/

Economia portuguesa voltou a abrandar na primeira semana de junho

De acordo com os dados divulgados pelo Banco de Portugal, o indicador diário de atividade económica (DEI) voltou a abrandar no início de junho, face à semana anterior, mesmo com o avançar do desconfinamento.

Segundo o ECO, o indicador compara com uma altura também de relaxamento de medidas no ano passado.

“Na semana terminada a 6 de junho, o indicador diário de atividade económica, assim como a taxa bienal correspondente, apresentaram uma diminuição face à semana anterior”, nota o Banco de Portugal.

Embora haja uma desaceleração, existe ainda assim uma melhoria do indicador que mede diariamente a atividade económica face ao ano passado.

Nesta evolução é preciso ter em conta que em maio do ano passado decorreu o processo de reabertura da economia portuguesa, após o primeiro confinamento geral, em março e abril de 2020, para travar a pandemia de covid-19.

O desconfinamento vai agora dar mais um passo, mas algumas cidades, nomeadamente Lisboa e Braga, continuam com as mesmas medidas que já tinham.

Para mitigar a influência dos efeitos da comparação com o ano anterior, período já marcado pela pandemia, o Banco de Portugal recorre a uma taxa bienal, que “corresponde a acumular a variação, em dias homólogos, para um período de dois anos”, para obter a variação da atividade entre um determinado dia num ano face ao mesmo dia dois anos antes.

Olhando para esta taxa bienal, a tendência no início do sexto mês do ano é também de queda face à semana anterior.

A economia estava a estagnar face à média dos dois últimos anos, voltando agora a ficar abaixo de uma taxa de variação de zero, registando um pequeno recuo.

Os dados atualizados são divulgados semanalmente pelo Banco de Portugal, à quinta-feira – esta semana a atualização ocorreu excecionalmente à sexta-feira -, com informação até ao domingo precedente. A informação disponibilizada refere-se aos valores diários e à média móvel semanal deste indicador.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.