Economista de Harvard terá lucrado quase 1 milhão a manipular a dívida portuguesa

(dr) Peter Boone

Peter Boone, doutorado em Harvard foi consultor de vários governos britânicos.

Peter Boone, doutorado em Harvard foi consultor de vários governos britânicos.

Um canadiano doutorado na conceituada Universidade de Harvard é acusado de manipulação do mercado com vista a lucrar com a desvalorização dos títulos da dívida portuguesa.

Peter Boone terá usado a sua influência como blogger do New York Times para promover a desvalorização das obrigações do tesouro portuguesas e assim, lucrar quase um milhão de euros.

O Departamento de Investigação e Acção Penal de Lisboa está a investigar o caso depois de uma queixa apresentada pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.

Em causa estão artigos de opinião publicados por Peter Boone, um académico conceituado que foi consultor de vários governos britânicos, em blogues da Internet. Um texto em particular que merece destaque, intitulado “The next global problem: Portugal“, que foi publicado num blogue de economia do The New York Times.

Nesta publicação, que surgiu logo após o primeiro pedido de ajuda financeira apresentado pela Grécia, em 2010, Peter Boone vaticinava que Portugal seria o próximo país a cair em situação de falência.

Os juros da dívida portuguesa encontravam-se, naquele momento, situados nos 4,4%, mas “na semana seguinte subiram para 5%”, realça o Diário de Notícias.

Na altura da publicação do artigo, Boone era administrador de uma empresa de gestão de activos, a Salute Capital Management, que prestava serviços de consultoria ao fundo de investimento especulativo Moore, que lucrou com a evolução dos títulos da dívida pública portuguesa.

A CMVM suspeitou das opiniões expressas pelo académico, considerando que ele manipulou deliberadamente o mercado, lucrando com isso 819 mil euros.

Numa nota da Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa, salienta-se que os artigos de opinião de Peter Boone “tiveram impacto nas yields da dívida pública portuguesa e influenciaram os investidores.

Até porque, salienta a PGDL, “o arguido era um académico prestigiado, doutorado em Economia pela Universidade de Harvard e os artigos foram publicados em contexto de grande instabilidade financeira, de receio de contágio com a dívida grega, estando os mercados em situação de elevada susceptibilidade”.

A PGDL acrescenta que Peter Boone “atentou contra as regras da livre concorrência e a confiança do mercado” e conclui que está em causa uma “acusação por crime com contornos inéditos“.

O crime de manipulação de mercado é punível com uma pena de prisão até três anos ou com pena de multa.

SV, ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Grande espanto; só mesmo os obtusos (estupidos mesmo) ou os movidos por pensamentos ideologicos de direita é que ainda não perceberam ou fingem não perceber que as dividas dos paises se tornaram em simples numeros manipulaveis afim de criarem mais valias fabulosas á conta da vida (e da morte) dos cidadãos desses paises. Daí a discussão (que muitos pretendem evitar) da reestruturação das dividas publicas ser totalmente justa e imprescindivel.

  2. Mais uma que infelizmente não vai dar em nada porque não se consegue provar. Para o lucro de 1/2 dúzia, o empobrecimento e privações de, pelo menos, 5 milhões. Ainda acredito no antigamente: PORRADA nele. Assim aprende. Isto é que é JUSTIÇA.

  3. A liberdade de expressao da para isto publicar noticias enganosas e lucrar e apanha-lo e dar-lhe tanta porrada para aprender so este e os da cmtv cm indignados de merda

  4. As bolsas de valores foram conjuradas para serem alvo de induzida manipulação.
    Onde está o espanto?
    Todos podem ganhar. Basta fazerem os investimentos certos e terem os lobbies adequados a cada produto.

RESPONDER

Rio acusa Cabrita de "mentir aos portugueses e no Parlamento" sobre festejos do Sporting

Rui Rio acusou o ministro da Administração Interna de "mentir aos portugueses e mentir no Parlamento" e justificou o motivo que levou o PSD a recorrer à figura da audição potestativa, a que os partidos …

Novo Banco não viu conflito de interesses na proposta sobre Imosteps

O Novo Banco defende que a proposta da Iberis para comprar a dívida da Imosteps, de Luís Filipe Vieira, não configurava conflito de interesses.  O Novo Banco defendeu, numa carta enviada ao Parlamento, que a proposta …

Restaurantes "expressamente proibidos" de guardar comprovativos de testes dos clientes

Os restaurantes dos concelhos em risco elevado e muito elevado, onde é necessário um teste negativo ou o certificado digital por parte dos clientes para poderem entrar, estão "expressamente proibidos" de guardar os comprovativos. A regra …

City pode ter de sacrificar Bernardo Silva para contratar Kane

O médio português poderá ter de ser "sacrificado" pelo Manchester City para financiar a contratação do avançado inglês ao Tottenham. Segundo o The Sun, para garantir a transferência de Harry Kane, o Manchester City terá de …

Não é só o BE, PCP e PAN que têm exigências. PS pressiona Leão com descida de IRS

As exigências para o próximo Orçamento do Estado (OE2022) não chegam apenas do Bloco de Esquerda, PCP e PAN. O PS também as tem e pressiona o ministro das Finanças por uma eventual mexida nos …

Alemanha não tem feito o suficiente para atingir metas do Acordo de Paris, diz Merkel

Chanceler alemã não está satisfeita com os esforços feitos pelo seu país ao longo das últimas décadas, defendendo que é preciso "acelerar o ritmo" para cumprir os objetivos estabelecidos pelo Acordo de Paris. Na tradicional conferência …

Soualiho Meité assina com o Benfica por cinco épocas

O médio francês, que representava o Torino, é o mais recente reforço do Benfica, tendo assinado contrato por cinco temporadas, até 2026, anunciou, esta sexta-feira, o clube das águias. "O Sport Lisboa e Benfica informa que …

Descoberta antiga estrada Romana no fundo da Lagoa de Veneza

Um novo estudo revela novas evidências da presença de uma antiga estrada Romana nas profundezas da Lagoa de Veneza, em Itália. De acordo com o site Science Alert, uma série de estruturas antigas foi descoberta nas …

Costa não vai ao Porto apresentar candidato. Tiago Barbosa Ribeiro desvaloriza (e acena com Santos Silva)

Tiago Barbosa Ribeiro vai apresentar a sua candidatura à Câmara Municipal do Porto no domingo, mas o secretário-geral do partido não vai estar presente. António Costa, secretário-geral do PS, escolheu Vila do Conde para a apresentação …

Incidência a subir nos mais idosos. Internados em UCI continuam a aumentar

A taxa de incidência de infeções por covid-19 acumulada a 14 dias é mais elevada entre a faixa etária dos 20 aos 29 anos, mas o maior aumento registou-se nas pessoas com mais de 80. Segundo …