Economista confessa falsificação e peculato na Universidade de Coimbra

David Abrantes / Flickr

Universidade de Coimbra

Universidade de Coimbra

Um economista de 52 anos acusado de desviar 400 mil euros da Universidade de Coimbra entre 1997 e 2004 confessou em tribunal a prática da falsificação de documento e peculato, justificando que não tinha experiência e perdeu “o controlo da situação”.

De acordo com o Ministério Público, o economista passou recibos verdes em nome da mãe, colocou em contas bancárias suas e do seu pai dinheiro de projetos de investigação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), criou uma empresa fictícia à qual emitia ordens de pagamento e falsificou assinaturas.

Em tribunal, o arguido, que é acusado de peculato, falsificação de documento e branqueamento em forma continuada, confessou a falsificação dos documentos, bem como a apropriação dos fundos destinados a projetos de investigação, mas não do valor de que é suspeito de desviar.

No entanto, ao contrário da acusação, o arguido sublinhou que as suas contas e do seu pai eram utilizadas para fazer pagamentos a despesas não elegíveis relacionadas com os projetos de investigação da FCTUC ou para fazer adiantamentos a bolseiros, quando o financiamento ainda não tinha chegado.

Ao todo, o arguido estima, com recurso à sua memória, que o valor de que se terá apropriado será de apenas 20 mil euros, entretanto devolvidos.

O economista frisou em tribunal que a utilização de contas bancárias pessoais já era recorrente no caso dos coordenadores dos projetos da FCTUC, recordando que o próprio Tribunal de Contas identificou “1,2 milhões de euros dos quais não há documentos“.

Para fazer face a despesas não elegíveis ou garantir o pagamento de salários, viagens, alojamentos e até roupa para bolseiros, o arguido começou a desviar o dinheiro para as suas contas, referindo que chegou a pagar despesas com o seu próprio cartão de crédito.

O meu mal foi o de misturar tudo“, juntando na mesma conta pessoal as suas despesas e as despesas de projetos de investigação, explanou, referindo que, sendo muitos projetos e muito dinheiro, o caso transformou-se numa espécie de bola de neve e acabou por perder o controlo da situação.

O arguido justificou-se várias vezes ao juiz João Ferreira de que “era novo” e que “não tinha experiência”, considerando que foi “ingénuo” ao lidar com a situação, falsificando documentos e utilizando a sua conta pessoal.

Falsificações nunca são ingénuas“, respondeu o juiz que preside ao coletivo.

Confrontado com o advogado que representa a universidade, que questionou se a falta de experiência era compatível com “a conta paralela” do seu pai e “com a falsificação”, o arguido sublinhou que a FCTUC “não é a perfeição”.

“Assumo os meus erros, mas não aceito que queiram limpar o jardim, pondo o lixo no meu jardim”, notou.

Sobre a acusação de branqueamento por utilizar contas em nome do pai, o economista recusou que recorria às mesmas para cobrir qualquer prática ilegal, mas apenas por ter receio de que a sua conta pessoal fosse penhorada, por situações anteriores à sua entrada na FCTUC.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Governo quer renovar contrato do SIRESP por seis meses (mas Altice recusa-se)

O Ministério da Administração Interna vai reunir-se esta terça-feira com a Altice, a quem iria propor uma renegociação e renovação por mais seis meses do contrato que assegura o Sistema Integrado das Redes de Emergência …

Pedro Nuno quer tirar carros das estradas (e que viagens de avião com menos de 600 quilómetros desapareçam)

Esta segunda-feira, foi lançado o Plano Ferroviário Nacional (PFN) numa sessão pública organizada no LNEC-Laboratório Nacional de Engenharia Civil, que deverá estar concluído em março de 2022. Na apresentação, o ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, …

Estas formigas encolhem o cérebro para se tornarem rainhas

Cientistas descobriram que as formigas saltadoras indianas reduzem o tamanho do seu cérebro para terem a oportunidade de se tornarem rainhas (e que são capazes de reverter esta mudança quando é preciso). Há muito que …

O "fantasma" de Sócrates pairou no aniversário do PS, mas ninguém o mencionou

O secretário-geral do PS, António Costa, homenageou esta segunda-feira, dia do 48.º aniversário do partido, os primeiros 115 autarcas socialistas eleitos em 1976 e afirmou que os militantes do partido são mais importantes do que …

"Sem paralelo em qualquer outra experiência externa". Marcelo elogia reuniões no Infarmed

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considera que as reuniões do Infarmed, que juntam especialistas, líderes políticos e parceiros sociais, são realizadas “num quadro político e institucional sem paralelo em qualquer outra experiência …

Fotografia da NASA demonstra Teoria da Relatividade Geral de Einstein

O aglomerado Abell 2813 tem tanta massa que atua como uma lente gravitacional, fazendo com que a luz de galáxias distantes se curve à sua volta. A lente gravitacional acontece quando a massa de um objeto …

Astrónomos descobrem uma super-Terra perto de uma estrela gelada

Uma equipa de investigadores descobriu uma super-Terra a orbitar GJ 740, uma estrela anã fria localizada a cerca de 36 anos-luz do nosso planeta. Nos últimos anos, os cientistas têm levado a cabo uma busca exaustiva …

Já pode "adotar" um pedaço de Notre-Dame para ajudar na sua reconstrução

Uma organização está a dar a oportunidade de o público ajudar na reconstrução de artefactos específicos da catedral de Notre-Dame, em França, que foi parcialmente destruída por um incêndio em 2019. De acordo com a cadeia …

Proporção divina identificada na gerbera

Descobrir como se formam os padrões distintos e omnipresentes das cabeças das flores tem intrigado os cientistas há séculos. Quando se pede a alguém que desenhe um girassol, quase todas as pessoas desenham um grande círculo …

Audi apresenta o novo Q4 e-tron que traz uma autonomia até 520 km

Ainda antes do verão, a Audi vai colocar no mercado o seu primeiro SUV elétrico concebido de raiz e não adaptado a partir de uma plataforma concebida para motores a combustão. O Q4 e-tron destaca-se pela …