Economista que previu crise de 2008 avisa: o ouro vai explodir, o dólar desaparecer

É uma séria advertência de Peter Schiff, o economista que adivinhou a crise de 2008: o mundo está a aproximar-se de uma crise fatal para o mercado de acções e para a divisa norte-americana.

Dez anos depois, um dos poucos economistas que antecipou a crise financeira de 2008 prevê agora uma nova crise, que pode fazer colapsar o mercado de valores, acabar com o dólar norte-americano e levar o mundo de volta ao ouro.

Segundo Peter Schiff, a próxima crise será “muito pior” do que a última, e não terá nada a ver com créditos hipotecários de alto risco: estará ligada à solvência dos EUA.

Schiff afirma que, se o governo dos EUA optar por simplesmente imprimir mais dinheiro para pagar a sua dívida, continuará a inflacionar uma “bolha” que terá consequências catastróficas quando explodir.

Todos vão perder, todos os que estão a festejar agora no mercado de valores ou de títulos e no mercado imobiliário, todos serão aniquilados. O dólar vai afundar completamente e o seu poder de compra desaparecerá”, diz Schiff ao USA Watchdog.

O investidor americano acrescenta que o actual sistema financeiro não pode continuar a travar artificialmente os preços dos metais preciosos, independentemente do montante de dívida que os governos assumam, especialmente o dos EUA. “Não podem continuar a fazê-lo, isso vai acabar”, diz o economista.

O preço do ouro vai explodir, porque há compras físicas reais, e todas estas vendas de papel não podem camuflar isso”. Segundo Schiff, é inevitável que isso aconteça, porque as pessoas estão a começar a desconfiar dos bancos centrais e a escolher outras opções de investimento. “A alternativa real é o ouro“, conclui Petter Schiff.

Mas há quem diga que a alternativa na realidade é virtual,  e se chama Bitcoin.

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Concordo totalmente. A emissão contínua de dólares para empurrar o problema para a frente só tem mesmo um resultado: aumentar o tamanho do problema. E vai rebentar!

  2. Bem, este senhor passa a viada a chorar crise, de vez em quando tem que acertar 🙂 O facto de ter acertado em 2008 de pouco vale, se também o fez todos os outros anos.

    De qualquer das maneiras, a questão da impressão do dinheiro não é assim tão linear. O dollar ainda é a moeda da maior parte das transações mundiais e isso não vai deixar de acontecer da noite para o dia. Com a desvalorização do petróleo, a emergênciua de outros mercados, e a política atual de ignorar a orientaçnao do resto do mundo, sim, é o mais certo acontecer, mas não vai ser um “crash” do género de 2008, e vai dar mais tempo aos mercados de se adaptarem.

    E julgo que o senho Peter Schiff o sabe bem, mas como expeculador profissional de metais preciosos e economista com voz ativa nos media, convém alimentar essa receio 🙂

  3. Sou apoiante bloquista e não escondo que admiro a capacidade de análise somáriamente feita pelo Professor Francisco Louçã e veterano politico BE. Mas há aqui uma falha quando se fala da nova crise que nos ameaça. Me parece que ao haver o receio de um novo colapso financeiro, este seria consentido pelos próprios governos. Vejamos. Se os Bancos Centrais e Mundiais não ocultassem volontáriamente os largos Triliões de €uros e Dollares $ USD que já foram e + serão investidos na revolução tecnológica da criptografia fariam prova de transparência com as populações . Penso que já deveria teria havido uma preparação mental das populações á nova realidade económica que nos bate á porta.Trata-se aqui a meu ver, não ter havido o devido reconhecimento á existência real e muito profunda da Indústria das Crypto-Moedas, á cabeça a Bitcoin umas das atuais 1300 existentes, incluindo o https://cryptoescudo.pt
    Explico, para se comprar Bitcoin é preciso Devisas Fiat ou seja Euros ou $ USD, etc… Para depois se perder a vista desses investimentos que á partida são Fiat , feito por pessoas singulares , empresas ou instituições e é aqui que também começa a economia da sombra moderna. Traduzam-me lá isso melhor a propósito do desaparecimento do Dollar $USD …

    • Eh pá… que isso anda um bocado queimado. Para além de não conseguir acertar quase em nenhum acento, a quantidade de broas que tem andado a fumar turva-lhe o pensamento. Deixe isso e depois regresse!

  4. Isto vindo de um homem que passou os anos depois da crise a avisar que vinha ai a hyperinflacao, e que o valor do dollar ia cair ate zero, e o valor do ouro ia passar os $5,000. 8 anos depois de avisos, ca continuamos, pouco inflacao, dollar cada vez mais valorizado, e o ouro a nunca ter passado dos $2,200.

    Um relogio avariado esta certo duas vezes por dia.

  5. O que se verifica na maior parte dos comentários feitos até aqui, é que há aqui muitos candidatos a ministros das finanças de sofá. A maior parte deles demonstram uma profunda ignorância sobre os mais básicos conceitos de economia. Antes de pensar em escrever mais disparates, meditem se faz favor sobre a seguinte pergunta:
    O que é o dinheiro? (99,99% das pessoas pensa que sabe a resposta, mas está errada)
    O que é a moeda estatal e como funciona? (99,9999 das pessoas não faz a mínima ideia, mas acha que sabe o suficiente)

    Nunca foi tão fácil aceder a conhecimento. Estudem!

  6. Agora cada um anda a ver qual diz a maior calinada. Há dias foi o ex-CEO da General Electric que vaticinou em breve a falência da Tesla. E agora esta!
    Vou telefonar-lhe a perguntar qual o dia do meu jac-pot no euromilhões…

  7. pois… eu só sei que investi €2.500 em bitcoins em 2012 e agora até o meu cartão de credito está ligado à conta corrente de btc… com o bónus adicional de ser totalmente invisível para o centeno :p

RESPONDER

Cientistas explicam porque trabalhar à noite faz mal aos intestinos

As pessoas que trabalham à noite têm mais probabilidades de desenvolver inflamações intestinais, porque há células que contribuem para a saúde intestinal que deixam de receber informações vitais do cérebro, indica um estudo divulgado esta …

Marinha dos EUA admite que vídeos de OVNI's são verdadeiros (e não era suposto ninguém saber)

A Marinha dos EUA confirmou que imagens de OVNIs que surgiram nos últimos anos são reais e que nunca pretenderam que o vídeo fosse visto pelo público. As imagens que apareceram pela primeira vez online em …

O Pólo Norte vai ter um hotel de luxo (iluminado pelas auroras boreais)

https://vimeo.com/360873720 O hotel "mais a norte do mundo" só existirá durante um mês e o glamping de luxo será para muito poucos: o custo é de 95 mil euros por pessoa por três dias. Em 2020, o …

Whitney Houston vai regressar aos palcos (em holograma)

Whitney Houston vai "regressar" aos palcos, em formato holograma. Foi anunciada uma digressão da cantora por várias salas do Reino Unido, em 2020. Os planos para uma digressão de holograma de Whitney Houston têm sido discutidos …

Victor Vescovo diz que chegou ao ponto mais profundo dos oceanos. James Cameron não concorda

James Cameron levantou dúvidas sobre as recentes declarações de Victor Vescovo sobre ter quebrado o recorde do mergulho mais profundo no oceano, dizendo que o empresário não pode ter descido mais, uma vez que não …

Par de patinadores no gelo mais medalhado de sempre anuncia fim da carreira

Os canadianos Tessa Virtue e Scott Moir, o par de patinadores no gelo mais medalhado da história do olimpismo, anunciaram esta quarta-feira o fim da carreira. “Olá a todos. Temos novidades para todos os que nos …

Elon Musk é o líder mais inspirador da tecnologia da atualidade

Elon Musk foi nomeado o líder mais inspirador no setor da tecnologia, de acordo com um estudo publicado pela Hired, uma plataforma para contratação de pessoal em 14 cidades em todo o mundo. O estudo, chamado …

De portas abertas para quem precisa. Frigoríficos solidários crescem em Paris

A Cantina do 18.º bairro parisiense foi o primeiro espaço deste projeto solidário, inaugurado há dois anos. Atualmente existem 38 restaurantes em França que acolhem os frigoríficos solidários. Em dois anos, o projeto dos frigoríficos solidários …

Imigrante do Bangladesh em Itália encontra e devolve carteira com 2 mil euros

Mossan Rasal, um bangladeshiano de 23 anos que vive em Roma, encontrou na rua uma carteira com dois mil euros, documentos de identificação, cartões de crédito, carta de condução. Em vez de retirar o dinheiro e …

Austrália conclui que China foi responsável por ciberataque ao parlamento

A agência de inteligência cibernética da Austrália (ASD) concluiu que a China foi a responsável por um ataque informático, no início deste ano, contra o parlamento nacional. Os serviços de inteligência australianos (Australian Signals Directorate) concluíram …