/

Edifícios de luxo estão a afundar em Miami Beach

Cristobal Herrera / EPA

Cerca de três dúzias de condomínios de luxo e vários hotéis ao longo das praias de Miami, no sul do Estado da Flórida, estão a afundar ou a evoluir de forma inesperada, alguns devido à construção nas proximidades.

Os 35 edifícios analisados num estudo agora divulgado situam-se ao longo de uma faixa de 19 quilómetros, de Miami Beach a Sunny Isles Beach, e afundaram entre dois a oito centímetros.

Cerca de metade tem menos de uma década de existência, apontam os investigadores da Escola Rosenstiel de Ciências da Terra, Marítima e Atmosférica da Universidade de Miami.

Descoberta “inesperada”

“A descoberta da extensão dos pontos de subsidência ao longo da costa sul da Flórida foi inesperada“, diz o autor principal do estudo, Farzaneh Aziz Zanjani, em comunicado.

Não é raro os edifícios afundarem um pouco durante ou pouco depois da sua construção.

Mas os cientistas realçam que a sua descoberta é surpreendente porque algumas das mudanças agora constatadas ocorreram anos depois da construção.

O calcário sob as praias do sul da Flórida está envolvido em camadas de areia que podem mudar sob o peso dos edifícios mais altos, ou em resultado de vibrações da construção de alicerces.

Os fluxos das marés também desempenham um papel neste fenómeno.

Estudos realizados nos últimos anos têm concluído que o degelo que ocorreu há entre 19.000 e 26.000 anos atrás, tem impacto nos actuais níveis do mar, provocando afundamento em algumas regiões e a subida noutras.

Em algumas zonas da costa leste dos EUA, que são especialmente vulneráveis às alterações climáticas, há casas em risco de cair ao mar, ou de ficarem submersas.

ZAP // Lusa

Siga o ZAP no Whatsapp

 

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.