da Câmara de Barcelos

O Ministério Público acusou de peculato e abuso de poderes o ex-deputado socialista Domingos Pereira, pela alegada utilização de viaturas do município de Barcelos para deslocações de e para a Assembleia da República. Segundo nota publicada …

Quim Torra acusa Governo espanhol de tentar "excluir um presidente no meio de uma pandemia"

Um recurso do presidente separatista catalão Quim Torra contra uma condenação por desobediência que pode afastá-lo do exercício de cargos públicos durante ano e meio foi analisado na quinta-feira pelo Supremo Tribunal de Espanha. Antes …

Cinco anos depois, Volkswagen nega reembolso a 125 mil portugueses lesados

A marca alemã Volkswagen respondeu à Deco Proteste, cinco anos após o caso "dieselgate", informando que não irá indemnizar mais consumidores, tendo em vista os processos judiciais em curso. Segundo noticiou esta sexta-feira a Madremedia, em …

Novo recorde em cinco meses. Mais 780 casos por covid-19 em Portugal

Portugal regista mais seis mortos e 780 casos de infeção por covid-19 esta sexta-feira, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS). Os números revelados no boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde …