Economista de Harvard terá lucrado quase 1 milhão a manipular a dívida portuguesa

(dr) Peter Boone

Peter Boone, doutorado em Harvard foi consultor de vários governos britânicos.

Peter Boone, doutorado em Harvard foi consultor de vários governos britânicos.

Um canadiano doutorado na conceituada Universidade de Harvard é acusado de manipulação do mercado com vista a lucrar com a desvalorização dos títulos da dívida portuguesa.

Peter Boone terá usado a sua influência como blogger do New York Times para promover a desvalorização das obrigações do tesouro portuguesas e assim, lucrar quase um milhão de euros.

O Departamento de Investigação e Acção Penal de Lisboa está a investigar o caso depois de uma queixa apresentada pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.

Em causa estão artigos de opinião publicados por Peter Boone, um académico conceituado que foi consultor de vários governos britânicos, em blogues da Internet. Um texto em particular que merece destaque, intitulado “The next global problem: Portugal“, que foi publicado num blogue de economia do The New York Times.

Nesta publicação, que surgiu logo após o primeiro pedido de ajuda financeira apresentado pela Grécia, em 2010, Peter Boone vaticinava que Portugal seria o próximo país a cair em situação de falência.

Os juros da dívida portuguesa encontravam-se, naquele momento, situados nos 4,4%, mas “na semana seguinte subiram para 5%”, realça o Diário de Notícias.

Na altura da publicação do artigo, Boone era administrador de uma empresa de gestão de activos, a Salute Capital Management, que prestava serviços de consultoria ao fundo de investimento especulativo Moore, que lucrou com a evolução dos títulos da dívida pública portuguesa.

A CMVM suspeitou das opiniões expressas pelo académico, considerando que ele manipulou deliberadamente o mercado, lucrando com isso 819 mil euros.

Numa nota da Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa, salienta-se que os artigos de opinião de Peter Boone “tiveram impacto nas yields da dívida pública portuguesa e influenciaram os investidores.

Até porque, salienta a PGDL, “o arguido era um académico prestigiado, doutorado em Economia pela Universidade de Harvard e os artigos foram publicados em contexto de grande instabilidade financeira, de receio de contágio com a dívida grega, estando os mercados em situação de elevada susceptibilidade”.

A PGDL acrescenta que Peter Boone “atentou contra as regras da livre concorrência e a confiança do mercado” e conclui que está em causa uma “acusação por crime com contornos inéditos“.

O crime de manipulação de mercado é punível com uma pena de prisão até três anos ou com pena de multa.

SV, ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Grande espanto; só mesmo os obtusos (estupidos mesmo) ou os movidos por pensamentos ideologicos de direita é que ainda não perceberam ou fingem não perceber que as dividas dos paises se tornaram em simples numeros manipulaveis afim de criarem mais valias fabulosas á conta da vida (e da morte) dos cidadãos desses paises. Daí a discussão (que muitos pretendem evitar) da reestruturação das dividas publicas ser totalmente justa e imprescindivel.

  2. Mais uma que infelizmente não vai dar em nada porque não se consegue provar. Para o lucro de 1/2 dúzia, o empobrecimento e privações de, pelo menos, 5 milhões. Ainda acredito no antigamente: PORRADA nele. Assim aprende. Isto é que é JUSTIÇA.

  3. A liberdade de expressao da para isto publicar noticias enganosas e lucrar e apanha-lo e dar-lhe tanta porrada para aprender so este e os da cmtv cm indignados de merda

  4. As bolsas de valores foram conjuradas para serem alvo de induzida manipulação.
    Onde está o espanto?
    Todos podem ganhar. Basta fazerem os investimentos certos e terem os lobbies adequados a cada produto.

RESPONDER

Cientistas investigam estranho gelo cor-de-rosa num glaciar dos Alpes italianos

Uma equipa de cientistas anunciou esta segunda-feira estar a tentar averiguar a origem de gelo cor-de-rosa num glaciar nos Alpes italianos. O fenómeno deverá ser provocada por algas que aceleram os efeitos das mudanças climáticas. A origem …

Especialistas de 32 países alertam OMS: covid-19 também se transmite pelo ar

Numa carta aberta à Organização Mundial de Saúde, 239 cientistas pedem que a organização reveja as recomendações que tem emitido, alertando para o facto de a covid-19 poder transmitir-se pelo ar. Numa carta dirigida à Organização …

Moreirense 0-0 Sporting | Nulo em jogo de pólvora seca

A 30ª jornada fechou no Minho com um nulo entre Moreirense e Sporting, que continua sem derrotas sob o comando de Rúben Amorim. A formação leonina poderia muito bem ter vencido em Moreira de Cónegos, pois …

Armazém flutuante. A China está a guardar petróleo no mar (e já se sabe porquê)

A China está a guardar uma quantidade épica de petróleo no mar. De acordo com a CNN, o país comprou tanto petróleo estrangeiro a preços baratos que formou um congestionamento maciço de navios-tanque no mar, …

Peregrinos em Meca proibidos de tocar ou beijar a Caaba por causa da covid-19

Os muçulmanos que vão participar na peregrinação a Meca não poderão tocar ou beijar a Caaba nem a "pedra negra", presentes na Grande Mesquita, local considerado como um dos mais sagrados pelo Islão, informaram as …

Países Baixos continuam a abater milhares de martas. 20 quintas afetadas pela pandemia

Esta segunda-feira, as autoridades holandesas abateram milhares de martas em mais duas fazendas onde foram detetados surtos de covid-19. Esta segunda-feira, as autoridades abateram milhares de martas em mais duas fazendas, sendo agora 20 as quintas …

Cientistas criam robô para fazer testes à covid-19 (e proteger os profissionais de saúde)

O Korea Institute of Machinery & Materials (KIMM) desenvolveu um novo robô de coleta remota de amostras que elimina o contacto direto entre os profissionais de saúde e os pacientes, potencialmente infetados com o novo …

"Não use desodorizante". A peculiar estratégia de Berlim para promover o uso de máscaras nos transportes públicos

"Não use desodorizante". Esta é a peculiar campanha adotada pela empresa que controla os transportes públicos em Berlim, na Alemanha, para promover o uso correto de máscaras, evitando assim novos casos de covid-19.  Tal como escreve …

Vírus pode ter estado adormecido antes de surgir na China, diz investigador de Oxford

O novo coronavírus pode ter estado adormecido algures no mundo antes de ter surgido na China, defendeu o investigador da Universidade de Oxford, Tom Jefferson, apontando para várias descobertas de amostras do vírus em Espanha, …

Federer sente falta de Wimbledon. "Deu-me tudo"

Roger Federer admitiu sentir a falta de Wimbledon, o torneio do "Grand Slam" que, se não tivesse sido cancelado devido à pandemia de covid-19, estaria a decorrer em Londres. O tenista suíço Roger Federer admitiu, esta …