Um edifício na Alemanha mudou de cor. É a “maior fachada verde da Europa”

A Ingenhoven Architects transformou uma área do centro de Düsseldorf, na Alemanha, de cinzento em verde com o seu Kö-Bogen II recentemente concluído.

O projeto de uso misto está centrado em torno de um grande edifício que abriga oito quilómetros de sebes no exterior, tornando-a a maior fachada verde da Europa, segundo a empresa.

De acordo com o NewAtlas, o Kö-Bogen II inclui espaço comercial, restaurantes e escritórios, além de estacionamento subterrâneo e está localizado num local que costumava abrigar uma estrada.

O design geral do projeto é inspirado no movimento Land Art, segundo a Ingenhoven Architects, e consiste no prédio principal, além de um prédio triangular adjacente mais pequeno que também está coberto de vegetação e desce até o chão para permitir que os transeuntes acedam ao seu telhado para relaxar.

O edifício principal mede 42 mil metros quadrados e atinge uma altura máxima de 27 metros. Mais de 30 mil sebes, cultivadas num viveiro para que pudessem ser entregues com raízes totalmente desenvolvidas, foram colocadas no exterior.

“O cárpino foi escolhido como madeira nativa e as variedades selecionadas mantêm as suas folhas no inverno”, explicou a Ingenhoven Architects. “Na primavera, as sebes brilham com a sua folhagem verde clara e fresca, que se aprofunda em verde escuro e rico no verão e depois em castanho dourado no outono”.

Segundo a empresa, a vegetação melhora o microclima da cidade: protege contra os raios do sol no verão e reduz o calor urbano, amarra o dióxido de carbono, armazena a humidade, absorve o ruído e apoia a biodiversidade. “O benefício ecológico das sebes é igual ao de aproximadamente 80 árvores de folha caduca adultas”, escreve a empresa.

Toda esta vegetação vai precisar de manutenção significativa. Ao New Atlas, um representante disse que as sebes serão cortadas três vezes por ano por jardineiros, usando ferramentas típicas de corte. A água da chuva está a ser colhida no telhado e usada para irrigar as sebes. Além disso, um suprimento de água auxiliado por sensor será instalado para garantir que as sebes recebem água suficiente quando não chove.

À medida que tudo se instala, toda a fachada verde está a ser monitorada de perto e cada planta pode ser inspecionada manualmente usando passeios situados atrás das sebes.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Rui Vitória de saída do Al Nassr

O treinador português Rui Vitória está de saída do Al Nassr, avança este sábado o canal árabe 24Sports. A saída de Rui Vitória, que em janeiro de 2019 deixou o comando técnico do Benfica, surge …

Casamento com 200 pessoas autorizado em Arruda dos Vinhos. Câmara contesta

O presidente da Câmara de Arruda dos Vinhos criticou a decisão da autoridade de saúde de autorizar a realização de um casamento “com cerca de 200 pessoas”, considerando que vai colocar a população do concelho …

Novo Banco desmente demissão de gestores após polémicas com Fundo de Resolução e Vieira

O Novo Banco veio a público desmentir a notícia do Público que alega que três gestores de topo da instituição se demitiram, após divergências internas envolvendo várias polémicas relacionadas com o Fundo de Resolução, com …

Milhões da bazuka europeia só chegam em junho

Portugal e os restantes Estados-membros das União Europeia (UE) só deverão receber os respetivos fundos da bazuka europeia de apoio à retoma no pós-pandemia na segunda metade de 2021, em meados de junho. A confirmar-se …

Braço de ferro entre Costistas e Nunistas novamente adiado

O PS voltou a adiar, agora de 31 de Outubro para 7 de Novembro, a reunião da Comissão Nacional que decidirá a orientação do partido face às eleições presidenciais. Fica assim adiado o braço-de-ferro entre …

Cercas sanitárias e recolher obrigatório. Governo avalia novas medidas na próxima semana

O Ministério da Saúde, liderado por Marta Temido, vai voltar a reunir na próxima semana com o Conselho Nacional de Saúde Pública (CNSP), num encontro em que serão discutidas novas medidas para travar a propagação …

Presidenciais EUA. Biden promete vacina gratuita para todos, Trump apela ao voto latino

Joe Biden e Donald Trump continuam em campanha eleitoral para a corrida à Casa Branca, numas eleições que estão agendadas para 3 de novembro. O candidato presidencial democrata Joe Biden prometeu esta sexta-feira que a vacina …

Há 72 concelhos com risco "muito elevado" de contágio. Governo esconde mapas de perigo

O Governo insiste em não divulgar os mapas de perigo com o risco de contágio por coronavírus que foram feitos por peritos da Direcção Geral de Saíde (DGS). Isto numa altura em que o Expresso …

Nuno Melo estuda candidatura à liderança do CDS

O eurodeputado Nuno Melo não excluiu uma candidatura à liderança do CDS, avança este sábado o semanário Expresso. Confrontado pelo jornal, o eurodeputado não excluiu uma eventual candidatura à liderança dos centristas, dizendo apenas que "não …

Testes de diagnóstico já podem ser requisitados através do SNS24

O modelo de requisição de testes de diagnóstico à covid-19 através da linha de saúde 24 começou esta sexta-feira a funcionar, à semelhança dos meses mais complexos de março e abril, avançou a ministra da …