EDP condenada a pagar 7,5 milhões por negar luz mais barata a famílias pobres

nachans / Flickr

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) condenou a EDP Comercial a uma multa de 7,5 milhões de euros pela prática de infracções no âmbito da aplicação das tarifas sociais a famílias pobres.

Trata-se da coima mais elevada já aplicada pela ERSE, de acordo com o Jornal de Notícias, que refere que a actuação da EDP lesou 415 mil famílias desfavorecidas que ficaram “sem acesso a luz mais barata”.

Está em causa a não atribuição da tarifa social e do Apoio Social Extraordinário ao Consumidor de Energia (ASECE) a “consumidores economicamente vulneráveis”, conforme destaca a ERSE em comunicado.

O JN salienta que “a meta era abranger 500 mil famílias, mas a ERSE refere que apenas 85 mil consumidores beneficiaram da tarifa social, que pode ser 35% mais baixa do que os preços normais”.

Para beneficiar da tarifa social, o consumidor tem que ter um rendimento anual máximo por pessoa de 5.280 euros/ano – a partir de 1 de Janeiro de 2016, o valor aumenta para 5.808 euros/ano – ou beneficiar de um dos seguintes apoios da Segurança Social: complemento solidário para idosos, rendimento social de inserção, subsídio social de desemprego, abono de família, pensão social de invalidez ou pensão social de velhice.

A ERSE sustenta, em comunicado, que foi “apurada a prática de infracções por não atribuição e aplicação da tarifas sociais e ASECE a consumidores economicamente vulneráveis, não identificação clara e visível nas facturas dos descontos sociais inerentes, divulgação extemporânea de informação sobre a existência da tarifa social e sua aplicação, não solicitação tempestiva aos operadores das redes de distribuição da aplicação dos descontos, aplicação de descontos inferiores aos legalmente devidos, violação do dever de transparência comercial, não auditabilidade da informação e falta de colaboração”.

A EDP ainda pode recorrer da decisão para o Tribunal da Concorrência, Regulação e Supervisão.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. DEIXA-ME RIR…………………………….. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!!! SRS POLÍTICOS ISTO É VERDADE????? QUEM MANDA NO PAÍS??????????????????? PAGAR?!!!!! QUEM? A EDP?!!! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!!! O GOVERNO TEM TINTINS PARA FORÇAR A EDP A PAGAR….?!!!!!!!

RESPONDER

Buracos negros minúsculos podem estar a "esconder-se" dentro de estrelas (e a devorá-las por dentro)

Uma equipa de investigadores tem um novo palpite sobre onde procurar a misteriosa matéria escura: esta pode estar a assumir a forma de buracos negros endoparasitários. De acordo com o ScienceAlert, buracos negros primordiais minúsculos, quase …

Maionese está a salvar tartarugas após derrame de petróleo em Israel

Membros do Centro Nacional de Resgate de Tartarugas Marinhas de Israel estão a usar maionese para limpar as vias respiratórias de tartarugas que inalaram petróleo em alto-mar. Israel fechou este domingo as praias mediterrânicas dias após …

Itália investiga empresas de entrega de comida. Há estafetas tratados "como escravos"

Itália está a investigar as empresas de entrega de comida online, com um promotor a lamentar que os estafetas que fazem as entregas, muitos deles imigrantes, são praticamente tratados "como escravos". Procuradores de Milão avançaram que …

O IONIQ 5 é o novo carro elétrico da Hyundai (e é enorme entre eixos)

O ano 2021 vai ser promissor na apresentação e lançamento de carros elétricos no mercado mundial. Algumas marcas, como a Hyundai, têm produtos prontos para serem comercializados. Agora, a marca sul-coreana apresenta o IONIQ 5. Com …

Em Moscovo, qualquer um pode ser vacinado contra a covid-19 (e até ganha um gelado)

Em Moscovo, capital da Rússia, a vacina Sputnik V está disponível gratuitamente a qualquer pessoa que queira ser vacinada desde 18 de janeiro. Os interessados não precisam de agendar a toma e até ganham um …

As abelhas convenceram-nos de que sabiam matemática. Mas mentiram-nos

O novo estudo não significa necessariamente que as abelhas não entendam números, mas sugere que os animais usam propriedades não numéricas para resolver problemas matemáticos. Vários estudos convenceram-nos de que as abelhas são pequenos génios matemáticos: …

Liam Thorpe era prioritário na vacinação contra a covid-19 por ter 6,2 cm. Foi um erro

Liam Thorp, um homem de 32 anos sem comorbilidades, foi incorporado na lista de cidadãos prioritários para a vacinação contra a covid-19 no Reino Unido. Tudo por causa de um erro no sistema, que o registou …

Decisão de Lyon de retirar carne das ementas escolares gera protestos em França

A decisão temporária do presidente da Câmara de Lyon, membro do partido Europa Ecologia - Os Verdes, está a ser recebida com protestos em França. De acordo com o jornal The Guardian, Grégory Doucet decidiu retirar …

Roma 3-1 SC Braga | Minhotos despedem-se na Cidade Eterna

Portugal está sem equipas na Liga Europa 2020/21. O Sporting de Braga deslocou-se a Roma e perdeu por 3-1, terminando a eliminatória dos 16 avos-de-final com um agregado de 5-1, após a derrota por 2-0 …

Desenhe o seu próprio icebergue. Um site diz-lhe se flutua ou se vira

Joshua Tauberer criou um simulador de icebergues com o objetivo de demonstrar que a glacióloga Megan Thompson-Munson estava certa. "Um icebergue alongado não flutuaria de cabeça, mas de lado", disse a especialista na semana passada. A …