/

Economista que previu crise de 2008 avisa: o ouro vai explodir, o dólar desaparecer

9

É uma séria advertência de Peter Schiff, o economista que adivinhou a crise de 2008: o mundo está a aproximar-se de uma crise fatal para o mercado de acções e para a divisa norte-americana.

Dez anos depois, um dos poucos economistas que antecipou a crise financeira de 2008 prevê agora uma nova crise, que pode fazer colapsar o mercado de valores, acabar com o dólar norte-americano e levar o mundo de volta ao ouro.

Segundo Peter Schiff, a próxima crise será “muito pior” do que a última, e não terá nada a ver com créditos hipotecários de alto risco: estará ligada à solvência dos EUA.

Schiff afirma que, se o governo dos EUA optar por simplesmente imprimir mais dinheiro para pagar a sua dívida, continuará a inflacionar uma “bolha” que terá consequências catastróficas quando explodir.

Todos vão perder, todos os que estão a festejar agora no mercado de valores ou de títulos e no mercado imobiliário, todos serão aniquilados. O dólar vai afundar completamente e o seu poder de compra desaparecerá”, diz Schiff ao USA Watchdog.

O investidor americano acrescenta que o actual sistema financeiro não pode continuar a travar artificialmente os preços dos metais preciosos, independentemente do montante de dívida que os governos assumam, especialmente o dos EUA. “Não podem continuar a fazê-lo, isso vai acabar”, diz o economista.

O preço do ouro vai explodir, porque há compras físicas reais, e todas estas vendas de papel não podem camuflar isso”. Segundo Schiff, é inevitável que isso aconteça, porque as pessoas estão a começar a desconfiar dos bancos centrais e a escolher outras opções de investimento. “A alternativa real é o ouro“, conclui Petter Schiff.

Mas há quem diga que a alternativa na realidade é virtual,  e se chama Bitcoin.

9 Comments

  1. Concordo totalmente. A emissão contínua de dólares para empurrar o problema para a frente só tem mesmo um resultado: aumentar o tamanho do problema. E vai rebentar!

  2. Bem, este senhor passa a viada a chorar crise, de vez em quando tem que acertar 🙂 O facto de ter acertado em 2008 de pouco vale, se também o fez todos os outros anos.

    De qualquer das maneiras, a questão da impressão do dinheiro não é assim tão linear. O dollar ainda é a moeda da maior parte das transações mundiais e isso não vai deixar de acontecer da noite para o dia. Com a desvalorização do petróleo, a emergênciua de outros mercados, e a política atual de ignorar a orientaçnao do resto do mundo, sim, é o mais certo acontecer, mas não vai ser um “crash” do género de 2008, e vai dar mais tempo aos mercados de se adaptarem.

    E julgo que o senho Peter Schiff o sabe bem, mas como expeculador profissional de metais preciosos e economista com voz ativa nos media, convém alimentar essa receio 🙂

  3. Sou apoiante bloquista e não escondo que admiro a capacidade de análise somáriamente feita pelo Professor Francisco Louçã e veterano politico BE. Mas há aqui uma falha quando se fala da nova crise que nos ameaça. Me parece que ao haver o receio de um novo colapso financeiro, este seria consentido pelos próprios governos. Vejamos. Se os Bancos Centrais e Mundiais não ocultassem volontáriamente os largos Triliões de €uros e Dollares $ USD que já foram e + serão investidos na revolução tecnológica da criptografia fariam prova de transparência com as populações . Penso que já deveria teria havido uma preparação mental das populações á nova realidade económica que nos bate á porta.Trata-se aqui a meu ver, não ter havido o devido reconhecimento á existência real e muito profunda da Indústria das Crypto-Moedas, á cabeça a Bitcoin umas das atuais 1300 existentes, incluindo o https://cryptoescudo.pt
    Explico, para se comprar Bitcoin é preciso Devisas Fiat ou seja Euros ou $ USD, etc… Para depois se perder a vista desses investimentos que á partida são Fiat , feito por pessoas singulares , empresas ou instituições e é aqui que também começa a economia da sombra moderna. Traduzam-me lá isso melhor a propósito do desaparecimento do Dollar $USD …

    • Eh pá… que isso anda um bocado queimado. Para além de não conseguir acertar quase em nenhum acento, a quantidade de broas que tem andado a fumar turva-lhe o pensamento. Deixe isso e depois regresse!

  4. Isto vindo de um homem que passou os anos depois da crise a avisar que vinha ai a hyperinflacao, e que o valor do dollar ia cair ate zero, e o valor do ouro ia passar os $5,000. 8 anos depois de avisos, ca continuamos, pouco inflacao, dollar cada vez mais valorizado, e o ouro a nunca ter passado dos $2,200.

    Um relogio avariado esta certo duas vezes por dia.

  5. O que se verifica na maior parte dos comentários feitos até aqui, é que há aqui muitos candidatos a ministros das finanças de sofá. A maior parte deles demonstram uma profunda ignorância sobre os mais básicos conceitos de economia. Antes de pensar em escrever mais disparates, meditem se faz favor sobre a seguinte pergunta:
    O que é o dinheiro? (99,99% das pessoas pensa que sabe a resposta, mas está errada)
    O que é a moeda estatal e como funciona? (99,9999 das pessoas não faz a mínima ideia, mas acha que sabe o suficiente)

    Nunca foi tão fácil aceder a conhecimento. Estudem!

  6. Agora cada um anda a ver qual diz a maior calinada. Há dias foi o ex-CEO da General Electric que vaticinou em breve a falência da Tesla. E agora esta!
    Vou telefonar-lhe a perguntar qual o dia do meu jac-pot no euromilhões…

  7. pois… eu só sei que investi €2.500 em bitcoins em 2012 e agora até o meu cartão de credito está ligado à conta corrente de btc… com o bónus adicional de ser totalmente invisível para o centeno :p

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.