EDP exige ao Fisco indemnização de 1,4 milhões

wiebkehere / Flickr

António Mexia, presidente da EDP

António Mexia, presidente da EDP

Começa esta terça-feira a ser julgado o caso que opõe a EDP à Autoridade Tributária.

A TSF relata que a elétrica liderada por António Mexia reclama ao Estado uma indemnização de 1,4 milhões de euros devido a prejuízos por ter sido obrigada pelo fisco a apresentar garantias bancárias de 129 milhões de euros quando pediu um reembolso de IVA referente ao imposto pago com a compra de energia no mercado espanhol, para fornecer o mercado regulado.

O caso remonta a 2011 e, de acordo com o jornal Público, a empresa entende que deve ser indemnizada pelos prejuízos sofridos com a mora no reembolso de IVA (684 mil euros), que demorou mais de dois meses, e pelos custos das garantias bancárias (737 mil euros), que foi obrigada a negociar com obrigada a negociar com três instituições de crédito.

A EDP acusa o fisco de, sabendo que não conseguia pagar em 30 dias, ter avançado com o pedido de garantia para interromper a contagem de juros indemnizatórios.

O Ministério Público defende que não houve conduta ilícita por parte da autoridade tributária, nem há lugar a indemnização.

ZAP

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Não é nada que o fisco não faça, pois no pressuposto que todos os contribuintes são criminosos, usa de esquemas que nem ao AL Capone lembraria.
    Duvido que se faça justiça em Portugal, de forma a prevenir estes estratagemas, Infelizmente penso que só um tribunal externo poderá decidir com isenção em casos que envolva estado e contribuinte

    • Indemnizar “chulos”?!
      É já a seguir….
      Estás com pena da EDP?!
      Pois… coitadinhos…
      Eles são tão boas pessoas e até vendem a electricidade baratinha…
      Ainda para mais, sendo uma empresa que era publica e foi “roubada” ao país só para encher os bolsos de alguns bandidos à custa de esfolar o povo!!
      Eu é que lhes dava a indemnização…

  2. O sr mexia esta com dificuldades em receber um mês de ordenado! não creio que tenha sorte porque não e mais do que ladrao contra outro ladrão Ate ha um ditado LADRAO QUE ROUBA A LADRAO TEM CEM ANOS DE PERDAO POR ESSA RAZAO sr mexia deixe de pensar nessas coisas porque depois os seus “friends” chinos são apanhados com o dinheiro no aeroporto e quem sabe ate (lavado)

  3. O sr mexia esta com dificuldades em receber um mês de ordenado! não creio que tenha sorte porque não e mais do que ladrao contra outro ladrão Ate ha um ditado LADRAO QUE ROUBA A LADRAO TEM CEM ANOS DE PERDAO POR ESSA RAZAO sr mexia deixe de pensar nessas coisas porque depois os seus “friends” chinos são apanhados com o dinheiro no aeroporto e quem sabe ate (lavado).

RESPONDER

Europeus acreditam numa "guerra fria" entre os EUA e a China e Rússia

A maioria dos cidadãos da União Europeia (UE), 62%, considera que os Estados Unidos (EUA), com apoio das instituições comunitárias, estão numa nova "guerra fria" com a China, mas recusam envolvimento nacional, revelou um inquérito …

Desenho de Van Gogh esteve guardado mais de 100 anos. Agora, é exibido pela primeira vez

O Museu de Amesterdão, nos Países Baixos, ganhou um novo inquilino: Study for 'Worn Out', um desenho recém-descoberto de Vincent van Gogh. O holandês Vincent van Gogh ainda continua a impressionar o mundo inteiro com a …

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã, com receio de que os avanços dos últimos 20 anos tenham sido conquistados em vão. A Vice falou com algumas professoras afegãs que garantem continuar …

Apenas um terço das crianças em 91 países tem acesso a uma alimentação adequada, alerta UNICEF

Apenas um terço das crianças com menos de dois anos em 91 países em desenvolvimento têm acesso aos alimentos que necessitam para um crescimento saudável, revelou um relatório da UNICEF, apontando que nenhum progresso foi …

Preços das casas voltaram a aumentar no segundo trimestre

Entre abril e junho, o índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu 6,6% em termos homólogos. A revelação foi feita esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). O Índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu …

China anuncia fim de novas centrais a carvão no estrangeiro

Segundo os especialistas, o impacto da medida deverá depender da forma como será implementada, podendo ter um grande impacto na luta contra as alterações climáticas. Num anúncio bem recebido por ativistas e organizações ambientes, a China …

Roménia vai distribuir €200 mil a quem tiver vacinação completa contra a covid-19

A Roménia anunciou uma "lotaria de vacinação" que distribuirá prémios de até 200.000 euros entre aqueles que tiverem a vacinação completa, na tentativa de elevar a taxa de imunização, a segunda mais baixa da União …

Antes da invasão ao Capitólio, Bannon ajudou a planear estratégia para "matar a presidência de Biden no berço"

O estrategista-chefe da campanha de Donald Trump, Steve Bannon, revelou que falou com o ex-Presidente antes da invasão ao Capitólio, a 06 de janeiro, discutindo as condições para "matar a presidência de [Joe] Biden no …

Costa prepara novo alívio de restrições para vigorar a partir de 1 de outubro

António Costa prepara-se para anunciar, na quinta-feira, o levantamento de um conjunto de restrições que vigoraram por causa da covid-19. O primeiro-ministro, António Costa, prepara-se para anunciar na quinta-feira o levantamento de um conjunto de restrições …

IPO Porto. Cirurgias fora do horário suspensas desde julho

As intervenções cirúrgicas feitas fora do horário normal estão suspensas no bloco central do IPO do Porto desde o dia 1 de julho. Os profissionais de saúde do IPO do Porto estão indisponíveis para realizar intervenções …