/

Economia cresceu abaixo das previsões do Governo

Rodrigo Antunes / Lusa

O Produto Interno Bruto (PIB) português aumentou 2,1% em 2018, menos 0,7 pontos percentuais do que o observado no ano anterior e abaixo da previsão do Governo de uma expansão de 2,3%, divulgou esta quinta-feira o INE.

Segundo a estimativa rápida do Instituto Nacional de Estatística (INE), “esta evolução resultou do contributo mais negativo da procura externa líquida, verificando-se uma desaceleração das exportações de bens e serviços mais acentuada que a das importações de bens e serviços, e do contributo positivo menos intenso da procura interna, refletindo o crescimento menos acentuado do Investimento”.

O PIB, em termos homólogos, aumentou 1,7% em volume no quarto trimestre de 2018 (2,1% no trimestre anterior) e, face ao terceiro trimestre, avançou 0,4% (0,3% no trimestre anterior).

Economia na zona euro abrandou

A economia da zona euro cresceu 1,8% em 2018 e a da União Europeia avançou 1,9%, registando um abrandamento face ao ano anterior, segundo uma estimativa do Eurostat, confirmando dados recentemente divulgados por Bruxelas.

Segundo o gabinete estatístico da União Europeia, no ano passado, o PIB da zona euro avançou 1,8% e o da UE 1,9%, face aos 2,4% registados em ambas as zonas em 2017.

No quatro trimestre de 2018, o PIB da zona euro cresceu 1,2% em termos homólogos e 0,2% em cadeia, face aos 1,6% e 0,2% registados no período anterior, respetivamente.

O PIB da UE avançou, por seu lado, 1,4% na comparação homóloga (1,3% no terceiro trimestre) e 0,2% na variação em cadeia (0,3% no período anterior).

A estimativa preliminar desta quinta-feira confirma os dados avançados para o ano passado pela Comissão Europeia nas previsões de inverno, divulgadas no passado dia 7.

// Lusa

 

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.